Ex. 56 Sinfonia dos Salmos – 3
o
movimento, Igor Stravinski ________________________________82
Ex. 57 Imagem de uma planta fractal, onde cada pequeno ramo reproduz a planta inteira, até o infinito
________________________________________________________________________________87
Ex. 58 taleas de cada mão utilizado em Désordre ________________________________________88
Ex. 59 organização rítmica das taleas em Désordre_______________________________________89
Ex. 60 Padrão de diminuição no número de colcheias de [8;1;Md;4] até [8;5;Md;1] ____________92
Ex. 61 nova organização rítmica das taleas em Désordre __________________________________92
Ex. 62 compassos onde ocorrem as diminuições no número de colcheias das taleas______________93
Ex. 63 Padrão de aumento no número de colcheias de [13;2;Me;1] até [13;3;Me;3]_____________94
Ex. 64 Gráfico de Désordre__________________________________________________________96
Ex. 65 Talla, A. Alcalde_____________________________________________________________99
Ex. 66 ritmo textural no primeiro e segundo sistemas, mão esquerda ________________________100
Ex. 67 ritmo textural no terceiro sistema até a clave de Fa da mão direita, no quarto sistema_____100
Ex. 68 Talla, A. Alcalde____________________________________________________________101
Ex. 69 ritmo textural no sexto sistema_________________________________________________101
Ex. 70 ritmo textural no sétimo, oitavo e nono sistemas ___________________________________101
Ex. 71 ritmo textural do décimo até o décimo-quinto sistema_______________________________102
Ex. 72 Evolução da densidade-compressão em Talla, do sétimo ao décimo-sétimo sistemas_______103
Ex. 73 recessão no fator de densidade compressão do sétimo sistema ao início do décimo-terceiro
sistema, medida contando-se o número de semitons cromáticos entre os limites extremos ________104
Ex. 74 progressão no fator de densidade compressão do décimo sistema ao início do décimo-sétimo
sistema, medida contando-se o número de semitons cromáticos entre os limites extremos ________104
Ex. 75 elemento C, tal como é apresentado na mão direita nos primeiros compassos____________110
Ex. 76 material x _________________________________________________________________110
Ex. 77 material y _________________________________________________________________111
Ex. 78 arpejos dos compassos 33 e 34 ________________________________________________114
Ex. 79 compassos 42 e 43 – a linha melódica da mão esquerda dobra em oitavas a da mão direita_115
Ex. 80 compassos 64 e 65 –mudança na organização tonal e textural associada ao movimento de
semitom descendente do# - do_______________________________________________________118
Ex. 81 - evolução do fator densidade-número nos 12 compassos iniciais de Contrastes __________119
Ex. 82 - evolução no número de sons articulados nos 12 compassos iniciais de Contrastes _______120
Ex. 83 - motivo rítmico recorrente em O jardim das veredas _______________________________124
Ex. 84 – parte do clarinete, compasso 1 _______________________________________________125
Ex. 85 trombone, compasso 1 _______________________________________________________125
Ex. 86 contrabaixo, compasso 1 _____________________________________________________125
Ex. 87 piano, compasso 1 __________________________________________________________125
Ex. 88 padão intervalar no clarinete e trombone, compasso 1 ______________________________125
Ex. 89 padão intervalar no contrabaixo e piano, compasso 1 ______________________________126
Ex. 90 clarinete, compasso 2________________________________________________________126
Ex. 91 trombone, compasso 3 _______________________________________________________126
Ex. 92 contrabaixo, compasso 3 _____________________________________________________127
Ex. 93 piano, compasso 3 __________________________________________________________127
Ex. 94 - clarinete, compasso 5, série retrógrada 6 _______________________________________127
Ex. 95 - clarinete, passagem do compasso 5 para o 6, transposição de M2____________________127
Ex. 96 - clarinete, compasso 6 com anacruse ___________________________________________128
Ex. 97 - contrabaixo, compassos 5 e 6 ________________________________________________128
Ex. 98 - trombone, compassos 5 e 6 __________________________________________________128
Ex. 99 - piano, compassos 5 e 6 _____________________________________________________128
Ex. 100 – acorde contendo o trítono si-fa ______________________________________________129
Ex. 101 - clarinete, compasso 7______________________________________________________129
Ex. 102 - trombone, compasso 7 _____________________________________________________129
Ex. 103 - contrabaixo, compasso 7 ___________________________________________________129
Ex. 104 - piano, compasso 7 ________________________________________________________129
Ex. 105 - clarinete, anacruse do compasso 8 apresentando ampliação da variante de M2 ________130
Ex. 106 - trombone e contrabaixo, compasso 9, segundo motivo textural (T2): glissandi _________130
Ex. 107 – glissandi no piano, compasso 12_____________________________________________130
Ex. 108 - glissando no contrabaixo___________________________________________________130
Ex. 109 - glissando no piano, compasso 25_____________________________________________131
Ex. 110 - configuração textural T3 (compassos 13 a 18) __________________________________131
Ex. 111 - configuração textural T3 (compassos 21 a 23) __________________________________131
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