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antes, de uma perseverança que se sustenta, aos trancos e barrancos, entre o projeto de
elucidação e definição do tempo enquanto uma evidência – algo com o quê a cada vez
contamos – e a ameaça de se estar tratando de algo que simplesmente não se dá a ver,
não existe, não é.
1.1. AS APORIAS EM TORNO DA EXISTÊNCIA DO TEMPO
O que, segundo Aristóteles, “se verá a seguir” são as aporias com as quais o
filósofo terá de se haver no trato com o tempo. Abaixo, os cinco momentos aporéticos
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Física IV, 10, 217b 32-218a 30: Que não é de todo ou [que é] a duras penas e obscuramente, a partir
destes [que seguem] alguém poderia suspeitar, pois seu passado não é, enquanto o futuro ainda não é. E
por esses é composto tanto o tempo infinito quanto tempo a cada vez percebido. E pareceria ser
impossível a composição a partir de não entes participar da essência. Além disso, de todo divisível, se e,
certamente, quando é, todas ou algumas das partes devem existir; do tempo algumas partes já foram,
outras hão de ser, nenhuma é. O agora não é uma parte, pois a parte mede e o todo deve ser composto
pelas partes. E o tempo não parece ser composto pelos agoras. E mais: não é fácil saber se o agora, que
parece delimitar o que já foi e o que ainda não é, permanece sempre um e o mesmo ou se é a cada vez
outro. Pois se sempre diferente, e não sendo simultâneas as partes no tempo (ao menos as que não se
abarcam, o ser abarcado como o tempo menor pelo maior), o agora não sendo, antes sendo, é necessário
perecer em algum momento, e os agoras não sejam simultâneos uns aos outros, perece então
necessariamente sempre o anterior. Nele mesmo, realmente, não perece por então ser, perecer em outo
agora o agora anterior é inadmissível. Pois que seja impossível considerar serem contínuas os agoras,
como ponto a ponto. Se é verdade, de fato, que não perece no agora seguinte mas em outro, nos
intermediários haveria infinitos agoras sendo simultâneos, e isto é impossível. Mas tampouco é possível
permanecer o mesmo. Pois nenhum divisível é limitado por um limite, nem se for contínuo por um
[limite] dele nem se por mais: mas o agora é limite e o tempo é tomado limitado. E, ainda, se o ser
simultâneo temporalmente, e nem anterior nem posterior, é ser em um e mesmo agora, se os anteriores e
posteriores o são no agora, o que se passou há dez mil anos seria simultâneo ao que se passa hoje, e seria
nada anterior ou posterior a nada. [ὅτι µὲν οὖν ἢ ὅλως οὐκ ἔστιν ἢ µόλις καὶ ἀµυδρῶς, ἐκ τῶνδέ τις ἂν
ὑποπτεύσειεν. τὸ µὲν γὰρ αὐτοῦ γέγονε καὶ οὐκ ἔστιν, τὸ δὲ µέλλει καὶ οὔπω ἔστιν. ἐκ δὲ τούτων
καὶ ὁ ἄπειρος καὶ ὁ ἀεὶ λαµβανόµενος χρόνος σύγκειται. τὸ δ' ἐκ µὴ ὄντων συγκείµενον ἀδύνατον
ἂν εἶναι δόξειε µετέχειν οὐσίας. πρὸς δὲ τούτοις παντὸς µεριστοῦ, ἄνπερ ᾖ, ἀνάγκη, ὅτε ἔστιν, ἤτοι
πάντα τὰ µέρη εἶναι ἢ ἔνια· τοῦ δὲ χρόνου τὰ µὲν γέγονε τὰ δὲ µέλλει, ἔστι δ' οὐδέν, ὄντος
µεριστοῦ. τὸ δὲ νῦν οὐ µέρος· µετρεῖ τε γὰρ τὸ µέρος, καὶ συγκεῖσθαι δεῖ τὸ ὅλον ἐκ τῶν µερῶν· ὁ δὲ
χρόνος οὐ δοκεῖ συγκεῖσθαι ἐκ τῶν νῦν. ἔτι δὲ τὸ νῦν, ὃ φαίνεται διορίζειν τὸ παρελθὸν καὶ τὸ
µέλλον, πότερον ἓν καὶ ταὐτὸν ἀεὶ διαµένει ἢ ἄλλο καὶ ἄλλο, οὐ ῥᾴδιον ἰδεῖν. εἰ µὲν γὰρ αἰεὶ ἕτερον
καὶ ἕτερον, µηδὲν δ' ἐστὶ τῶν ἐν τῷ χρόνῳ ἄλλο καὶ ἄλλο µέρος ἅµα (ὃ µὴ περιέχει, τὸ δὲ
περιέχεται, ὥσπερ ὁ ἐλάττων χρόνος ὑπὸ τοῦ πλείονος), τὸ δὲ νῦν µὴ ὂν πρότερον δὲ ὂν ἀνάγκη
ἐφθάρθαι ποτέ, καὶ τὰ νῦν ἅµα µὲν ἀλλήλοις οὐκ ἔσται, ἐφθάρθαι δὲ ἀνάγκη ἀεὶ τὸ πρότερον. ἐν
αὑτῷ µὲν οὖν ἐφθάρθαι οὐχ οἷόν τε διὰ τὸ εἶναι τότε, ἐν ἄλλῳ δὲ νῦν ἐφθάρθαι τὸ πρότερον νῦν
οὐκ ἐνδέχεται. ἔστω γὰρ ἀδύνατον ἐχόµενα εἶναι ἀλλήλων τὰ νῦν, ὥσπερ στιγµὴν στιγµῆς. εἴπερ
οὖν ἐν τῷ ἐφεξῆς οὐκ ἔφθαρται ἀλλ' ἐν ἄλλῳ, ἐν τοῖς µεταξὺ [τοῖς] νῦν ἀπείροις οὖσιν ἅµα ἂν εἴη·
τοῦτο δὲ ἀδύνατον. ἀλλὰ µὴν οὐδ' αἰεὶ τὸ αὐτὸ διαµένειν δυνατόν· οὐδενὸς γὰρ διαιρετοῦ
πεπερασµένου ἓν πέρας ἔστιν, οὔτε ἂν ἐφ' ἓν ᾖ συνεχὲς οὔτε ἂν ἐπὶ πλείω· τὸ δὲ νῦν πέρας ἐστίν, καὶ
χρόνον ἔστι λαβεῖν πεπερασµένον. ἔτι εἰ τὸ ἅµα εἶναι κατὰ χρόνον καὶ µήτε πρότερον µήτε ὕστερον
τὸ ἐν τῷ αὐτῷ εἶναι καὶ ἑνὶ [τῷ] νῦν ἐστιν, εἰ τά τε πρότερον καὶ τὰ ὕστερον ἐν τῷ νῦν τῳδί ἐστιν,
ἅµα ἂν εἴη τὰ ἔτος γενόµενα µυριοστὸν τοῖς γενοµένοις τήµερον, καὶ οὔτε πρότερον οὔτε ὕστερον
οὐδὲν ἄλλο ἄλλου.]