
115
Quadro E2: Habilidades pré-alfabetização, em ordem de importância atribuída pelos educadores
1. Reconhecer o primeiro nome escrito
2. Dizer o nome completo
3. Nomear números de 0 a 9
4. Discriminar as funções de objetos familiares (ex: saber para que serve um chapéu, uma faca, um
relógio, etc.)
5. Contar de 1 a 10
6. Manter a atenção em estórias curtas (10 minutos aprox.)
7. Identificar palavras que iniciam com mesmo som
8. Vestir-se sozinho
9. Contar objetos, identificar diferenças de quantidades
10. Identificar diferenças de tamanho
11. Dizer sentenças completas (quero ir para o banheiro ao invés de banheiro)
12. Identificar semelhanças e diferenças entre figuras de acordo com tamanho e/ou forma
13. Manter a atenção numa dada tarefa até finalizá-la
14. Escrever todo o alfabeto
15. Descrever objetos, atribuindo-lhes características (ex: dizer que a bola é redonda, leve/pesada,
colorida e que ela rola)
16. Associar o símbolo numérico com a idéia de quantidade
17. Transmitir um recado
18. Nomear objetos conhecidos e familiares
19. Compreender preposições (abaixo, acima, dentro, fora, atrás, etc.)
20. Seguir regras de higiene como lavar as mãos quando for ao banheiro
21. Nomear vogais
22. Terminar uma atividade antes de iniciar outra
23. Fazer recortes com tesoura, seguindo um traço
24. Ordenar elementos fazendo correspondência ( ex: xícara/pires)
25. Nomear consoantes
26. Atribuir significados a objetos, conseguindo explicar, p. ex., o que é uma bicicleta
27. Apresentar boa dicção considerando-se a idade
28. Copiar letras
29. Escrever números de 0 a 5
30. Escrever o próprio nome completo
31. Reconhecer lateralidade (direita esquerda)
32. Explicar suas idéias e argumentar seus pontos de vista, considerando-se a idade
33. Produzir textos orais curtos em forma de estórias contadas
34. Organizar e categorizar objetos de acordo com suas características físicas (ex: dispor objetos do
menor para maior, das cores mais claras para as mais escuras)
35. Colorir figuras, recortar desenhos com curvas e fazer colagens
36. Escrever de 1 a 20
37. Distinguir fonemas diferentes
38. Nomear cores primárias
39. Ler palavras familiares, regulares e com menos de 4 silabas
40. Nomear partes do corpo
41. Recordar seqüência de números ou letras
42. Identificar pequenas partes do corpo: tornozelo, dedo, orelha
43. Realizar tarefas que envolvam busca visual, como identificar os sete erros em figura similar ao
modelo
44. Reconhecer rimas
45. Ler sílabas
46. Identificar diferenças e semelhanças entre dois objetos (ex: reconhecer que água e leite são
líquidos)
47. Unir as sílabas e formar palavras
48. Reconhecer uma figura por meio da exploração tátil (ex: identificar um objeto pelo tato)
49. Desenhar uma figura seguindo linhas pontilhadas
50. Perceber a conservação de volume em objetos com diferentes tamanhos e comprimentos
51. Memorizar uma musica
52. Identificar a posição de um objeto ou numero numa serie, explicitando a idéia de antecessor e
sucessor, como reconhecer, p. ex., que numa família com três irmãos, o filho do meio nasceu
depois do primogênito e antes do caçula
53. Repetir estórias curtas (10 minutos ou 40 palavras)
54. Interromper ou abandonar uma atividade para iniciar outra quando for solicitado