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disciplina, a ordem e a obediência sobressaem, se comparadas com os conteúdos do
ensino. Em suma:
“Instruir e educar, seus significados e as instâncias às quais são atribuídas cada
uma das funções, passam por reconfigurações nesse processo de afirmação da
escola, na sociedade. Os discursos analisados apresentam, de forma bastante
consensual, a ideia de que, para o ensino das classes pobres, a escola teria,
sobretudo, o papel de educar.” ( JINZENJI, 2002, p.603)
Ao recorrer ao Dicionário Universal de Educação e Ensino, as palavras educação e
instrução aparecem sempre atreladas, sendo ressaltada a ideia de que a educação
deve ser dada pelos pais, desde os primeiros instantes de vida da criança. No que se
refere à distinção entre os conceitos, a finalidade da educação é a de desenvolver as
faculdades morais, enquanto a da instrução, a de enriquecer as faculdades intelectuais.
Pode se afirmar que o professor Leon Renault compartilhava da mesma concepção de
que, aos órfãos do IJP, cabia à educação; não à instrução. A fala de Renault
reproduzida abaixo confirma isso:
“Sempre os regulamentos que se organizam, sob pretexto de esmerada
educação intelectual, ficam acima da nossa instrução e isto, porque nunca se
procura adaptar o homem à sociedade, a moldar o órgão ao organismo – o que
não pode ser alcançado senão pela disciplina da vontade, pela cultura do
sentimento, pela influência do exemplo e pela ação do trabalho. Os operários
instruídos, mas não educados no trabalho, reivindicam tumultuosamente
supostos direitos, tornando contínuos os embates entre o capital e o trabalho,
entenebrecendo os horizontes econômicos do século [...] formamos uma nova
classe de homúnculos de meias-letras e de meia-ciência, formada lentamente
nas escolas, daí surgindo um grande órgão social, sem a mínima função
correspondente: o proletariado intelectual, os frutos chochos, sem aptidão para a
vida e com desamor pelas ocupações manuais, incapazes, infeliz, perniciosos à
comunhão social.” (RENAULT. L apud. RENAULT, D, 1974, p.121-122 grifo meu)
É baseado nesse pensamento que Leon Renault permaneceu à frente do IJP durante
25 anos e, posteriormente, passar o cargo de administrador ao filho Áureo Renault, que
ali permanece até 1942. A seguir, resumiu-se em alguns pontos fundamentais este
ideal de educar do professor.
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Percebemos que apesar de instaurada a República, o discurso de escolarização da Infância pobre permaneceu
semelhante ao do período Imperial. Ver JINZENJI, 2002