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O cinema e a televisão podem agregar valor a um destino turístico,
transformando cenários e recursos culturais em grandes atrativos, quando esses forem
palco para as gravações de um fi lme, ou minisséries e novelas de cunho histórico,
principalmente. Quando tais produções se tornam conhecidas, podem estimular maior
fl uxo turístico para esses locais.
Tal fato deve ser visto como uma oportunidade de se trabalhar outros
conteúdos presentes no local, aproveitando o fl uxo de turistas para promover a cultura
local, valorizando-a em sua totalidade de aspectos
O fl uxo turístico, no caso deste segmento, não depende tanto de condições climáticas,
como no Turismo de Sol e Praia e outros, possibilitando que as atividades turísticas possam
ser realizadas ao longo do ano. A sazonalidade da atividade é mais evidente, contudo, em
destinos cujo produto está focado em eventos e determinadas manifestações culturais
pontuais. Nesse caso, desenvolver outras atividades e segmentos pode ser uma boa
estratégia para melhorar a distribuição do fl uxo turístico e a ocupação dos equipamentos.
Se a motivação do turista concentrar-se nos aspectos culturais, ele visitará tanto os
atrativos localizados na zona urbana quanto na área rural. Caso a vivência da ruralidade
for predominante na motivação, confi gura-se um outro tipo de turismo – o segmento
denominado Turismo Rural, que guarda fortes elementos culturais. Por essa razão, uma
propriedade rural com elementos culturais signifi cativos pode desenvolver produtos de
ambos os segmentos – Rural e Cultural.
Deve-se, pois, identifi car, dentre todos os atrativos, aqueles que podem compor um
produto turístico diferenciado. Nesse processo, convém analisar a singularidade, o valor
intrínseco e o caráter brasileiro dos atrativos
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que compõem o seu valor potencial, segundo
metodologia adotada no Plano de Marketing Turístico Nacional
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.
Os valores locais – história, identidade e memória
No processo de organização do Turismo Cultural a comunidade tem papel fundamental,
principalmente na revelação de aspectos ainda não registrados ou que não constam
na história ofi cial. A vivência histórica das comunidades, ao ser valorizada pelo turismo,
enriquece a experiência do turista e reforça o sentimento de pertença local.
Os moradores mais antigos da região são detentores de um amplo leque de
informações sobre a história, a memória, os personagens e fatos do cotidiano local,
nem sempre visíveis e conhecidos do senso comum
7 - Singularidade: valor que tem um recurso pelo fato de ser único no mundo, na América Latina, no Brasil, na macrorregião
ou no Estado
- Valor Intrínseco: valor de cada um dos recursos, aferido por meio de análise comparativa que os faça destacar-se dentro
de sua própria categoria (museus, edifi cações, natureza, parques)
- Caráter brasileiro: valor que tem um recurso pelo fato de fazer parte da identidade nacional, ainda que não seja espe-
cifi camente um recurso turístico, mas representa, de fato, um grande valor potencial para o turismo
8 BRASIL. Plano de Marketing Turístico Nacional. Brasília: MTur, 2005
s moradores mais anti
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ião são detentores de um amplo leque de
informações sobre a história, a memória, os personagens e fatos do cotidiano local,
em sempre vis
veis e conhecidos do senso comum