
PERSUASÃO
o discurso narrativo empregado nos episódios prevalece a linguagem manipulatória,
sutilmente presente na fala dos personagens. Por vezes, os coadjuvantes — Cris, Lia, Gil e
Lipe — inserem em seus discursos elementos de manipulação, manifestando juízos
positivos sobre as qualidades do manipulado — o protagonista Daniel —, como à
capacidade dele como gourmand e às funcionalidades dos produtos que equipam a
cozinha da casa. Há, portanto, um constante jogo de sedução embutido nas falas, como
tipo de manipulação. Em alguns episódios, nota-se também outro tipo de fala
manipulativa, a provocação, quando exprimem juízos negativos a respeito da
competência dos eventuais alvos da manipulação, como ocorrem em comparações feitas
entre personagens, utilizando-se o célebre bordão da marca anunciante: “não é assiiim...
uma Brastemp”. Além da manipulação, as demais fases da narrativa inseridas no discurso
estão presentes nas atitudes competentes de Daniel, que em sua performance como
gourmand recebe como recompensa o “sim” de Cris à proposta de casamento; esta, a
sanção da narrativa.
ENTRETENIMENTO
o mimetizar a estrutura narrativa do gênero
sitcom
a microssérie propicia à audiên
fruição estética e a distração intelectual — comuns às peças de entretenimento exibidas na
mídia, como séries, filmes, novelas, shows etc. Desde o desenvolvimento das sinopes e,
depois, acentuada com a roteirização dos episódios, buscou-se como parâmetro
estrutural para a narrativa a sitcom Seinfeld. Na série estadunidense, orbitava ao redor do
protagonista um eclético leque de personagens: Cosmo, George e Elaine; exatamente
como ocorre em Gourmand em Casa. A microssérie reforça sua semelhança com os
produtos midiáticos de entretenimento ao dispor de personagens fixos e de apresentar
uma história de linearidade convencional e contínua, o que permite a adesão dos tele e
espectadores ao longo do período de exibição na tevê e, posteriormente, na web. Instiga
o receptor a seguir a trama dramatúrgica ao mesmo tempo em que expõe a marca e que,
sutilmente, estimula o consumo dos produtos apresentados na série.
INTERATIVIDADE
relação com a mensagem possui g
radações que vão da linear, não
real — caso da veiculação dos episódios na tevê por assinatura — cujo dispositivo de
comunicação é de difusão unilateral, à implicação do receptor na mensagem, quando a
ação comunicativa se estende às redes sociais virtuais, possibilitando a relação dialógica
entre o personagem protagonista da microssérie e o público receptor — neste caso, o
dispositivo de comunicação passa a ser de diálogo entre vários participantes. Contudo,
esta interatividade permaneceu possível somente durante o período de veiculação da
campanha, enquanto os perfis do personagem nas redes sociais se mantiveram
atualizados, o que não gerava, entretanto, garantia de diálogo efetivo com o personagem.
COMPARTILHAMENTO
or conta da veiculação em meio comunicativo de característica de difusão unilateral, as
ações de compartilhamento da campanha se restringiram à porção virtual, nas redes
sociais. Nelas é possível ao receptor disseminar o conteúdo, embora as facilidades e o
incentivo para estas ações sejam discretos — talvez em razão da fragilidade do diálogo
que se estabeleceria com o personagem ficcional, o que poderia frustrar o interlocutor
incauto quanto à estratégia publicitária, que sugere a veracidade do perfil e do
protagonista-personagem da campanha. Muitos dos comentários postados em
comunidades virtuais ligadas à gastronomia, como averiguamos, demonstravam
significativa do público não se dava conta de se tratar de um personagem ficcional, e
atribuíam à Brastemp o crédito por produzir uma série que apresentava a realidade de
um gourmand real, por mais romanceada que fosse a trama.
HIBRIDIZAÇÃO
Gourmand em Casa
como um produto híbrido, pois se
enquadra como um novo produto midiático, que anuncia e entretém, possibilitando,
ainda, a interação — mesmo que seja com um personagem ficcional — e estimulando,
ainda que discretamente, o compartilhamento do conteúdo entre o público e para a
realimentação do próprio anunciante, como nos direcionamentos para outras mídias
sugeridos em insert nos episódios e na fala do personagem Daniel nos filmes extras
veiculados na internet.