6.11 Análise dos Resultados 70
Tabela 6.9: Resumo da quantidade de níveis visitados por
contexto, nota final obtida e porcentagem de
erros nos exercícios.
Níveis Nota média Nota média Porcentagem
visitados com desconto sem desconto média de erros
Contexto STI STL STI STL STI STL STI STL
1 3,50 4,60 7,76 7,04 8,55 8,00 8,04 10,43
2 3,31 4,48 7,24 5,34 8,09 6,77 8,49 14,29
3 3,72 4,40 7,28 6,56 8,20 7,84 9,24 12,73
4 3,13 4,48 7,16 6,52 8,58 8,04 11,00 15,18
5 3,25 4,44 8,38 6,56 8,37 7,37 0,00 8,11
6 3,53 4,48 8,02 7,04 8,37 7,84 3,54 8,04
7 3,03 4,52 7,24 7,06 7,77 7,50 5,15 6,19
8 3,41 4,64 7,22 6,74 7,69 7,12 7,34 5,17
9 3,78 4,52 6,04 5,61 7,11 6,30 8,26 7,08
10 3,31 4,56 5,44 5,11 6,36 6,11 8,39 9,65
11 3,22 4,52 7,64 5,76 7,83 7,17 4,85 14,16
12 3,31 4,64 8,06 6,38 8,15 7,14 0,94 7,76
13 3,19 4,56 7,42 6,16 8,18 7,05 7,78 11,4
14 3,09 4,64 8,14 7,78 8,44 8,22 4,04 6,03
15 3,38 4,56 7,15 6,09 7,80 7,05 6,48 9,65
média 3,34 4,54 7,34 6,38 7,97 7,30 6,25 9,72
desvio padrão 0,22 0,07 0,78 0,13 0,59 0,72 3,11 3,23
variância 0,05 0,01 0,60 0,36 0,35 0,52 9,66 10,41
Nota Inicial
Comparando a nota inicial obtida pelos alunos no módulo livre e
no módulo inteligente pode-se considerar segundo o teste t
6
considerando
variâncias diferentes que a diferença nas duas amostras é casual (aleató-
ria) com nível de significância de 5%. A hipótese nula é de igualdade para
a média da nota inicial nos dois tipos de tutoria enquanto a hipótese al-
ternativa é desigualdade. Conforme descrito na Tabela 6.10 a estatística
t observada, com valor -0,49, está fora da região crítica delimitada pelo t
crítico bi-caudal com nível de significância de 5%, iniciando em -1,68 e termi-
nando em +1,68.
O fortalecimento da hipótese de igualdade entre as médias da nota
inicial permite afirmar que os alunos nas duas amostras possuem co-
nhecimento prévio semelhante do conteúdo (são amostras de uma mesma
6
O teste t de Student é uma ferramenta estatística para a comparação da média para
amostras pareadas ou não pareadas.