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como atividade especializada, o design exige raciocínio e domínio de abstração técnica
projetiva obtendo o produto idealizado antes de sua execução, ou seja, em um projeto.
Portanto, o modelo ou projeto resulta em um produto industrial passível de
produção em série. O design se inicia “pelo desenvolvimento de uma idéia, pode
concretizar-se através de modelos em uma fase de projeto e sua finalidade seria a
resolução dos problemas que resultam das necessidades humanas” (LÖBACH, 2001, p.16).
Desse modo, conforme Faggiani (2006), o designer se beneficia do processo histórico da
evolução do capitalismo industrial, uma vez que a partir do momento em que a empresa
obtém um bom padrão de projeto para reprodução, o resto torna-se simples e barato,
enquanto que o trabalho do designer é cada vez mais valorizado.
Para Munari (1993), o design surge em 1919, quando Walter Gropius funda a
Bauhaus, e no programa de sua escola deixa clara a necessidade de formar um novo tipo
de artista: um artista útil à sociedade. Sobre esse aspecto, Escorel aponta que:
Desde o momento em que a atividade foi sistematizada, mais precisamente na
Bauhaus, na primeira década do século XX, sua função emergiu com bastante
clareza resolvendo definitivamente uma questão que se arrasta há cerca de
cinqüenta anos e que, além de muita disputa conceitual produziu uma farta literatura
sobre a interferência da indústria na arte e na sociedade. Como é amplamente
conhecido, o modo industrial de produção trouxe extraordinárias transformações
econômicas e sociais. Com seu advento, mudaram as tecnologias de fabricação de
objetos, as formas de circulação e de uso das mercadorias, as relações de trabalho
e as normas estéticas. Por sua vez, a migração das populações do campo para a
cidade, ocorrida na Europa a partir principalmente do princípio do século XIX,
propiciou a formação de novos públicos e aumentou o número de usuários, para os
produtos fabricados pelos novos processos. Todo esse movimento desembocou na
ascensão das idéias socialistas, que se cristalizaram na Revolução Russa
23
de
1917. (ESCOREL, 2000, p.42, 43)
É nesse panorama que o design firma seu primeiro compromisso com o novo
homem que surgia na sociedade em gestação. Arquitetos, urbanistas e designers,
principalmente na Europa, projetavam e sonhavam. Sua meta era uma ordem social e
econômica onde prevaleceriam os valores decorrentes da fraternidade e da igualdade.
Nesse mundo utópico, o design teria a função de gerar conforto, ordem, beleza e
informação, facilitando os movimentos do cotidiano.
O ICSID - International Council of Societies of Industrial Design, órgão internacional
oficial da atividade, fundado em 1957, atualmente adota a seguinte definição:
23
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da
autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma - Assembléia Nacional da Rússia), resultou no
estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a
criação da União Soviética, que durou até 1991.