76
Aqui é uma empresa em que a liberdade é extremamente levada em consideração.
As pessoas levam em consideração tudo o que o engenheiro de mais baixo nível na
hierarquia pensa, todo mundo pode questionar, a empresa dá este direito, mas não dá
o direito de ninguém ouvir “isto não nos interessa”. Isto é uma coisa que você nunca
vai ouvir aqui. Agora, o interessante é que isto vem dos presidentes, você pode vir
com uma ideia inovadora que você vai ser ouvido (Entrevistado nº 10).
Aqui na Google, se a gente vê alguma coisa que poderia funcionar melhor, então
somos livres para mudar. Sugira um jeito diferente para funcionar e põe a mão na
massa. Então esta é a principal diferença da Google (Entrevistado nº 8).
Ainda em relação à comunicação, foi mencionada nas entrevistas a questão do perfil
do googler, que é o nome dado para os empregados da Google. Ser um googler, torna
possível a criação e o compartilhamento de ideias. O perfil comunicativo do googler ajuda a
criar um ambiente que influi na socialização de seus indivíduos.
Ser um googler é ter plena realização profissional, fazer coisas desafiadoras, coisas
que te levam até o seu limite de capacidade profissional, de seu conhecimento e, ao
mesmo tempo, você pode ajudar muita gente com isto, porque o alcance do que você
faz é muito grande e você é bem remunerado por isto (Entrevistado nº 10).
Um googler tem um trabalho divertido, diferente, criativo, coisas legais e é
valorizado. Acho isto bacana. Mesmo nas menores coisas, com impacto pequeno, o
trabalho é bem reconhecido pela empresa e pelos colegas (Entrevistado nº 9).
Eu acho que ser um googler é prezar pela empresa. Quando você trabalha com
respeito e tem vontade que a empresa vai para frente, que ela progrida, que ela seja
bem-sucedida e você vê claramente a chance de você seguir no mesmo rumo, é do
seu interesse ajudar, contribuir, fazer que tudo funcione sem ter a sobrecarga da
burocracia, ou a sobrecarga da responsabilidade (Entrevistado nº 8).
Assim fica explícito que a comunicação é muito valorizada pelos entrevistados. Um
deles ressalta que a capacidade de comunicar é fundamental para difundir uma nova ideia à
equipe. Uma boa comunicação pode transformar um projeto, enquanto a falta dela pode
destruir um bom projeto. Na empresa não existe nenhum projeto individual; todos eles advêm
de um trabalho de equipe.
Quanto melhor a comunicação, mais efetivo é o trabalho e melhor o resultado que
será alcançado. A capacidade de comunicar e trabalhar em equipe são fundamentais
para os resultados que o trabalho vai alcançar. Se eu ficar com todas as informações
do meu projeto aqui guardadinho, ninguém saberá. Então, é necessário tomar atitude
e poder comunicar-se abertamente. Se você não tiver a capacidade de se comunicar,
então você não consegue vender seu peixe. Você não consegue se explicar, você não
consegue colocar suas ideias para que as outras pessoas entendam. Como você
sempre trabalha com mais pessoas, se você não consegue se comunicar, então você
está “carta fora do baralho”. É preferível comunicar-se excessivamente de que
resguardar-se. É muito melhor que seja transparente para todo mundo o que você
está fazendo, ou não está fazendo, do que você não se comunicar. É preferível perder
tempo com a comunicação do que faltar alguma coisa de fundamental. Tudo que