Download PDF
ads:
MESTRADO EM DESiGN
O
DESENHO
NO
DESiGN
DE MODA
ads:
2
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
LUCIANA GRAGNATO
O DESENHO NO DESIGN DE MODA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MESTRADO EM DESIGN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
São Paulo, mao/ 2008
ads:
3
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
LUCIANA GRAGNATO
O DESENHO NO DESIGN DE MODA
DISSERTÃO DE MESTRADO
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design Mestrado,
da Universidade Anhembi Morumbi, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em
Design.
Orientadora: Prof.ª Gisela Belluzzo de Campos
São Paulo, mao/ 2008
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
4
LUCIANA GRAGNATO
O DESENHO NO DESIGN DE MODA
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design Mestrado,
da Universidade Anhembi Morumbi, como requisito parcial para obtençãodo tulo de Mestre em
Design. Aprovada pela seguinte Banca Examinadora:
Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
Orientador
Mestrado em Design Anhembi Morumbi
Profa. Dra. Maria Claudia Bonadio
Centro Universirio Senac o Paulo
Profa. Dra. Kathia Castilho
Mestrado em Design Anhembi Morumbi
Prof. Dr. Jofre Silva
Mestrado em Design Anhembi Morumbi
São Paulo, mao/ 2008.
5
LUCIANA GRAGNATO
Possui graduação em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (1996). Atualmente é professora
titular da Universidade Anhembi Morumbi. Também atua como consultora em estilo e desenvolvimento de produto
para empresas do segmento de uniformes profissionais. Tem experiência na área de Moda e Educação com ênfase
em desenho de vestuário.
6
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do trabalho sem autorização da Universidade, do autor e do orientador.
7
AGRADECIMENTOS
G768d Gragnato, Luciana
O desenho no design de moda / Luciana
Gragnato. 2008.
105f.: il.; 21 cm.
Orientador: Gisela Belluzzo de Campos.
Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade
Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008.
Bibliografia: f.97-100.
1. Design de moda. 2. Desenho. 3. Ilustração.
4. Representação gráfica. I. Título.
CDD 741.6
8
À profª.dra. Mônica Cristina Moura por seu apoio que muito me motivou a prosseguir com a atividade
acadêmica.
À minha orientadora, pro.drª. Gisela Belluzzo de Campos por sua dedicação, interesse, incentivo e
infinita paciência ao longo do processo de aprendizagem e orientação para este trabalho.
A todos os professores do programa de Mestrado, cujas preciosas aulas em muito contribuíram para
meu desenvolvimento pessoal e profissional.
Aos colegas dessa primeira turma do programa de Mestrado por compartilhar importantes momentos de
refleo, estudo e amizade.
A minha querida família, meu querido marido e queridos amigos pelo amor incondicional que, am de
superar disncias e ausências, comemora, com grata satisfação, mais essa conquista.
9
Desde a idade dos 6 anos eu tinha mania de desenhar a f orma dos objetos. Por v olta dos 50 hav ia
publicado uma inf inidade de desenhos, mas tudo que produzi antes dos 60 não dev e ser lev ado em
conta. Aos 73 compreendi mais ou menos a estrutura da verdadeira natureza, as plantas, as árvores,
os pássaros, os peixes e os insetos. Em conseqüência, aos 80 terei feito ainda mais progresso. Aos 90
penetrarei no mistério das coisas; aos 100, terei decididamente chegado a um grau de maravilhamento
e quando eu tiver 110 anos, para mim, seja um ponto ou uma linha, tudo será viv o.
Katsuhika hokusai
Séc XVIII XIX
RESUMO
Este trabalho tem por objeto de estudo o desenho como parte integrante do
Design de Moda. A pesquisa visa identificar os tipos de desenho e as características espeficas que
adquire ao ser utilizado nos processos de concepção, desenvolvimento e comercialização de produtos de
moda. Dessa forma, o trabalho pretende contribuir para a sistematização de um conhecimento aplicado na
prática profissional de designers de moda. Por meio da observação desse s desenhos, a dissertação
procura demonstrar as relações entre a representação gráfica da figura humana, em especial a silhueta do
corpo feminino, e o contexto histórico em que o desenho foi realizado. Para tanto, um levantamento de
exemplos de desenho e ilustração de moda, especialmente em revistas femininas brasileiras do século XX
será realizado.
10
Palavras-chave: Design de Moda. Desenho. Ilustração. Representação Gráfica. Silhueta Feminina.
ABSTRACT
The work’s object of study is the drawing as part of the fashion design. The research aims to identify the
specific characteristics that the fashion drawing acquires when it is used in the processes of creation,
development and marketing of fashion products. Thus, the work intents to be a contribution to the
knowledge that is already applied by professional designers. Through the observation of these drawings,
this dissertation tries to demonstrate the relationship between the graphic representation of the human
figure, especially concerning the silhouette of the female body, and the historical context in which the
design was made. For this, a survey of fashion drawings and illustration examples will be done, especially
in Brazilian women's magazines of the twentieth century.
Key-words: Fashion Design. Drawing. Illustration. Graphic Representation. Female Silhouette.
