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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
TF
Fundação Universidade de Rondônia
RO
ASSUNTO
Reconhecimento de cursos fora de sede.
RELATOR: SP. CONS , . .
Layrton Borges de Miranda Vieira
PARECER N.º 660/93
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
APROVADO EM 09/11/93
PROCESSO N.° 23000.005317/91-59
e outros
I - RELATÓRIO
0 Reitor da Universidade Federal de Rondônia encaminha a es-
te Conselho pedido de reconhecimento de vários cursos , ministrados fora de
sede, pela referida Universidade, conforme se especifica
1. Processo 23000.005317/91-58 - Rolim de Moura
Licenciatura Plena em Peda
g
o
g
ia , Hab. em Supervisão Escola
r
Período Noturno - AO vagas
2. Processo 23000.005318/91-11 - Ji-Paraná
Licenciatura Plena em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar
Período: Noturno - AO vagas
3. Processo 23000.005319/91-83 - Rolim de Moura
Licenciatura Plena em Letras. Habilitação em Língua Portuguesa e suas Li-
teraturas.
Período: Noturno - AO vagas
A. Processo 23000.005321/91-25 - Vilhena
LiC. Plena em Letras, Hab. em Lín
g
ua Portu
g
uesa e suas Literaturas
Período: noturno - AO vagas
5. Processo 23000.005320/91-62 - Gua
j
a
r
á-Mirim
Lic. Plena em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar
Período: Noturno
MOD 5 - C F E
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6.
Processo 23000.005322/91-98 - Guajará-Mirim
Lic. Plena em Letras, Habilitação Língua Portuguêsa e suas Literaturas
Período: Noturno - AO vagas
7.
Processo 23000.013308/90-31 - Caçoai
Ciências - Licenciatura de 1º Grau
Período: Noturno - 30 vagas
8.
23118.05000212/90-96 - Caçoai
Ciências Contábeis - 30 vagas
Os referidos cursos foram visitados pelas Comissões Verificadoras
relacionadas a seguir:
Portaria Membros da Comissão Inst. de Cursos Verificados
Designação Origem
133/91-SENESu/MEC Mª Tereza P. de Siqueira UnB Cursos nºs. 1,3,7
Mª de Lourdes B.D.Freire UFMT
124/91-SENESu/MEC Enilde L.de J.Fauhstich UnB Cursos nºs. 2
Daisy Costa Leininger
11/91-SENESU/MEC Almir Joaquim de Sousa
UFG
Curso nº 9
Vinício Lopes Borges
137/91-SENESU/MEC Mª Teresa P. Siqueira UnB Curso nº 6 e 8
Mª de Lourdes B.de Lamô
nica
113/91-SENESU/MEC Antônio Ramos Machado UnB Curso nº 1º
João Geraldo Bugarim
Com base nos dados contantes nos processos, nos Relato rios das
Comissões Verificadoras e na Documentação Complementar anexada aos autos, passamos a
análise do pleito:
I
-
DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade Federal de Rondônia-UNIR, instituída nos
termos da Lei Federal nº 7.011, de 08/07/82, é entidade de ensino su-
perior , vinculada ao Ministério da Educação, com personalidade
jurídi-ca de direito privado e autonomia didático-científica,
administrativa, patrimonial e disciplinar.
0 seu Estatuto em vigor foi aprovado pela Portaria Mi-
nisterial ns 324, de 18.05.89.
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"para efeito do cumprimento da carga horária (2.400 h exigidas por lei)V
As referidas grades curriculares encontra-se nos Qua-
dros II-A-,
- Corpo Docente
Nos Cursos em Rolim de moura atuaram 34 professores, assim
distribuídos:
- 31 são professores do Quadro Permanente da UNIR e trabalham em sistema
de rodízio. (Em se tratando de Universidade Federal, não se aplicam as dis
posições da Res. 20/77-CFE.)
- 03 são professores conveniados para aprovação. Todos possuem Especia-
lização.
