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Segundo Parcell (1978, in Hardman, 1993), os termos “superdotado”
e “talentoso” se refere a crianças e jovens, identificados na pré esco-
la, no ensino fundamental ou no ensino médio, como possuidores de
habilidades potenciais ou demonstradas, que evidenciam alta capa-
cidade de desempenho, em áreas tais como no desempenho inte-
lectual, criativo, acadêmico específico ou habilidade de liderança,
ou nas artes de representação, artes de um modo geral e que, por
essa razão, necessitam de serviços ou atividades que não são roti-
neiramente oferecidas pela escola (Seção 902)” (p. 379).
Renzulli (1978, in Hardman, 1993) foi pioneiro ao apresentar a
noção de que a superdotação era uma combinação de conjuntos
(conglomerados) interativos de comportamentos e que uma pessoa
não pode ser identificada como superdotada, baseando-se em
somente um desses conglomerados. Sua definição dizia que: “a su-
perdotação consiste de uma interação entre três conglomerados
básicos de traços humanos - habilidades gerais acima da média,
altos níveis de compromisso com as tarefas que assume e altos níveis
de criatividade. Crianças superdotadas e talentosas seriam, então,
aquelas que apresentam ou que são capazes de desenvolver este
conjunto integrado de traços, bem como de aplicá-los a qualquer
área potencialmente importante do desempenho humano. Crianças
que manifestam ou que são capazes de desenvolver uma interação
entre os três conglomerados requerem uma variedade ampla de opor-
tunidades e de serviços educacionais, normalmente não oferecidos
nos programas instrucionais regulares.” (p. 380).
Mais recentemente, outras novas concepções surgiram na literatu-
ra sobre inteligência. Sternberg (1981, in Hardman, 1993) propôs uma
teoria triárquica sobre a inteligência humana, que defende que o de-
sempenho intelectual compreende três partes: a inteligência analíti-
ca, apresentada por aqueles que mostram um bom desempenho em
testes de aptidão e de inteligência; a inteligência sintética, apresen-
tada por pensadores não convencionais, que são criativos, intuitivos e