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sendo regido por mecanismos, e o terapeuta como aquele que sabe lidar com tais
mecanismos” (Frankl, 1992, p.13).
As idéias básicas da Logoterapia que já tinham sido registradas por Frankl em
1942, num manuscrito do livro
Aerztliche Seelsorge (Cura D’almas), destruído num
dos campos de concentração pelos quais passou, foram reescritas após o final da
segunda guerra, e a experiência nos campos de concentração permitiu-lhe dar um
tom de “realismo e compaixão” à sua concepção da humanidade.
Segundo o próprio Frankl no contexto da logoterapia
logos significa “sentido”,
pois o que realmente importa à existência humana é o cumprimento de sentido e a
logoterapia fala de uma vontade de sentido (FRANKL, 1992, p. 61). Em sua
perspectiva, Frankl admite a propensão da humanidade para o mal, mas isso não
impede que ele também possua “uma mensagem de esperança para homens e
mulheres aflitos” (Hurding, 1995, p.150).
Certamente as características acima já fariam da Logoterapia uma poderosa
ferramenta a ser utilizada pelo aconselhamento bíblico, mas Frankl dá um passo a
mais quando descortina o homem além da dimensão psicofísica, reconhecendo sua
“dimensão noológica”, numa visão que inclui o espiritual como dimensão religiosa,
valorativa, intelectual e artística (Frankl, 1992, p. 8). Assim fazendo, toca muito de
perto os conceitos bíblicos, e, de fato, ele mesmo reconhece a relação entre a
psicoterapia e teologia quando no prefácio da 7
a
edição alemã de seu livro Der
Unbewusste Gott
(A Presença Ignorada de Deus), em 1974, afirma: “Diante da
neurose de massa, que se propaga de maneira acelerada, ninguém que seja
honesto e leve a psicoterapia a sério, pode jamais se esquivar do confronto com a
teologia – nem hoje, nem há vinte e cinco anos atrás”.
Gary R. Collins cresceu no Canadá e graduou-se pela
McMaster University
em Hamilton, Ontário e pela Universidade de Toronto. Após alguns anos servindo na
Royal Canadian Navy Reserve, mudou-se para os Estados Unidos onde fez sua
residência em psicologia clínica pelo
University of Oregon Medical School Hospitals
em Portland e, em seguida, dedicou-se a um ano de estudos teológicos no Western
Seminary. Obteve PhD (Doutorado em Filosofia) em psicologia clínica pela Purdue