A relação do corpo docente constitue o Quadro VIII-A
deste Parecer.
- Condições Materiais
Consta dos Relatórios das Comissões Verificadoras que o
Campus de Figueira - Rolim de Moura, foi cedido pela Prefeitura local,
firmado convênio este, com a UNIR; possui 02 blocos de alvenaria, com
01 sala para administração e 06 salas de aula.
As salas de aula são amplas e arejadas. Todas as instala-
ções estão perfeitas e conservadas.
As aulas de EF são realizadas no Ginásio Poli-esportivo
Municipal Emerson Schelbauer, cedida pela Prefeitura de Rolim de Moura.
No outro prédio ainda em construção, na fase de acaba-
mento, deverão funcionar mais 4 salas , com 80 m2 cada.
A Biblioteca do Campus de Rolim de Moura possui uma área
de 80 m2 para o acervo e uma para leitura. Possui um acervo geral de
8.000 exemplares.
A Comissão informa que a biblioteca possui o mínimo in-
dispensável para atender a clientela. Os livros estão em bom estado e
há periódicos suficientes para atender aos alunos.
0 acervo específico dos dois cursos estão assim distri-
buídos :
Pedagogia 509 títulos, com 1.335 exemplares
Letras 647 títulos, com 1.145 exemplares.
1.3- Recomendação da Comissão Verificadora
A Comissão Verificadora sugeriu a UNIR que fossem inter-
rompidas no ano de 1992, as várias formas de ingresso aos cursos de Le
tras no Campus de Rolim de Moura, que deêm prosseguimento aos cursos •
das turmas já iniciadas e sejam reavaliadas as condições para manutenção
e prosseguimento dos cursos de Letras.
A UNIR acatou a segestão da Comissão Verificadora, elabo-
rou e aprovou o PIQUE (Programa de Qualidade Educacional, através da
Resolução 66/92 - CONSUN (em anexo)redimensionando o oferecimento de
cursos e concentrando os recursos por área de conhecimento, segundo a
especifidade de cada município.( conforme ofício nº 184 anexado na do-
cumentação complementar).
2. Curso Ministrado em Jí-Paraná
2.1 - Funcionamento e Estrutura Curricular
0 currículo do curso de Pedagogia, habilitação Supervisão
Escolar, consta dos autos 3 versões, a priemira, para os alunos in-
gressaram em 1989; composto de 28 disciplinas com 191 créditos, uma
carga horária de 2.910 h/a e duração de 7 semestres, a segunda para os
que ingressaram em 1990, a grade é composta de 05 períodos, com 180
créditos e 2.700 horas e a terceira grade curricular adaptada para o
curso noturno .
comparando as três grades curriculares, verificou-se que
houve uma melhoria significativa na adequação das ofertas das disciplj.
nas semestrais.
As três grades curriculares podem ser vistas nos Quadros:
III-A, III-B, III-C.
Quanto ao Estágio Supervisionado são realizados nas redes
públicas e privadas do município. Seu valor é de 12 créditos para um
total de 181 horas.
A Comissão Verificadora informa que o curso atende a de-
manda de municípios vizinhos, contando com alunos de Ouro Preto do Oes-
te, Médici,cujas Prefeituras Municipais garantem transportes diário
aos estudantes.
Atualmente o curso possui 100 alunos matriculados, confor_
me demonstrativo abaixo:
- turma 1989: 30 alunos
- turma 1990: 33 alunos
- turma 1991: 37 alunos
2.2 - Corpo Docente
0 corpo docente que atua no curso; é formado por 2º pro-
fessores, assim distribuídos:
- 18 são professores do Quadro Permanente da UNIR, e trabalham em sis-
tema de rodízio. Estes , em se tratando de Universidade Federal não
se aplicam os dispositivos da Res. 20/77-CFE.
- 03 são professores já aprovados pelo CFE.
- 01 é professor conveniado, para aprovação., e trabalham em Jí-Paraná.
A relação do corpo docente encontra-se no Quadro VIII-B
deste Parecer.
