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Esclarecimentos sobre os critérios e itens
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Liderança (Critério 1)
Dentro dos sete Critérios, o ponto focal para a apresentação do estilo de gestão dos
membros da alta direção e para a descrição de como eles orientam a instituição no
estabelecimento de rumos é o Critério 1, Liderança. Isso inclui a criação de um
sistema de liderança baseado em valores claros, visão, missão, políticas
educacionais e expectativas de alto desempenho, que atenda às necessidades de
todas as partes interessadas, ou seja, todas as pessoas no processo educacional
(alunos e demais partes interessadas). Inclui, também, as responsabilidades da
organização educacional para com a sociedade e como ela exerce a cidadania.
Sistema de Liderança, este item aborda como a alta direção estabelece os rumos
e como desenvolve e mantém um sistema de liderança que conduza ao alto
desempenho, ao desenvolvimento individual e de equipe, à iniciativa e à
aprendizagem em todos os níveis, considerando as expectativas dos alunos e
demais partes interessadas.
O critério diz respeito aos aspectos mais importantes da liderança, ou seja, criação
de valores, visão, missão, políticas educacionais e expectativas, estabelecimento de
rumos, projeção de foco intenso nos alunos e demais partes interessadas,
desenvolvimento e manutenção desse sistema, bem como comunicação eficaz de
cada um desses aspectos mais importantes da liderança.
O estabelecimento de rumos inclui a criação de oportunidades futuras para o
sistema educacional, alunos e demais partes interessadas. Um sistema eficaz de
liderança está focalizado no aprendizado contínuo para melhorar o desempenho
global, criando processos de trabalho que apóiem eficiente e eficazmente o
atingimento dos objetivos de desempenho e intensificando o foco nos alunos e
demais partes interessadas.
Uma comunicação eficaz inclui a demonstração continuada de que os valores,
visão, missão, políticas educacionais, rumos e expectativas declarados são, de fato,
a base para as principais decisões e ações da organização educacional. As
comunicações precisam incluir objetivos e indicadores de desempenho que ajudem
a manutenção do foco, bem como do alinhamento dos setores e unidades do
sistema educacional e dos processos de trabalho, mantendo-os balanceados.
A comunicação abrangendo todos os alunos, equipe pedagógica e colaboradores
pode, em parte, ser feita pela alta direção e ainda pode incluir como a organização
educacional informa a todos da importância do papel de cada um e de sua
integração no sistema de processos. Na descrição podem ser citados os meios de
comunicação (boletins, informativos, cartazes, murais, vídeos etc.) utilizados para
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O referencial deve ser entendido como um agente para auxiliar a organização educacional em seu
processo de auto-avaliação, facilitando o seu entendimento e conseqüente pontuação.