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Indicador 7: Chaves para o sucesso
Se os funcionários trabalham para manter um clima amigável e harmonioso
nas atividades de cada dia, com consistência e respeito, iniciativa e
reconhecimento, a experiência de cada um favorece o estabelecimento de
uma cultura empresarial ética, pois as pessoas são mais importantes que os
produtos. A bondade é o único investimento que sempre recompensa, tanto
em termos pessoais, como em crescimento geral da organização.
Para Navran, há chaves para o sucesso em toda organização. Na maioria das
vezes, tais chaves incluem o trabalho intenso, a auto-motivação, e os
resultados excelentes. No entanto, não se limitam a isso. Muitas
organizações possuem suas próprias e específicas chaves de sucesso. Elas
podem ser muito apropriadas: associação com um produto novo, apoio a um
mentor, ou experiência em certas posições chave. As questões éticas surgem
quando estas chaves de sucesso específicas não são universalmente
acessíveis, quando conflitam com a posição ética declarada pela
organização, ou com os valores pessoais amplamente aceitos dos
funcionários. Quando isto ocorre, o sucesso é percebido como reservado a
um pequeno grupo seleto, com um critério de seleção além do controle do
indivíduo. [...]
Indicador 8: Serviço ao cliente
[...]Para Navran, quase toda organização reconhece a importância da
satisfação do cliente. Para isso, também realiza treinamentos. Quando uma
organização tem um padrão ético para seus clientes e outro para seus
funcionários, problemas podem surgir. Os funcionários estão numa situação
muito especial de verificar como a organização os trata e como ela espera ou
exige que tratem os clientes. Se essas expectativas não forem congruentes ou
coerentes, cria-se uma tensão na organização que pode resultar num mau
atendimento aos clientes, e níveis crescentes de insatisfação dos
funcionários. A maioria dos funcionários tem dificuldade de tratar os clientes
sistematicamente melhor do que a organização os trata.[...]
Indicador 9: Comunicação
[...] Para Navran, toda organização possui expectativas e exigências em
relação a seus funcionários. Quando a empresa não consegue comunicar
eficazmente aquilo que espera de seus empregados, reduz-se a probabilidade
de que ela alcance os resultados esperados. As pessoas precisam de
informações, de orientação e de reforço. Necessitam conhecer as posições e
os padrões éticos da empresa, o que é considerado uma conduta correta dos
funcionários num amplo espectro de situações com as quais poderão se
defrontar. E precisam sentir-se coerentes com tais exigências. Por fim, os
funcionários devem saber a quem se dirigir para obter respostas às suas
preocupações éticas, quando se defrontam com uma situação nova ou
diferente [....].