2.3 - Condições Materiais
0 referido curso funciona no Campus Urupá da UNIR em
Ji-Paraná, ocupando antigas instalações da Escola Agropecuária Silvio ' Gonçalves de
Farias, situada num local amplo e aprazível.
Existe no local uma biblioteca, funcionando durante o horário
administrativo do Campus (16 ás 2º horas, de 2ª a 6ª feira). Ocupando uma área de
aproximadamente 60 m 2 .
0 acervo é formado por 814 títulos com 1.146 exemplares.
Quanto ao acervo específico a biblioteca dispõe de 245 títulos com 356
exemplares.
A Comissão recomenda a ampliação e atualização do acer
vo espefico do curso de Pedagogia.
3. Curso Ministrado em Vilhena Permanece
3.1 - Funcionamento e Estrutura Curricular
A Comissão informa que o Curso de Letras, habilitação em Língua Por-guesa e suas
Literaturas possui 2 Estruturas Curriculares e 1 Estrutura com adaptações que passou a vigorar a partir de
1991.
A Carga horária total exigida para a integralização é, pa
ra o currículo de 1989 - 2.475 h/a com 165 créditos; para o currículo
de 1991 - 2.685 h/a com 179 créditos.
As grades curriculares podem ser vistas nos Quadros IV-A, IV-B, IV-C
deste Parecer.
3.2 - Corpo Docente
0 corpo docente que atua no curso é formado por 25 profes-
sores, assim distribuídos:
- 16 são professores do Quadro Permanente da UNIR e trabalham em sistema
de rodízio; Estes, em se tratando de Universidade Federal não se
aplicam os dispositivos da Res. 20/77-CFE.
- 01 é professor que já possui Parecer de Aprovação do CFE.
- 08 são professores conveniados e trabalham em Vilhena. Todos possuem
Especialização.
A relação do corpo docente constitui o Quadro VIII-C deste Parecer.
3.3 - Condições Materiais
Consta do Relatório da Comissão Verificadora que o Campus
dos Perecis localiza-se em área cedida pela Prefeitura de Vilhena ,
em um prédio doado, em regime de Comodato. O prédio apresenta-se em
bom estado e pareceu satisfatório aos fins a que se destina. Inclui
quatro salas de aula, a secretaria, sala de administração, bibliote-
ca e sala de leitura (em obras, para melhor acomodação dos alunos) ,
uma sala de reprografia, um teatro e os sanitários.
Embora o prédio possa ser considerado satisfatório para as
atividades docentes, percebe-se que poderia estar em melhores condi-
ções e proporcionar maior conforto aos professores e alunos, se a
Prefeitura mantivesse um programa regular de
0 Campus de Perecis da UNIR possui uma biblioteca para os
cursos dois cursos ministrados em Vilhena. A Comissão informa que as
instalações são modestas, porém boas, existe uma sala, anexa á biblio-
teca reservada para estudos em grupo.
0 acervo específico do curso de Letras é formado por 625 tí-
tulos, com 1.072 exemplares.
A Comissão recomenda à UNIR , ampliar e atualizar o acervo em
questão.
4. Cursos Ministrados em Guajará-Mirim
4.1. Funcionamento e Estrutura Curricular
No Campus de Guajará-Mirim funcionam os cursos de Pedagogia,
habilitação em Supervisão Escolar e Letras, habilitação em Língua Por-
tuguesa e suas Literaturas.
A Comissão comenta que o Curso de Pedagogia , habilitação
em Supervisão Escolar, até 1990 foi composto de 28 disciplinas, com 191
créditos, uma carga horária de 2.910 horas, integralizáveis em 7 semes-
tres. Para os alunos que iniciaram o curso em 1991, a grade curricular
foi composta de 9 períodos, com 180 créditos e 2.700 horas.
Comparando as 3 grades curriculares verificou-se que houve
uma melhoria significativa na adequação das ofertas das disciplinas
semestrais.
