
LXXXII
4.b.- Figuração: Linos sentado em uma cadeira, à esquerda, e Ifícles, a ele
afrontado, sentado em um banco (ambos nomeados, Ifícles em inscrição
retrovertida), ambos tocam a lira. Acima deles, cítara, bolsa e cruz suspensas e, à
extrema direita, a inscrição Pistoxenos epoiesen em duas linhas. Contraposta
esta cena, vemos Héracles (também nomeado) vestido de longo himácio
lança, seguido desde a direita por uma figura de feições enrugadas nomeada
Geropso, esta última traz a lira e se apoia sobre um cajado. Palmetas circundadas
e unidas por ramos e lótus estão sob as asas.
Lacunas são notáveis principalmente
sobre a figura de Geropso
e restaurações sobrepõem alguns pormenores das
demais figuras (apud MAYBAUM 1912; LÜCKEN 1972).
5- ATRIBUIÇÃO: atribuído por inscrição ao fazedor
Pistóxenos e por Beazley ao
Pintor de Pistóxenos (the Pistoxenos Painter) em ARV2, P. 859, 862.30.
6- BIBLIOGRAFIA: Beazley Archive < www.beazley.ox.ac.uk >
em 19 de outubro de 2005 (janeiro de 2006), report on vase number: 211358;
KEAY, S.; MOSER, S. (eds.), Greek Art in View:
essays in honour of Brian Sparkes
(Oxford, 2004): 8, FIGS.1.8-9 (EXT.)*;
COHEN, B. (ed.), Not the Classical Ideal,
Athens and the construction of the other in Greek Art (Leiden, Boston & Koln,
374, FIG. 14.4 (ext. par. “A”)
; Apollo, bolletino dei musei provinciali del Salernitano:
15 (1999) 14, FIG. 3 (ext. par. “B”
)*; Archaeologischer Anzeiger: 1998, 384, FIG. 7
(ext. par. “B”)*; GRMEK, M., & GOUREVITCH, D., Les maladies dans l’art anti
(1998): 156, FIG. 106 (pormenor face “B”
); SCHULZE, H., Ammen und Padagogen,
Sklavinnen und Sklaven in der antiken Kunst und Gesellschaft (Mainz, 1998):
PRANCHA 28.1 (ext. par. “B”
)*; BOTTINI, A. (ed.), Il trono Ludovisi e il trono di
Boston (1996): 30, FIG. 15 (ext. par. “A”
)*; SAKELLARIOU, M., Colloque
International, Democratie Athenienne et Culture organisé par L’Academie
d’Athenes...23-25/11/1992 (Athens, 1996): 183-184, FIGS. 3-
BONACASA, N. (ed.), Lo Stile Severo in Grecia e in Occiden
studi e materiali 9 (Rome, 1995): PRANCHA 1.5 (parte de B)
Greek wild flowers and plant lore in ancient Greece (Mun
ique, 1993): 172, FIG. 343
(AH); BOARDMAN, J. (ed.), The Oxford History of Classical Art (Oxford, 1993
FIG. 114 (ext. par. “A”
); Gymnasium: 100 (1993) 405, FIG. 6 (desenho de parte da
ext. par. “A”)*; ROBERTSON, C. M., The art of vase-
painting in classical Athens
(Cambridge, 1992): 157, FIG. 164 (ext. par. “B”); Bulletin of the Institute of Classica
Studies: 38 (1991-93) PRANCHA 6B (ext. par. “B”
)*; BOARDMAN, J., Athenian
Red Figure vases, The Classical Period (Oxford, 1989): FIG. 68 (ext. par. “A”
CARPENTER, T. H., Art and Myth in Ancient Greece (Londres, 1991): FIG. 170 (
par. “B”)*; CARPEN
TER, T.H., MANNACK, T., & MENDONÇA, M., Beazley
Addenda, 2nd edition (Oxford, 1989), 298; Das Altertum: 35 (1989) 2, 72, FIG. 4
(parte da face “B”
)*; MAAS, M. & SNYDER, J. M., Stringed Instruments of Ancient
Greece (New Haven, 1989): 107, FIG. 17 (ext. par. “A”)*; PFISTERER-
Darstellungen alter Frauen in der griechischen Kunst (Frankfurt, 1989): 168, FIG> 8
(desenho da ext. par. “A”);
BERTI, F. & RESTANI, D. (eds.), Lo specchio della
musica, iconografia nella ceramica attica di Spina (Bolonha, 1988): 37, FIG. 8B (
par. “A”)*; FITTSCHEN, K., Griechische Portrats (
Darmstadt : Wissenschaftliche