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mágoas despertadas na vida cotidiana e se permitam ser contaminados pela alegria da vida
festiva.
Conforme Turner (1974:162), “a estrutura tende a ser pragmática e mundana,
enquanto a “communitas” é com frequência especulativa e geradora de imagens e idéias
filosóficas”. No caso dos integrantes do “Reisado Encanto da Terra”, essas idéias geraram
algo concreto: a “sociedade mão amiga”. Seu criador e peça fundamental para sua
concretização explica melhor:
Aqui é uma sociedade que agente tá montando aqui, do grupo, entendeu? Você vê
que todos nós , agente tem dificuldade. Eu chamei todo mundo, fizeram a reunião
tudinho, para nós fazer, para nós amontar uma sociedade dentro do nosso grupo e
mais algumas pessoas , as vezes adoece, ai não tem, é uma dificuldade para arrumar
as coisas, agente precisamo tá fazendo esse trabalho. Agente tá cooperando, cada dá
um real, junta de todo mundo, aí dezembro agente dá aquele balanço. É um
realzinho todo mês que pagamo. Se no caso, um adoecer e precisar de um médico,
comprar um remédio, aí agente tem que se reunir. Eu sou o coordenador mas parece
que tem mais quatro pessoas. Tamo montando a diretoria. Aí tem o tesoureiro,
assessor, tem que prestar conta com os sócios. Essa nossa sociedade aqui, agente
chama de mão amiga, né? Tem 44 pessoas para esse ano. Aqui tem os brincante que
perde serviço, é só dormir e fazer aquela festa. Os brinquedos, é tudo aquele gasto,
agente mesmo que faz. Não tem aquele terreno ali? No caso o pessoal monta
associação lá. Primeiramente eles tem que ter um pistolão, lá junto com o prefeito,
tudinho, para eles montar isso aí. Aí pede projeto para a associação. Aqui é nós
mesmo, não tem nada de projeto. Ali tem projeto de água, de luz, todos os
moradores daquele terreno vão participar. Aí é associação. Enquanto nós aqui, nossa
sociedade, é para nós mesmo. Quando tiver o dia-a-dia de cada um. Por exemplo,
esse rapaz que chegou aqui, antigo que brinca comigo, pegou um negócio de febre
aí, não sei nem que febre era aquela passou quase um mês e pouco aí doente e
agente teve que ajudar. Agente ia lá, ele sem poder trabalhar nem nada. As vezes,
nem todos os brincantes sabem que a pessoa tá doente, a pessoa tá necessitando e
com nossa sociedade, todos nós vamos saber, porque quando a pessoa precisar, nós
chamamos todo mundo na reunião e bora fazer isso aqui, que fulano tá precisando
disso aqui. Não querendo mexer naquele bocado que nós tá ajuntando, nós tem que
mexer no bolso, ajuntar um real, cinqüenta centavos, nós tem que fazer um vaquinha
para comprar qualquer coisa que ele tiver necessitando. É desse jeito.
(CHINÊS,
SEBASTIÃO, maio de 2008)
Uma vez que as técnicas e teorias não são neutras e que mudanças nos métodos de
análise certamente provocam o surgimento de novos sentidos para o próprio objeto, espero ter
contribuído de alguma forma com essa manifestação das culturas populares maranhense e
principalmente para os sujeitos que a faz existir. Com desejo de aprofundar meus estudos e o
material disponível sobre o ritual, viso a produção de um filme documentário sobre o Reisado
Careta no Maranhão e seus integrantes, com os quais o sentido da reciprocidade está apenas
começando.