0 Estágio Supervisionado conforme previsto no Regimento
Interno é realizado nas redes públicas e privadas do Município, seu va-
lor é de 12 créditos para um total de 180 horas.
A Organização Curricular apresentada pela UNIR encontra-se
nos Quadros V-A,V-B,V-C.
A Comissão Verificadora comenta que: 0 Curso de Letras, habilitação
em Língua Portuguesa e suas Literaturas (Licenciatura Plena) foi
autorizado com 2.655 horas , encontra-se em seu terceiro ano de
funcionamento.
Embora adotando o regime seriado semestral, a grade cur-
ricular é montada tomando como referência o sistema de crédito, o que
configura uma situação ambígua, com reflexos sobre a exação curricular.
Durante os três anos de funcionamento, o Curso tem sofrido
modificação anual de sua grade curricular. Por um lado as diversas modi-
cações evidenciam um processo de maturação em relação á organização se-
qüencial das disciplinas, por outro lado a multiplicidade de grades im-
plica em sobrecarga de trabalho.
A duração prevista para o cumprimento das grades-horárias ,
em todas ás grades, é do no mínimo quatro anos e meio. A entrada é
anual, o que evidencia uma outra dimensão de temporalidade - anuidade,
apontando uma situação de indefinição em relação ao regime de funcio-
namento, oscilante entre seriado anual, semestralidade e crédito.
A organização curricular apresentada pela Instituição
encon-tra-se no Quadro VI
A Comissão Verificadora sugere à Universidade que sejam re-
vistos a estrutura curricular o curso em questão, bem como as ementas
-das disciplinas e os conteúdos programáticos.
4.2 - Corpo Docente
0 corpo docente que atua no curso é formado por 24 profes-
sores, assim distribuídos:
- 18 são professores do Quadro Permanente da UNIR e trabalham em siste-
ma de rodízio. Estes deixam ser apreciados, tendo em vista o parágra
fo único, do Art. 1º da Res.20/77-CFE.
- 06 são professores conveniados e trabaham em Guajará-Mirim. Tódos, possuem
Especialização.
A relação do corpo docente constitui o Quadro VIII-D deste Parecer.
4.3 - Condições Materiais
Consta do Relatório da Comissão Verificadora que o prédio
do Colégio Durvalina de Oliveira , onde funciona os curso de Pedago-
gia e Letras, não é novo mas encontra-se em bom estado de conservação.
Os prédios do Complexo Cultural Municipal e do Centro Cultural Muni-
cipal são edificações novas, de ocupação recente.
As instalações do Setor de Ensino e do Setor de Administra-
ção possuem mobiliário adaptado.
As instalações da Bibloteca setorial estão mobiliadas e apre_
sentam boas possibilidades de expansão.
As instalações do Setor de Pesquisa e Extensão, são de exce-
lente qualidade, possuindo mobiliário adequado.
Segundo informações levantadas, o acervo bibliográfico Setorial de
Guajará-Mirim perfaz um total de aproximadamente 10.000 exemplares .
A direção da biblioteca setorial, está a cargo de um professor treinado
em registro e catalogação.
O acervo bibliográfico especifico é formado por;
Pedagogia - 542 títulos, com 903 exemplares;
Letras - 383 títulos com 685 exemplares.
5. Cursos Ministrados no Campus de Cacoal
5.1- Funcionamento e Estrutura Curricular
No Campus de Caçoai funcionaram os Cursos de Ciências - Licenciatura de 1º
Graus e Ciências Contábeis.
0 Curso de Ciências - Licenciatura de 1º Grau funcionou com uma carga horária de
2.100 horas, incluídas as 60 h/a de EPB e 60 h/a de EF, integralizáveis em três anos.
A relação das disciplinas com respectivas cargas horárias constitui o
Quadro VII-A
A Comissão informa que o curso aplicou três vestibula res, nos anos
de 1989, 1990 e 1991, nos quais foram aprovados respec-tivamente, 20, 30 e 40
alunos. Atualmente estão matriculados nas séries correspondentes 15,2º e 40
alunos. Pode-se concluir portanto que o curso apresenta um baixo índice de
desistência.
