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2.3.2 Cor, linha, forma na linguagem visual
Compreendemos Artes Visuais como um campo da Arte que nos possibilita
perceber e reconhecer, as qualidades estéticas nas imagens do nosso cotidiano. A
linguagem visual nos coloca em contato com formas, textura, espaço, cores, linhas,
dentre outros. Tradicionalmente esse campo da arte inclui o desenho, a pintura, a
escultura, a arquitetura, o desenho industrial. Mas se expandirmos nosso olhar,
deparamo-nos com outras manifestações artísticas como as seguintes modalidades:
fotografia, artes gráficas, teatro, dança, publicidade, cinema, televisão etc.
Ferraz e Fusari (2001) consideram que o conhecimento em Artes Visuais
deve acontecer por meio de um processo sistemático de discussão, análise do
campo estético, artístico e cultural. Segundo essas autoras, “não basta, portanto,
saber simplesmente o significado das produções visuais, mas procurar entender
como são feitas e através de que regras e conceitos (p.77)”.
Conforme Martins, Picosque e Guerra (1998), para o aprendiz conhecer o
campo da linguagem visual, é necessário que o professor possibilite:
1) a prática do pensamento visual tornando visível, materializado,
através da forma e da matéria; 2) pesquisa e leitura da estrutura da
linguagem visual e articulação de seus elementos constitutivos:
ponto, linha, forma, cor, dimensão, movimento, volume, ritmo
textura, planos, espaços e profundidade; 3) experimentação de
diferentes modos da linguagem visual: pintura, desenho, gravura,
escultura, modelagem, caricatura, história em quadrinho, colagem,
fotografia, cinema, instalação, vídeos, tevê, informática etc.; 4)
manuseio e a seleção de materiais, instrumentos, suportes e
técnicas suas especificidades como recurso expressivo (p.136).
Segundo essas autoras (1998, p.136.), precisamos oportunizar experiências
estéticas, pois “nutrir o olhar é alimentá-lo com muitas e diferentes imagens”,
estimulando a percepção do educando de modo que este possa resolver as
questões estéticas, estabelecendo relação entre os conceitos e a história da
produção artística.
Ferraz e Fusari (2001) acrescentam que o ensino da linguagem visual deve
promover
A diversificação, ampliações de nosso repertório sensível –
cognitivo e estudos que aprofundem nosso modo de ver, observar,
expressar e comunicar imagens (desenhadas, pintadas, gravadas,
impressas, modeladas, eletrografadas, fotografadas, filmadas,
televisionadas, videografadas etc.) (p.78).