
ÉTICA E CIDADANIA NO CONVÍVIO ESCOLAR - uma proposta de trabalho
Evasão, repetência e rendimento escolar: a realidade do sistema educacional brasileiro.
De H. M. Vianna. Estudos de Avaliação Educacional, nº 4, São Paulo, julho/dezembro de 1991. Publicação
da Fundação Carlos Chagas.
Baseando-se em dados empíricos, o autor faz uma cuidadosa análise da evasão nas escolas de ensino funda-
mental da rede oficial de ensino.
Jovens urbanos pobres: anotações sobre escolaridade e emprego.
De J. V. Gomes. Revista Brasileira de Educação, nº 5/6, São Paulo, 1997. Publicação da Associação Na-
cional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Este artigo fornece subsídios para se pensar a discussão polêmica sobre a valorização da escola pelo jovem
pobre.
Juventude(s) e periferia(s) urbanas.
De E. Guimarães. Revista Brasileira de Educação, nº 5/6, São Paulo, 1997. Publicação da Associação
Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Este artigo trata da identidade e das formas de representação das agremiações juvenis na sociedade contem-
porânea.
Juventude, tempo e movimentos sociais.
De A. Melucci. Revista Brasileira de Educação, nº 5/6, São Paulo, 1997. Publicação da Associação Nacio-
nal de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Este artigo discute a importância da veiculação das vozes juvenis, para torná-las agentes de inovação políti-
ca e social da sociedade brasileira.
Limites: três dimensões educacionais.
De Yves de la Taille. São Paulo: Editora Ática, 1998.
Este livro, valioso para os educadores, ilumina, por um lado, o amplo conceito de "limite" e, por outro,
as abordagens dadas ao tema, enfatizando, ao longo da análise, aspectos do desenvolvimento infantil e da
educação.
O silêncio vai acabar.
De Tânia Regina Pinto e Leonardo Mourão. Revista Nova Escola, nº 120, São Paulo: março de 1999. Publi-
cação da Fundação Victor Civita (Editora Abril).
Esta reportagem traz uma pesquisa feita pela pedagoga Eliane Cavalleiro sobre a discriminação racial numa
escola de São Paulo, abordando abertamente o preconceito contra o negro.