Informa, ainda, a Comissão que as disciplinas ministradas nos anos de 1989 e
1990 foram feitas dentro de um planejamento pedagógico razoável, como podem ser vistas
nas respectivas ementas, planos ' de curso e diários de classe, todos em perfeita ordem,
anexa nos autos do processo.
O currículo pleno do Curso de Ciências Contábeis tem uma
carga horária de 2.700 h/a, acrescidas de 60 h/a de EPB e 135 h/a EF, totalizando assim
2.895 h/a, integralizáveis em 9 períodos letivos.
A grade curricular pode ser vista vista no Quadro VII-B deste Parecer.
5.2 - Corpo Docente
0 corpo docente que atua no curso é formado por 45 professores,
assim distribuídos.
- 25 são professores do Quadro permanente da UNIR e trabalham em sistema de rodízio. Estes deixam
de ser apreciados, tendo em vista o parágrafo único do Art. 1º da Res. 20/77-CFE.
- 2º são professores conveniados ,e trabalham em Caçoai. Estes todos já possuem Parecer de aprovação
do CFE para as mesmas disciplinas. (Parecer-CFE nº 293/91)
A relação do corpo docente constitui o Quadro VIII-E deste Parecer.
5.3 - condições Materiais
Consta do Relatório da Comissão Verificadora que os cursos
de Ciências e Ciências Contábeis funcionam desde sua implantação em mar-
co de 1989, na Escola de 1º Grau Maria Aurora do Nascimento, no turno '
noturno.
As aulas práticas de Química , Física e Biologia são reali_
zadas no laboratório da Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida. As
instalações destes laboratórios foram consideradas apropriadas pela Co-
missão Verificadora.
Segundo a Comissão existe no local uma biblioteca, que
ocupa uma área de 50 m2. 0 acervo específico de Ciências é formado por
2.855 livros; e o acervo de Ciências Contábeis conta com 1.852 títulos.
II - VOTO DO RELATOR
Tendo em vista que a UNIR acatou as diversões sugestões das
Comissões Verificadoras, conforme Ofício nº 184/GR e documentação com-
plementar anexada aos autos, o Relator vota no sentido de que sejam re-
conhecidos os seguintes cursos:
- Rolim de Moura:
. Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar
. Licenciatura Plena em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas
- Ji-Paraná
. Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar.
- Vilhena
. Licenciatura Plena em Letras, hab. em Língua Portuguesa e suas Literaturas.
- Guajará-Mirim
. Licenciatura Plena em Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar
. Licenciatura Plena em Letras, hab. em Língua Portuguesa e suas Literaturas
- Caçoai
. Ciências - Licenciatura de 1º Grau .
Ciências Contábeis.
Este reconhecimento é específico para as turmas que ingressaram nos
vestibulares de 1989, 1990 e 1991, conforme Parecer-CFE 16/89, retificado pelo Parecer-CFE
25/91, que autorizou o funcionamento dus cursos para três entradas.
III - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator,
Sala das Sessões, em 06 de maio de 1993
QUADRO I - A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR (Até 1990)
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINA /1º ANO
CR
C.H.
