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e Praia da Rainha de 180km bem como a subvenção paras as linhas de navegação. Somente em
janeiro de 1938, deu-se início à construção da estrada, contudo, apenas 80km foram construídos
(JUBÉ: 1929: 8). Edson Maranhão Duarte conta que essa estrada de ferro era a menor estrada que
já existiu no Brasil, ligando as Cidades de Tucuruí (ex-Alcobaça) à vila de Jotobal, no estado do
Pará.
A fim de evitar a passagem do rio Tocantins na Cochoeira de Capitariquara (hoje
sepultada pelo lago da usina de Tucuruí), cujas águas era impossível transpor (a subida
do rio era feita por um desvio chamado cachoeira de Itaboca também bastante
encachoeirada, porém com muitos obstáculos que demorava bastante), os barcos
tinham que subir o rio descarregados, deixavam a carga no porto de Tucururí que era
transportada pela estrada de ferro até a vila de Jatobal, onde novamente recebiam o
carregamento (DUARTE, E., 2008).
A função da ferrovia era permitir o transporte em trecho terrestre paralelo às cachoeiras dos
rios, as quais impediam a continuidade da navegação, utilizadas para escoar os produtos que
circulavam de Leopoldina a Patos, no Pará e estreitar os laços de relações comerciais e políticas. O
plano de viação a que o decreto
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nº 862 de 16 de outubro de 1890, deu existência legal, não foi,
até o início do século XX, totalmente convertido em realidade. Dizia Magalhães (1957:195):
O que se tem em vista não é navegar os rios, como meio de dar maior incremento à
marinha, e, sim, dar o desenvolvimento à industria e ao comércio, proporcionando-lhe
fáceis vias de comunicação; a questão da navegação dos nossos rios é uma questão
econômica, que em nada se diferencia das de estradas de ferro, de rodagem, ou de
quaisquer outras vias de comunicação, e parece-me que são os menos próprios para
cuidar delas os ministros, que tem sobre seus ombros o grande peso de velar por que o
país tenha força armada, terrestre ou marítima, para manter a paz interna e o respeito
às instituições e direitos, tanto por nacionais, como por estrangeiros.
A ideia de se construir a estrada de ferro era de caráter nacional, pois significava a efetiva
conquista dos sertões e a ligação comercial e social das regiões norte e sul do País.
É de 1869 a ideia de construir uma Estrada de Ferro que contornasse as corredeiras e baixios do
médio Tocantins. No ano de 1905, a “Companhia de Viação Férrea e Fluvial do Tocantins
Araguaia”, responsável pela execução da obra, através do Decreto nº 862 de 16 de outubro de
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O Decreto nº 862 de 16 de outubro de 1890, concedeu privilégios à Companhia de estrada de ferro Mogyana para o prolongamento da mesma
estrada, a partir da estação do Jaraguá até a cidade de Catalão – GO; ao Banco da União de São Paulo, ou à empresa que organizasse. De uma
estrada de ferro que, partindo do ponto mais conveniente, entre Uberaba e S. Pedro de Uberabinha, do prolongamento da estrada Mogyana,
precedentemente indicado, se dirigisse à Villa de Coxim, passando nas imediações ou abaixo da foz do Meia Ponte [...]; ao engenheiro Francisco
Murtinho e ao Banco Construtor do Brasil, de uma estada de ferro que, partindo de Catalão e passando pelas cidades de Goyáz de Cuyabá, de São
Luiz de Cáceres e lugar navegável do rio Guaporé, termine no Estado de Mato Grosso, em ponto limítrofe com a República da Bolívia, devendo servir
à navegação do Araguaia e do rio das Mortes diretamente por meio de ramais [...]; de uma linha de navegação a vapor, no rio Tocantins, de Belém,
capital do Estado do Pará, ao ponto inicial da estada de ferro precedente, e de outra no mesmo rio, compreendida entre o ponto terminal da aludida
estrada e a cidade de Porto Nacional ou de Palma, de modo a poder-se ligar a estrada de ferro que de Catalão deve dirigir-se a Palma; de linhas de
navegação a vapor nos rios Araguaia e das Mortes, em todas as seções navegáveis, podendo estender-se aos afluentes destes rios, bem como aos
do Tocantins (Fonte: Mensagem enviada ao Congresso na abertura da segunda sessão da quarta legislatura, pelo presidente do Estado Dr. José
Xavier de Almeida, em 1902. Memórias Goianas 16, 2003, 62-63).