11
SURIO
INTRODUÇÃO......................................................................................
CAPÍTULO 1
O DESENHO E O DESIGN DE MODA.................................................
1.1. O desenho como ferramenta para o Design de Moda...................
1.2. Possível início para registros gráficos na moda ...........................
1.3. O desenho e seus múltiplos papéis nos projetos
de design de moda...........................................................................
CAPÍTULO 2
O DESIGN DE MODA E SUAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS......
2.1. O desenho e o design: algumas definições.................................
2.2. O desenho cnico de moda........................................................
2.3. O desenho de moda....................................................................
2.4. A ilustração de moda.....................................................................
CAPÍTULO 3
A SILHUETA FEMININA E O DESIGN DE MODA.............................
3.1. Pametros mais freqüentes para representação da silhueta
no desenho de moda .........................................................................
3.2. Algumas silhuetas do século XX: traços de épocas.....................
3.2.1. Silhueta andgina: o desejo de parecer e ser.....................
3.2.2. A descoberta de uma nova silhueta .....................................
CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................
REFERÊNCIAS..................................................................................
GLOSSÁRIO......................................................................................
18
24
25
26
32
38
44
45
48
52
56
66
70
76
78
87
93
97
101
20
28
29
30
38
47
48
51
56
61
74
78
87
89
101
108
113
118
12
FIG. (i)
Luciana Gragnato, portifólio, 2007........................................................
.............capa
FIG. (2) Le Journal des Dames et Des Modes Costumes Parisiens, 1826.....................27
FIG. (3) Petit Echo De La Mode, 1927.............................................................................28
FIG. (4) Capa revista Harper Bazar, fevereiro de 1888 ..................................................29
FIG. (5) Helen Dryden, capa revista Vogue, abril de 1919..............................................30
LISTA DE FIGURAS
FIG. (1)
Nancy Riegelaman, 9Heads, 2000...
..........
.........23
13
FIG. (6)
Revista Paris Chic, 1934
Acervo Senac São Paulo.......................................31
FIG. (7) Revista Fon-Fon, 1962 Acervo Senac São Paulo..........................................36
FIG. (8) Revista Fon-Fon, 1952 Acervo Senac São Paulo.........................................37
FIG. (19) –Revista O Cruzeiro, abril de 1958 - Acervo Senac São Paulo.......................38
FIG. (10) Luciana Gragnato, Mapa de estudo, 2006......................................................49
FIG. (11) Adriana Sampaio Leite e Marta Delgado Velloso,
Desenho Técnico de roupa feminina, 2004.......................................................................50
14
FIG. (12)
Lectra, divulgação programa Kaledo, 2008.....................................................51
FIG. (13) Fernando Burgo, 2000……………...................................................................52
FIG. (14) Croqui Denner, 1976 Acervo Biblioteca Denner Pamplona de Abreu..........53
FIG. (15) Isabela Capeto, coleção Taeq, verão 2007/ 2008...........................................54
FIG. (16) Fernanda Guedes, calendário 2008................................................................57
15
FIG. (17)
Fernanda Guedes, portif
ólio digital, 2007.......................................................59
FIG. (18) Fabiana Shizue, portifolio digital, 2007............................................................61
FIG. (19) Capa Revista A Cigarra, janeiro de 1917 Acervo Arquivo do Estado de
S.Paulo...............................................................................................................................62
FIG. (20) Fernanda Guedes, portifólio digital, 2007........................................................63
FIG. (21) Caio Borges, portifólio digital, 2007 ................................................................64
16
FIG. (22)
Chris Gambrell, animão para Dior Home, 2003.
......
............
.........
..........
.....65
FIG. (23) Fabiana Shizue, portifólio digital, 2007............................................................68
FIG. (24) Caio Borges, portifólio digital, 2007 ................................................................69
FIG. (25) O Homem Vitruviano, Leonardo Da Vinci, 1490................................. ............72
FIG. (26) Luciana Gragnato, Mapa de estudo, 2006......................................................73
17
FIG. (27)
Luciana Gragnato, Mapa de estudo, 2007...............
.......................................74
FIG. (28) Alceu Penna, Revista O Cruzeiro, junho de 1958...........................................75
FIG. (29) .Alceu Penna, Revista O Cruzeiro, maio de 1954............................................76
FIG. (30) Capa Revista Harper Bazar, março de 1888...................................................78
.
FIG. (31) Catálogo Sears, 1927......................................................................................79
18
FIG. (32)
“A Melindrosa”, J. Carlos, déc
ada de 1920......................................................81
FIG. (33) Editorial Revista Vanity Itália, maio de 1986....................................................86
FIG. (34) Thierry Perez para Azzedine Alaia, 1981.......................................................86
FIG. (35) Alceu Penna, Revista O Cruzeiro, novembro de 1943....................................87
FIG. (36) Alceu Penna, Revista O Cruzeiro, agosto de 1959.........................................88
19
FIG. (37)
Alceu Penna, Revista O Cruzeir
o, década de 1950.......................................88
FIG. (38) Alceu Penna, croquis cada de 1970............................................................91
20