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Tabela 13: Justificativas das palavras mais importantes evocadas por instigador verbal no Teste de
Associação Livre de Palavras (continuação).
JUSTIFICATIVAS
Leitura é... Leitor é... Ler é...
P6 Conhecimento: a chave do
conhecimento está na leitura.
Aprendizado: grande parte do
aprendizado teórico necessita de
leitura.
Agente: o ser humano é o agente
principal da história e ler é
importante para reconhecer erros.
Pesquisador: todo pesquisador
precisa de uma grande quantidade
de leitura para desenvolver seus
trabalhos.
Pesquisar: quase toda
pesquisa necessita que se
leia.
Informação: não só a
mídia televisiva, mas
também jornais, através
da leitura, informam a
população.
P7 Ação: o ato de ler é uma prática que se
aperfeiçoa e nos coloca em situações
diferentes ou não vivenciadas no
cotidiano. Contribui para que sejamos
mais críticos e criativos.
Reflexão: Leitura é a possibilidade de
reconstruir o que se foi e recriar o que
será.
Lê: quem viaja com a leitura é o
leitor que se emociona e se
transporta com os eventos e/ou
situações narradas no livro.
Viaja: o leitor ao ler um livro
assimila conhecimentos, valores,
cultura, situações não comuns ao
seu espaço-tempo de vida.
Conhecer; Refletir:
entender novas
concepções. Valores,
propostas, paradigmas,
etc.
P8 Necessária: num mundo em que ser
letrado é quase uma questão de
sobrevivência, a leitura se faz
necessária para melhor inserção e para
nossa defesa.
Criadora: a leitura cria espaços cada
vez maiores de aprendizagem, de
abertura de horizontes. Tudo pode ser
escrito e, portanto, lido e assim nos
comunicamos com várias pessoas em
diferentes pontos de vista e a partir da
leitura, criamos nossa própria forma de
pensar.
Culto: o universo da informação é
bastante vasto e quanto mais
lermos, maior o grau cultural e
melhor podemos nos colocar frente
ao mundo e as diversas situações.
Útil: utilidade de ser leitor é poder
socializar o conhecimento,
especialmente sendo professor.
Necessário: na qualidade
de professora, ler faz
parte do cotidiano. Não só
a leitura relativa à
disciplina, mas a
ampliação do horizonte
das informações.
Prazeroso: saber é um
prazer e mesmo quando
conversamos com alguém
algo interessante, isso é
produto da leitura dele, o
que amplia nosso
universo de
conhecimento.
P
A
R
T
I
C
P
A
N
T
E
S
P9 Conhecimento: através da leitura
podemos adquirir conhecimento,
especialmente na realidade atual em
que às coisas mudam muito
rapidamente.
Aperfeiçoamento: principalmente nos
campo profissional em que não é
possível ficar só na formação inicial, é
difícil ter tempo para continuar
estudando.
Aprendiz: aquele que sabe,
sempre pode adquirir mais
conhecimento para ser melhor e
melhorar o mundo em que vive.
Atualizado: procura acompanhar o
progresso do mundo em que vive.
Cativante: quanto mais
leio, mais tenho vontade
de ler.
Aprender: apropriar-se
de conhecimentos da
cultura de informações.
P10
Prazer; Continuidade: a pessoa deve
sentir prazer na leitura, pois caso
contrário, não se entregará a esse
passatempo.
Gosto: deve-se gostar de ter
hábito de leitura.
Assíduo: o gosto se adquire na
infância.
Informação; Relaxante:
a melhor maneira de se
obter informação é
através da leitura e, além
disso, ela também nos
auxilia a “esquecer” os
problemas diários.
P11
Conhecimento: fundamental pra tudo.
Informação: vem decorrente do
conhecimento.
Insatisfeito; Atento: geralmente
nem sempre leio o que gosto. /
(Não justificou).
Informação; Obrigação.
(Não justificou).
Obs: em negrito as duas palavras hierarquizadas como mais importantes (Continua)