
154
N
= 7
PR
2
σ
n
→
2, 4, 1, 2, 4, 1, 2, 4, 1, 2, 4, 1, 2, 4, 1, 2, 4, 1...
N = 11
PR
2
σ
n
→
2, 4, 8, 5, 10, 9, 7, 3, 6, 1, 2, 4, 8, 5, 10, 9, 7, 3, 6, 1, 2, 4, 8, 5, 10, 9,
7, 3, 6, 1, 2, 4, 8, 5, 10, 9, 7, 3, 6, 1...
N = 17
PR
2
σ
n
→
2, 4, 8, 16, 15, 13, 9, 1, 2, 4, 8, 16, 15, 13, 9, 1, 2, 4, 8, 16, 15, 13, 9,
1, 2, 4, 8, 16, 15, 13, 9, 1...
Nos seqüenciamentos por raiz primitiva 3 (PR
3
) temos uma simetria ora rotacional (N=7
e N=17), ora translacional (N=11), em função de N. A simetria rotacional, corresponde em música ao
retrógrado da inversão: os elementos se apresentam até a metade da seqüência e a partir daí se
repetem na ordem contrária, porém em intervalos musicais invertidos, o que no seqüenciamento
linear (sem o efeito logarítmico próprio às alturas sonoras) significa o complemento de seu valor
em relação ao módulo N.
N
= 7
PR
3
σ
n
→
3, 2, 6, 4, 5, 1, 3, 2, 6, 4, 5, 1...
N = 11
PR
3
σ
n
→
3, 9, 5, 4, 1, 3, 9, 5, 4, 1, 3, 9, 5, 4, 1, 3, 9, 5, 4, 1...
N = 17
PR
3
σ
n
→
3, 9, 10, 13, 5, 15, 11, 16, 14, 8, 7, 4, 12, 2, 6, 1, 3, 9, 10, 13, 5, 15,
11, 16, 14, 8, 7, 4, 12, 2, 6, 1...