diferença entre dado e informação. Ilustremos a diferença. Suponhamos, por
exemplo, que um gestor de uma instituição pública da área de Saúde, receba
um relatório no qual conste o seguinte resultado: “O número de famílias
cadastradas no Programa de Agentes Comunitários de Saúde é de 1.172
famílias”. A grande questão que se apresenta é a interpretação desse número
– ele é um resultado satisfatório ou não? Está ou não em conformidade com os
resultados esperados? E se não estiver, o que seria um resultado satisfatório?
E se esse resultado não estiver dentro das expectativas, quais foram os
problemas encontrados? Estão sendo tomadas iniciativas para resolver estes
problemas? Respostas a essas questões, agrupadas ao número bruto,
constituiriam, aí sim, elementos contextuais para uma tomada de decisão.
Teríamos, então, informações, ao invés de simplesmente dados.
2.4.2. O Painel de Bordo
O Relatório do Comitê Temático da Fundação Prêmio Nacional da Qualidade -
FPNQ sobre Planejamento do Sistema de Medição do Desempenho Global faz
referência ao chamado Painel de Bordo das organizações, em uma analogia ao
painel de bordo de um avião. Neste painel, as informações essenciais ficam a
todo instante visíveis para o piloto através de alguns mostradores que
evidenciam situação de perigo (faixa vermelha), alerta (faixa amarela) ou de
normalidade (faixa verde).
As outras informações ficam armazenadas no computador e somente são
acessadas pelo piloto em caso de eventual necessidade.
A referência é utilizada para fazer analogia ao caso dos sistemas de
informação nas organizações, onde se recomenda que o conjunto das
informações estratégicas seja destacado e de fácil acesso, além de poder ser
monitorado de forma simples e comunicativa. Nesse contexto, esse conjunto de
informações é conhecido como o Painel de Bordo da organização.
Com efeito, o que um gestor necessita é que todas as informações importantes
da organização estejam reunidas num único módulo, e que esse módulo
disponibilize rapidamente o Painel de Bordo. E que, nesse Painel de Bordo, se
pudesse monitorar, facilmente, o desempenho dos indicadores que o
compõem, bem como monitorar também os indicadores que influenciam
os
resultados explicitados no Painel. Os gestores gostariam também de encontrar
as explicações para eventuais desvios na performance esperada para os
indicadores e, ainda, o que já está sendo feito ou vai se fazer para corrigir os
problemas encontrados. Esses gestores gostariam também de serem alertados
para qualquer eventual desempenho crítico de algum indicador que, embora
não faça parte do Painel de Bordo, seja componente da sua cadeia de
influência e, dessa forma, poder agir sobre o problema antes que ele vá afetar
o desempenho de algum indicador estratégico da organização.
2.5. O PROBLEMA A SER RESOLVIDO