24
Estes fatores são citados por Beraldi (2000, p.36):
Esses fatores atingem não só diretamente o adolescente, mas
a família, os amigos, a escola, a sociedade. Sociedade que
vive em constante transformação com as inovações
tecnológicas, descobertas científicas que possibilitam novas
formas de pensamento e ações.
Para resolver os problemas é necessário construir estratégias,
desenvolver a capacidade de investigar, argumentar, comprovar, justificar e
estimular à criatividade, construir sua autonomia, tendo iniciativa pessoal e
trabalho coletivo, utilizando-se de conhecimentos, visando à possibilidade de
uma compreensão mais ampla, buscando através desta estabelecer ligações
entre a matemática e as situações do cotidiano.
Por outro lado, os instrumentos midiáticos nos mostram um caminho
para a educação, como aponta Soffner (2005, p.114):
A ampla adoção de tecnologia nas ultimas três décadas trouxe-
nos sistemas mais evoluídos para construir , adquirir,
armazenar e representar informações. Vemos agora a
possibilidade de construírem-se dispositivos que espelhem o
comportamento cognitivo humano e permitam novas formas de
interações e associação, tal qual desejaram nossos
antecessores tecnológicos (...) A riqueza de oportunidades
apresentadas pela tecnologia resultou em diferentes
metodologias para a sua aplicação dentro das organizações,
sejam elas corporativas ou educacionais de forma a
incrementar o valor. Certamente teremos também que avaliar
a importância das tecnologias adaptativas.
Desta forma, podem ser exploradas em salas de aula, por meio de um
direcionamento, as causas da diminuição/aumento da oferta/procura de
empregos; a previsão do futuro do mercado em função de indicadores atuais,
por meio de leitura de artigos e jornais diários; pesquisas dos alunos dentro da
escola ou na comunidade, a respeito valores que os jovens de hoje atribuem ao