
12
sobre este trompete do Reich, há dúvidas se ele tinha características de trompa ou se era um
‘jägertrompete’
13
e o único exemplar que foi fotografado por Werner Menke
14
. O
instrumento original foi construído por Henrich Pfeiffer, em Leipzig, 1697, e foi perdido
num bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial
15
. Ainda não é ponto pacífico se o que
está representado é um trompete ou uma trompa, segundo Tarr
16
. Sobre as dúvidas que esta
iconografia de Christian Friedrich Rosbach gerou, conseguimos um esclarecimento pelo
próprio Naylor
17
:
Edward Tarr observou que, possivelmente, o instrumento enrolado não era
aquele que Reich usava normalmente, e que o trompete natural longo estaria fora
de proporção. Aparentemente, a única outra iconografia de um trompete enrolado
era de Praetorius. Entretanto, não está claro o quanto que os trompetes enrolados
poderiam ter sido utilizados, uma vez que apenas um modelo chegou até o século
XX (construído por Heinrich Pfeifer em 1697, em Leipzig). Infelizmente, ele foi
destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Por outro lado, vários modelos
longos, de séculos passados, conseguiram chegar aos dias de hoje. Don Smithers
acredita que, uma vez que pode ler-se nas notas manuscritas uma autêntica e bem
escrita clarinada para trompete, ao qual Rosbach desejava dar autenticidade. O
bocal é de comprimento maior e largo se comparado ao que era usado no
trompete clarino. Alguns trompistas alegam que a figura é um corno da caccia ao
invés de um jägertrumet. De fato, a parte da campana é cônica; no entanto, o
tubo enrolado aparenta ser cilíndrico, indicando um trompete (jägertrumet).
18
Nos dias de hoje ainda se mantém certa imprecisão sobre o que é ‘trompete barroco’
ou ‘trompete natural’. Durante sua passagem ao Brasil em 2008, Edward H. Tarr, chamou o
modelo que foi construído após 1960 com o sistema de furos de “trompete barroco
moderno” ou simplesmente de “trompete barroco”. Tarr, no seu trabalho musicológico nas
13
O ‘jägertrompete’ era um modelo de trompete enrolado em si mesmo, como uma trompa, porém como tubo
bastante cilíndrico. Existe o sinônimo em alemão ‘italienischer Trompete’: trompete italiano.
14
Menke publicou seu livro “History of the Trumpet of Bach and Handel” em 1934.
15
In TARR, 1999: p 79; op. cit.
16
Em entrevista concedida ao pesquisador em setembro de 2008, na UniRio/RJ.
17
In NAYLOR, 1979: p. 197; op. cit.
18
In NAYLOR, 1979: p. 195. Tradução do aluno do original em inglês: “Edward Tarr has observed that
possibly the coiled instrument is not Reiche’s usual instrument and that the long natural trumpet would be out
of proportion in this portrait. Apparently the only other iconographic depiction of a coiled trumpet is by
Praetorius. However, it is not clear how extensively coiled trumpets may have been used as only one such
instrument has survived to the 20th century (made by Heinrich Pfeifer in Leipzig, 1697). It was unfortunately
lost during the Second World War. On the other hand, may long models are extant. Don Smithers believes
that since one can read clearly the manuscript notes which is an authentic and well-written flourish, then
Rosbach must have wanted authenticity. The mouthpiece is longer and larger than normal clarino trumpet
mouthpieces. Some hornists claim it to be a corno da caccia instead of a jägertrumet. The bell section is
indeed conical; however, the coiled tubing appears cylindrical indicating a trumpet (jägertrumpet).”