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escritora Lúcia Machado e seu marido, Antônio Joaquim de Almeida, então diretor do Museu do Ouro
de Sabará. Através deste contato conheceu Sylvio Vasconcelos, chefe do Patrimônio no 4º Distrito de
Minas Gerais, que logo o apresentou a Rodrigo Mello Franco de Andrade, que na mesma semana o
convidou para trabalhar no SPHAN, cuidando da Região de Tiradentes e São João Del Rey, onde
iniciou suas atividades em 1° de janeiro de 1948
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. Este trabalho, apesar da remuneração simbólica,
foi de uma importância muito grande para a sua vida intelectual e profissional,
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e nele permaneceu
até 1970. A amizade com profissionais de renome como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx
teve grande importância no desenvolvimento de sua arquitetura, principalmente este último que se
tornou um amigo
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muito próximo e que inequivocamente influenciou o tratamento paisagístico que
Arcuri dispensava a seus projetos, bem como o seu amor pela natureza.
Justamente a partir de 1948,
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o trabalho de Arcuri entra em uma fase mais madura com os projetos
para as residências de João Villaça (1948), Romeu Arcuri (1949), Jorge Miana (1950), Horácio Loyola
Pires (1950), Virgínia Mendes Torres (1951), Antônio Carlos Pereira (1951), Luiz Stheling (1952),
Hugo Mescolin (1953), Frederico Assis (1955) e Geraldo Magela (1957); além de seu projeto mais
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Quando Arcuri perguntou aos seus sócios na empresa se eles viam algum problema em ele aceitar o cargo no
SPHAN, estes não fizeram nenhuma objeção, afirmando que seria uma honra ter alguém da empresa
trabalhando para o patrimônio. ARCURI, Arthur. Depoimento de. Divisão de Memória da Funalfa- Fundação
Alfredo Ferreira Lage. Juiz de Fora. 1982. 4 cassetes (240 min).
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“Agora, a minha vantagem de trabalhar no Patrimônio foi de conviver com esses homens como o Rodrigo, o
Lúcio Costa. O Lúcio Costa é outro homem de uma simplicidade, de uma cultura fabulosa”. Por causa do
trabalho no SPHAN Arcuri ficou muito amigo, também, do pintor Emeric Marcier, chegando inclusive a ser
padrinho de uma de suas filhas.Ibidem.
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Arcuri morava perto do estúdio de Burle Marx, localizado no Leme, e o freqüentava quase diariamente quando
se encontrava no Rio de Janeiro. Ibidem.
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A partir desta data Arcuri travou contato com vários artistas e arquitetos ilustres, como Oscar Niemeyer, Lucio
Costa, Sérgio Bernardes, Burle Marx, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Carlos Drummond de Andrade, entre
outros.
Figura 10:
rquibancada do Sport Club de Juiz de
Fora projetado por Arcuri (1945). Fonte: Acervo
Arthur Arcuri.
Figura 9: Residência Donato Canedo, que atualmente
se encontra completamente descaracterizada. Fonte:
Acervo Arthur Arcuri.