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Enfoque
Descrição
(a) Qualidade
centrada no
cliente
A qualidade é inerente ao produto, mas é julgada pelo cliente. A qualidade deve levar
em conta as características dos produtos que adicionam valor para o cliente,
intensificam sua satisfação e determinam sua preferência. O conhecimento das
necessidades do cliente é, portanto o ponto de partida na busca da excelência do
desempenho da organização
(b)
Comprome-
timento da alta
direção
A força propulsora da excelência organizacional está fundamentada na capacidade de
liderar pessoas, por meio do desenvolvimento de um sistema de gestão eficaz, que
estimule grupos humanos a um mesmo propósito, levando em conta valores comuns,
diretrizes e estratégias da organização, e comprometendo-os com resultados.
(c.)
Valorização
das pessoas
A contínua aquisição de conhecimentos, habilidades e competências pelas pessoas
que compõem a força de trabalho, bem como o seu bem-estar e a sua satisfação em
colaborar com a organização, são fundamentais para que se obtenha a excelência do
desempenho.
(d)
Responsabi-
lidade social
A responsabilidade social da organização é fundamental para que o seu
desenvolvimento ocorra em harmonia com os interesses da sociedade comunidade e
meio ambiente onde está inserida.
(e) Visão de
futuro de
longo alcance
O exercício da visão de futuro de longo alcance fundamenta as ações estratégicas da
organização, atuando como mecanismo de prevenção aos impactos decorrentes de
mudanças no ambiente macroeconômico e como forma de identificação do
oportunidades futuras para as partes interessadas.
(f) Foco nos
resultados
A organização estará atingindo seus objetivos quando estiverem satisfazendo partes
interessadas, de forma balanceada, harmônica e sustentada. É fundamental que sejam
traçadas metas para os principais resultados, de forma que as pessoas envolvidas, ao
serem comunicadas, possam entender claramente os objetivos da organização.
Além disso, o acompanhamento dos resultados por meio de fixação de metas,
estabelecimento de um conjunto de indicadores de desempenho da organização, a
busca de referenciação interna e externa para entendimento dos níveis dos resultados
obtidos e desejados, estabelecimento de metas desafiadoras para resultados; e a
análise crítica dos resultados para o estabelecimento de planos de ação servem como
importantes elementos de gestão da organização.
(g)
Aprendizado
contínuo
Os mecanismos de avaliação e melhoria de produtos, dos processos produtivos e de
processos de gestão, ou seja, o aprendizado tem fundamental importância no
desenvolvimento da organização. A agregação de valor ao produto final aumenta à
medida que a organização adquire conhecimento sobre seus processos e atua
continuamente na incorporação de melhorias.
(h) Gestão
baseada em
fatos e em
processos
A base para a tomada decisão na organização é o acesso ao conhecimento
armazenado sob a forma de fatos e dados tratados, ou seja, de informações. Quando
as decisões são tomadas em função de medições e análises estruturadas de dados, a
organização é capaz de introduzir melhorias de forma mais eficiente e em ordem de
prioridades.
As atividades das organizações de classe mundial são sistematicamente agrupadas em
processos. A gestão baseada em processos multifuncionais é mais eficaz, pois, além
de cada processo possuir um único “dono”, as pessoas entendem melhor o
funcionamento da organização e contribuem para a prevenção de problemas, por
meio de um acompanhamento rotineiro e autônomo de suas atividades.
É também fundamental que haja retenção e acesso às informações sobre os métodos
de execução e de melhoria dos processos organizacionais. Desta forma, a organização
pode funcionar independentemente do conhecimento adquirido pelos especialistas e
pelos profissionais mais experientes.
(i) Enfoque
pró-ativo e
resposta
rápida
O enfoque na pró-atividade, na prevenção de problemas e na resposta rápida às
demandas do cliente o do ambiente, fundamentam, conjuntamente, as principais
estratégias de agregação de valor aos produtos da organização por meio da melhoria
do desempenho nos processos o nos produtos intermediários.