
171
7. LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004,
p.115-116.
8. BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p.22-23.
9. em Vladimir Carvalho, o documentário como autobiografia, entrevista à Cinemais, revista de cinema e outras questões
audiovisuais, n.16, p.14-15.
10. A fotografia no documentário: uma entrevista com cinco fotógrafos brasileiros por Cláudia Mesquita e Daniel Ribeiro.
Catálogo Forumdoc.bh.2005, 9° Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, p.145.
11. Ibid., p.145-146.
12. Ibid., p.146; MOURA, Edgar. 50 anos, luz câmera e ação. São Paulo: Editora SENAC, 1999, p.426.
13. Catálogo Leon Hirszman, ABC da Greve. Cinemateca Brasileira, 1991, p.20-21.
14. A fotografia no documentário: uma entrevista com cinco fotógrafos brasileiros. Catálogo Forumdoc.bh.2005, 9°
Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, p.158.
15. José Carlos Avellar entrevista Patrício Guzman. DVD A batalha do Chile (disco 4), Videofilmes.
16. em João Moreira Salles filma o Brasil delicado em “Nelson Freire”, entrevista de João Moreira Salles a Neusa
Barbosa, disponível em: http://cineweb.com.br
, acesso em 01/02/2004.
17. A fotografia no documentário: uma entrevista com cinco fotógrafos brasileiros. Catálogo Forumdoc.bh.2005, 9°
Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, p.153-154.
18. RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Faperj, DP&A editora, 2002, p.26.
19. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico. São Paulo: Paz e Terra, 1984, p.19.
20. REISZ, Karel; MILLAR, Gavin. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira,
Embrafilme, 1978, p.419.
21. DANCYNGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003, P.466.
22. RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Faperj, DP&A editora, 2002, p.26.
23. COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Lisboa: Editora Pergaminho, 1992, p.280.
24. LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora: UFMG, 2005, p.34.
25. RAMOS, Fernão Pessoa. Teoria contemporânea do cinema ( vol. II). São Paulo: Editora Senac, 2005, p.159-160.
26. MOURA, Edgar. Câmera na mão, som direto e informação. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985, p.34.
27. Ibid., p.35-36.