120
crianças da Escola Pedacinho de Céu II disseram que não querem ou não brincam quando não
gostam, talvez seja devido à rigidez da professora que, quando percebe que as crianças não
estão afim da brincadeira, chama a atenção das mesmas e as fazem voltar para a atividade. As
crianças do colégio CESUT reivindicam quando não gostam da atividade, ou se expressando
verbalmente ou se expressando corporalmente, saindo da atividade, mas, pelo que foi
analisado, o professor não observa ou não se importa com essas manifestações, também não é
rígido quanto a isso; às vezes ele chama as crianças para a atividade novamente, mas, na
maioria da vezes, deixa as crianças quando estas dizem que não estão gostando da
brincadeira, só que não modifica nada, continua naquela atividade. De acordo com Goellner
(2003), a educação do corpo e suas manifestações devem ser entendidas como promotora do
desenvolvimento espontâneo da sensibilidade, permitindo a capacidade de o ser humano
sentir com o coração, ver com os próprios olhos, e não ser governado a não ser pela sua
própria razão.
Para averiguar melhor esta questão, procurei, através do depoimento dos professores,
analisar a compreensão deles a respeito da linguagem corporal, bem como verificar se eles
conseguem, através de sua sensibilidade, ler as mensagens produzidas pelo corpo das
crianças. Assim, foi possível verificar, através de suas declarações, que eles conseguem
identificar algumas mensagens, porém mais relacionado aos sentimentos, quando vêem que as
crianças estão gostando ou não da atividade.
A linguagem corporal é a forma que a criança se expressa através do seu corpo. Fazer
uma leitura corretamente, acredito que não, mas ajuda bastante. Nos gestos da
criança, olhando, observando os gestos, às vezes você pergunta alguma coisa para
confirmar aquilo ali ou então não afirmar. Consigo perceber se ela está sendo
agradada pelo que está acontecendo, se está tendo prazer, se está irritada, ou achando
aquilo chato, se ela quer que acabe logo, porque ela fica inquieta; quando a criança
está gostando ela participa, então o corpo dela, os gestos dela estão voltados para
acompanhar aquela atividade. Agora quando a criança..., se é uma coisa que ela não
está gostando, e ela não tem interesse, ela fica inquieta e geralmente tudo que ela faz é
pra atrapalhar a brincadeira. Ás vezes, tem uns que eu consigo, outros não.
(Professora Patrícia).
A criança vai te dizer, através de seus movimentos, seus comportamentos durante as
atividades que você propõe nas aulas. Ela te diz como é que é o seu comportamento,
temperamento, o que que aquela criança está vivendo no momento, tanto no âmbito
escolar, quanto no âmbito familiar, se ela está tendo algum problema, tudo isso. Se
você tiver um conhecimento mais aprofundado, não estou dizendo que eu tenha não,
até falta um pouco, mas conversando muito com a coordenadora aqui do colégio, com
a psicodedagoga, trocando uma idéia, me dando vários conselhos, eu cheguei a essa
conclusão, junto com ela, que as crianças, através do movimento, tem como a gente
observar muita coisa. Se você observar bem, você consegue chegar aos problemas que
ela tem ou as inquietações, com as dúvidas com várias questões relacionadas a essas
crianças. Já consegui várias vezes, já tem vários casos que consegui e têm outros que