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As apresentações das atividades práticas da Matemática foram feitas em forma de
oficina no Seminário Temático, no período vespertino e no período matutino. No primeiro
período, o grupo composto pelos sujeitos A1
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, A2 e A3, apresentou a atividade “O Jogo do
Tangran”, como aplicadores
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, e o grupo composto pelos acadêmicos A12 e A11 cedeu os
auxiliares da mesma oficina, mas esses componentes não compareceram à oficina. Indagados
depois sobre suas ausências, respectivamente, afirmaram que não estavam informados de que
seriam os auxiliares, durante a realização da referida atividade. No segundo período,
apresentaram-se os demais grupos: A9 e A10 foram aplicadores da oficina com a atividade
“Construção com Barbantes - Polígonos”; A6, A7 e A8 foram aplicadores da oficina com a
atividade “Círculos”; A4 e A5 foram auxiliares da oficina com a atividade “Poliedros”.
Durante as apresentações, apenas um componente de cada grupo aplicador
coordenou a apresentação da oficina, com a seguinte distribuição: coordenador A1,
pertencente ao grupo de A2 e A3; coordenador A6, pertencente ao grupo de A7 e A8;
coordenador A10 que compôs grupo com A11. Quanto aos demais grupos, o composto por
A4 e A5 não teve componente coordenando atividade, uma vez que ambos foram auxiliares
de apresentação de um outro grupo que não é também constituído pelos sujeitos de nossa
pesquisa, mas, mesmo assim, gravamos sua apresentação; e o grupo composto por A11 e A12,
como citamos, não compareceu à apresentação, durante a qual seriam auxiliares do grupo, em
que A1 coordenou a atividade.
Os grupos que realizaram as atividades nas oficinas aparentaram estar bastante
tensos, quando da apresentação, pois vivenciavam uma situação não corriqueira e sentiam-se
expostos perante o público que participava da oficina.
Tivemos o cuidado de chegar com antecedência aos locais de apresentação das
atividades, na tentativa de amenizar o “efeito do observador” (BOGDAN e BIKLEN, 2000:
68-69), já que, segundo esses autores afirmam, é impossível o investigador eliminar todos os
efeitos que produz nos sujeitos e ter um ambiente natural. Em todas as salas, as pessoas foram
receptivas a nós que adotamos como rotina, antes do início das atividades, dialogar com os
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Para identificar nossos sujeitos, utilizamos sempre uma letra e um numeral: a primeira A indicando a palavra
acadêmico, e o segundo 1, 2, 3,..., indicando nossa seqüência de organização. Assim, temos A1 acadêmico 01,
A2 para acadêmico 02, A3 acadêmico 03 e, assim, sucessivamente, até as letras A12, nomeando o décimo
segundo sujeito da pesquisa.
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O Seminário Temático de Matemática foi o único, dentre os demais do Curso, que utilizou as nomenclaturas
“aplicadores”, para caracterizar o grupo de acadêmicos que aplicou a atividade prática, e “auxiliares”, para
caracterizar os acadêmicos que também planejaram a atividade, a ser aplicada durante o Seminário Temático,
mas seriam apenas ajudantes do grupo que realizava a oficina.