
Tipos de trabalhos realizados pelos alunos: ar-
mações de metal, pés de filtro, cantoneiras, floreiras,
porta-revistas, conjunto de abajures, cinzeiros, can-
deeiros, figuras decorativas etc.
Material de consumo: vergalhões de diversos nú-
meros, folhas de zinco, cobre, arame e lata.
Material instrumental: chaves de fenda de 6",
8", 4", alicate (bico chato) de 6", alicate (bico re-
dondo) 6", alicates universais, alicate de dupla força,
alicate de corte lateral, arcos de serra para metal, te-
souras para chapa, calibrador para parafusos, máqui-
nas de furar, esquadros de aço, martelos de bola (de
200, 300 e 400 g), metro articulado, riscadores de
chapa, trilhadeiras, limas bastardas chatas 8" e 10",
limas murça 8" e 10", punções, bigorna de 10 kg,
bigornas de 25 kg, cadinho de grafite, escovas de
aço para lima, forjas, ferros de soldar, elétrico e
simples, esmeril elétrico, máquina de furar elétrica
com mandril de 1/2", tenazes, tesourão para chapa,
soldador elétrico de 30 amp, 1 tarraxa, maçarico, ma-
cete de 1 kg, tranchas planas, tranchas curvas, chave
inglesa de 10", calibrador para arame e abridores
de lata.
Couro (Sapataria e outras confecções)
Objetivos: formar hábitos de trabalho, tornando
o aluno cada vez mais útil a si e à sociedade; exerci-
tar no manejo do material instrumental; adquirir co-
nhecimentos requeridos nessa técnica; habituar o
aluno no conhecimento do material e seu emprego.
Tipos de trabalhos realizados pelos alunos:
bolsas, sacolas, pastas, porta-revistas, capas para livros,
carteirinhas, cintos e pulseiras.
Deve-se registrar aqui o desenvolvimento da téc-
nica de Sapataria pelos meninos que constituíram
grupo à parte na ala masculina, na confecção de va-
riados tipos de sapatos, desde a sandália aberta até
o sapato escolar, fechado.
Material de consumo: couro de diversas cores e
tipos: fazendas para forro, fitilhos, linhas, papelão.
cola, tachas, arebites, trincos.
Material instrumental: facas, sovelas, tesouras
médias, tesourão, réguas de metal, fita métrica, es-
quadros de metal, alicates, jogos de vazadores nº 2,
3, 4, 5, etc. Alicates vazadores, dobradeiras, traçado-
res de osso, trinchetas, grosas, espátulas, marchetado-
res de aço, martelos, modeladores, pedra mármore
(pedaços de 20 cm), pirógrafo, jogos de marcheta-
dores de enfeite, grifos de 3 dentes, grifos de 1 dente,
pedras de amolar e de afiar, fôrmas para sapatos,
máquina de couro e de pregar colchetes de pressão,
agulhas.
Macieira
Os objetos do ensino da técnica de trabalho em
madeira são os mesmos do ensino da técnica do couro.
A aprendizagem vai do recorte simples em serras
"tico-tico" à utilização de serra elétrica em pequenos
móveis.
Tipos de trabalhos: mobiliário miniatura, cami-
nhões, carros e casas de brinquedo, porta-jóia com
incrustações de jacarandá, cabides, papeleiras etc. Re-
param também os móveis da própria escola e confec-
cionam pequenos tamboretes, cadeiras, balanços.
Material de consumo: compensados de 4 a 6 mm,
tábuas de pinho de 1/2 polegada, de 3/4 e de 1";
cola, tinta, verniz, alvaiade, pregos e lixas.
Material instrumental: bancos de marceneiro, de
professor, plainas nº 4, martelos de pena de 150, 200,
300 e 400 g, máquina de furar manual (capacidade
máxima 1/4), esquadros de aço (tamanho médio),
martelos de unha de 200 g, graminho para encaixe,
arco de pua (com jogo de pua), compassos 7" ponta
seca, compassos de 10" (ponta seca), jogos de verru-
mas, grampos de C de 3", 4", 5", 6", 7", 10" de boca,
grosas meia cana de 8" e 10", suta, limas meia cana
de 8" e 10", chaves de parafusos de 4", 5", 6", 8",
limatões redondos, 4", 6", 8", 10" bastardo, arco de
serra tico-tico (de preferência Eclipse F.S.70), serro-
tões de costa de 12", serrotões de traçar 2", 1 nível-
limas de murça triangular 4", torquês de 6", alicate
de corte frontal 7", alicate de corte lateral 7", metros
articulados, coleiros, punção para marcar, para furar,
canivetes médios, formões de 1", 3/4", 5/8", 1/4",
1/8", raspadeiras espátulas de 1'', 1/2" e 2", serrotes
de ponta, travadeira, fogareiro elétrico, pedras de