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particulares passar-se-ia ao mesmo processo, porém nas mãos de uma elite burocrática. Por
isso, chamando-os de “ingênuos necessários” ou de “lobos disfarçados de cordeiros”
279
,
diziam:
O cristianismo progressista pretende batizar o comunismo. É uma utopia. O
comunismo constitui, nos seus princípios e nas concretizações deles, um
sistema intrinsecamente perverso e anti-natural. Para batizar o comunismo,
nem toda água do Jordão. Seria preciso transformá-lo, radicalmente, na
teoria e na prática. Mas um comunismo, assim transfigurado, já não seria
comunismo; e realizá-lo, excederia quaisquer forças humanas.
280
O Legionário concordava com os pressupostos da revista franciscana e observava: “É
ingênuo, ou não tem boa fé, quem acredita que o comunismo renunciou verdadeiramente a
seus propósitos, e deseja realizar uma ordem de coisas compatível com o catolicismo”
281
.
Lembrando Pio XI, exaltava que ambos eram radicalmente incompatíveis e não havia
possibilidade de conciliação; boa parte dessa confusão era fruto de católicos “narcotizados”,
tíbios ou tolos que caíam no jogo moscovita da política da mão estendida.
282
Ao falar da realidade política dos católicos, os adeptos do CDV admitiam que, de um
lado, estavam os partidários da tradição e da ordem e, de outro, os desejosos de certas
reformas sociais em prol do melhoramento da vida popular
283
. Em seu entender, algumas
demandas dos comunistas eram justas, entretanto não poderiam ser alcançadas pelos métodos
bolcheviques, mas, sim, por meio da plena democracia, como a que descrevera Maritain.
Pretendiam acabar com “toda hegemonia do dinheiro”, acreditando que, consequentemente,
eliminariam as causas do comunismo
284
. Mas alertavam que, em meio aos falsos princípios,
os comunistas possuíam certas intuições verdadeiras.
Entre os elementos originais do comunismo, encontram-se elementos
cristãos, tanto que Santo Tomás More tinha idéias comunistas. Aliás, a idéia
de ‘comunhão’ é uma idéia cristã. O comunismo é a deformação do conceito
279
TORNAGHI, Ernesto. Pretenso liberalismo católico. Vozes de Petrópolis: Revista Católica de Cultura,
Petrópolis, s/n, p.438-441, jul./dez. 1934. p. 440.
280
MAURÍCIO, P. Domingos. A ilusão do cristianismo progressista. Vozes de Petrópolis: Revista Católica de
Cultura. Petrópolis, s/n, p. 416-432, jul./ago. 1950. p. 422.
281
OLIVEIRA, Plínio Corrêa de. 7 dias em revista. Legionário, São Paulo, s/n, 6 maio1945.
282
Id. 7 dias em revista. Legionário, São Paulo, n.670, 10 jun. 1945.
283
DELGADO, Luiz. À margem da filosofia social de Jacques Maritain. A Ordem, Rio de Janeiro, s/n, p. 541-
546, maio/jun.1946. p. 545.
284
REDAÇÃO. Comunismo, reacionarismo, Integralismo. A Ordem, Rio de Janeiro, s/n, p.166-174, set.1945. p.
168. SANTOS, Fr. João Batista Pereira. Atitude do cristão em face do materialismo comunista. A Ordem,
Rio de Janeiro, s/n, p. 190-198, mar. 1949. p. 191.