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SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................12
1.1 Objetivo...........................................................................................................13
1.2 Justificativa do trabalho ..................................................................................13
1.3 Estrutura do Trabalho .....................................................................................14
1.4 Hipóteses........................................................................................................16
2 REVISÃO DA LITERATURA...........................................................................17
2.1 Histórico da qualidade ....................................................................................17
2.1.1 Antigüidade.....................................................................................................17
2.1.2 Inspeção final..................................................................................................18
2.1.3 Controle estatístico da qualidade....................................................................19
2.1.4 Garantia da qualidade.....................................................................................20
2.1.5 Gestão estratégica da qualidade ....................................................................21
2.2 Evolução do conceito da qualidade ................................................................25
2.3 SGQ’s e motivações para a implementação...................................................32
2.4 Planejamento para a implementação do SGQ................................................35
2.5 Fatores críticos na implementação do SGQ ...................................................40
2.6 NBR ISO 9000 como vantagem competitiva...................................................44
2.7 Norma NBR ISO 9001:2000 e sua estruturação.............................................49
2.8 Ferramentas e métodos para a qualidade ......................................................51
2.8.1 A prática do programa Cinco Sensos (Housekeeping) ...................................52
2.8.2 Ciclo PDCA.....................................................................................................54
2.8.3 Diagrama de Pareto........................................................................................58
2.8.4 Brainstorming..................................................................................................59
2.8.5 Diagrama de causa e efeito de Ishikawa ........................................................60
2.8.6 Controle Estatístico de Processos (CEP) .......................................................62
2.9 Aprendizagem Organizacional........................................................................65
2.10 Indicadores da qualidade................................................................................69
2.11 Auditorias da qualidade ..................................................................................71
2.12 O comprometimento .......................................................................................73
2.13 A versão 2008 da ISO 9001............................................................................74
3 METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS .........................................................78
3.1 Pré-teste exploratório......................................................................................81
3.2 Questões gerais do instrumento de pesquisa.................................................82
3.3 Características da variável produto ................................................................82
3.4 Características da variável mercado...............................................................83
3.5 Características da variável fornecedor............................................................83
3.6 Características da variável cliente ..................................................................84
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO ......................................................................85
4.1 Pesquisa-ação................................................................................................85
4.1.1 Resultados do programa Cinco Sensos..........................................................96
4.1.2 Índice de não-conformidades e de refugos.....................................................98
4.1.3 Auditorias internas do SGQ ..........................................................................103
4.1.4 Processo de Projeto e Desenvolvimento ......................................................105
4.1.5 Processo de Aquisição .................................................................................106
4.1.6 Processo de Gestão dos Recursos ..............................................................109
4.1.7 Processo de Gestão do Sistema ..................................................................111