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RESUMO
Na presente pesquisa, buscamos analisar as práticas desenvolvidas atualmente
para o ensino de leitura, de quinze professores que lecionam na Educação de
Jovens e Adultos - EJA, na Rede Municipal de Ensino de Taubaté. Analisamos
também as práticas de leitura desses profissionais vivenciadas no período de sua
escolaridade básica e graduação. Nosso objetivo, enquanto linguistas aplicados, foi
investigar quais concepções teóricas sobre leitura estão presentes nas práticas
exercidas atualmente no trabalho desses professores à frente das classes de EJA.
Também foi nosso intuito enquanto pesquisadores saber se as concepções sobre a
leitura, presentes nas práticas que foram vivenciadas no período de escolaridade
básica e graduação desses profissionais, estão presentes nas práticas exercidas
atualmente, ou apresentam-se ressignificadas por novos entendimentos sobre a
leitura. Para tanto, confrontamos as descrições das práticas de leitura dos
professores vividas na escolaridade básica e graduação como alunos, com as
práticas de leitura desenvolvidas atualmente nas classes de EJA, enquanto
professores. As análises apontaram as concepções de leitura que esses sujeitos
têm, mediante a explicitação das práticas desenvolvidas atualmente nas classes em
que atuam. A formação (graduação) dos sujeitos pesquisados configurou-se como
um dado relevante em nossas análises, uma vez que observamos algumas
diferenças nos posicionamentos assumidos por professores que tiveram uma
formação específica para o trabalho com a Língua materna. A maior parte dos
sujeitos da pesquisa frequentou o Curso Normal (antigo Curso Magistério) e o Curso
de Pedagogia, cursos esses nos quais a formação linguística não é central. Além da
formação básica e graduação, investigamos sobre as oportunidades que esses
professores têm de formação continuada, e, durante essa prática, quais momentos
são oportunizados para estudos e reflexões sobre o ensino de leitura na EJA, uma
vez que entendemos que esse processo pode constituir-se em ricas oportunidades
de troca de experiências e aprendizado. Essa pesquisa pautou-se nos referenciais
teóricos de leitura como um processo de decodificação, a interativista e a
abordagem sociocognitiva, desvelando concepções atreladas a forma de pensar o
homem, a sociedade e à forma de aquisição da linguagem. O conceito bakthiniano
de gênero discursivo foi abordado, devido à sua configuração nas propostas mais
recentes sobre o trabalho com a leitura. Os conceitos de enunciado e dialogia deram
suporte à análise dos dados, uma vez que nos permitiram perceber nas palavras
usadas, nos verbos escolhidos e nas respostas dadas como os professores
enunciam, isto é, falam das práticas de leitura vivenciadas enquanto alunos e,
atualmente, como professores, evidenciando o seu conhecimento e suas
concepções sobre leitura. O modo como veem a si mesmos (sua imagem) também
configura o (ethos) do que se espera de um professor competente no ensino da
leitura. As conclusões a que chegamos, após análise, referem-se à necessidade de
maior aprofundamento nas questões relacionadas à leitura, tanto no aspecto teórico,
quanto prático, por esse estudo resultar não em uma prática sem conflitos, mas sim
numa prática mais conscienciosa.
Palavras- chave: Leitura. EJA. Concepções. Práticas.