Sociologia Gera] 03 90
Introdução a Educação 04 120
E.P.B. 02 60
Cultura Brasileira 02 60
Métodos e Técnicas de Estudo 04 120
Relações Interpessoais 04 120
Comunicação e Expressão 04 120
Educação Física 02 6 0
2º ANO 25
7 50
Sociologia da Educação 03 90
Psicologia da Educação I
0 3
90
História da Educação 05 150
Filosofia da Educação 05 150
Didática I 03 90
Biologia da Educação 03 90
Estatística aplica à Educação 03 90
ANO
25
7 5C
Psicologia da Educação II 02 60
Didática II 03 90
Currículos e Programas 03 90
Planejamento Educacional 03 90
Estrutura e func. Ensino 1º 2º Graus I 03 90
Metodologia do Ensino de 1º Grau 05 150
Princípios e Métodos de Superv. Escolar 05 150
4o ANO 24 720
Estrutura e Func. Ensino 1º e 2º Graus II 03 90
Educação Comparada 03
9 0
Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica 03 90
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 02 60
Prática de Ensino 06 180
Estágio Supervisionado de Superv. Escolar 06 180
23 690
TOTAL GERAL:
CRÉDITOS = 194 DISCIPLINAS
= 28 CARGA HORÁRIA =
2.910 h
QUADRO 1-B
PROPOSTA DE GRADE CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES EM 1º 91
DISCIPLINA CRÉDITOS
C
ARGA HORARI
A
Filosofia 04 60
Introdução à Educação 04 6 0
Métodos G Técnicas de Estudo 04 60
Sociologia Geral 04 60
Português I .. 04 60
1º PERÍODO
Sub-Total 20 300
Relações Interpessoais 04 6 0
Metodologia Científica
Sociologia da Educa
ç
ã
o
04
04
GO
60
Português II 04 60
Psicologia Geral 04 60
2º PERÍODO
Sub-Total 20 300
Biologia da Educação I 04 60
E.P.B J. 02 30
Educação Física 04 60
Psicologia da Educação I 04 60
Filosofia da Educação I 04 60
Estatística Aplicada à Educação I 02 30
3º PERIODO
Sub-Total 20 300
Biologia da Educação II 02 30
História da Educação I 06 90
Psicologia da Educação 11
04 60
Filosofia da Educação II 04 60
Estatística Aplicada à Educação II 04 60
4º PERÍODO
Sub-Total 20 300
Didática I 04 60
História da Educação II 06 90
Metodologia de Ensino de 1º Grau I
E.P.B II
06
02
90
30
5º PERIODO
Sub-Total 18 270
Metodologia do Ensino 1º Grau II 06 90
Didática II 04 60
História da Educação III 04 60
Estrutura e Func. de Ensino de 1º E G. I [ 06 90
' 6º PERIODO
Sub-Total
20
300
QUADRO I-B (Cont.)
DISCIPLINAS CRÉDITOS CARGA
HORARIA
Métodos o Técnicas do Pesquisa Pedagógica
04
60
Estrutura o Func. do Ens. do lº e 2º Grau II 06
90
Currículos o Programas 06
90
Didática III 04
60
7º PERIODO .
Sub-Total 20
300
Princípios e Métodos do Supervisão Escolar 10
15 0
Prática de Ensino 12
1C0
.
Sub-Total
330
PERÍODO
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) 04
6 0
Estágio Supervisionado de Supervisão Escol, 12
180
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Planejamento Educacional 04
6 0
Educação Comparada 04
6 0
Cultura Brasileira 04
6 0
9º PERIODO
Sub-Total 20
300
OBSERVAÇÃO: DENTRE AS 03 DISCIPLINAS OPTATIVAS O ALUNO
DEVERA CURSAR, PELO MENOS UMA.
TOTAL GERAL.= 18 0 CRÉDITOS
2.700 HORAS/AULA
QUADRO I-C
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR GRADE
CURRICULAR ADAPTADA PARA O CURSO "NOTURNO" 1991
DISCIPLINAS
-
PERÍODO
CRÉDITOS
CARGA HORARIA
FILOSOFIA
04 60
INTRODUÇÃO a educação
04 60
MÉTODOS E TECNICAS DE ESTUDO
04 60
portugueS
04 60
relacOES interpessoais
04 60
2º PERIODO
20 300
ETODOLOGIA CIENTIFICA
04 60
português ii
04 60
SOCIOLOGIA GERAL
05 75
PSICOLOGIA GERAL
04 60
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
03 4:
3º PERIODO
2 0 300
biologia da educação ::
0
3 45
psicologia da educaçãO i
04
6(
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
05 75
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O6 90
30
4º PERÍODO
20 300
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
O5 75
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
04 60
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
06 90
ESTATÍSTICA APLICADA Ã EDUCAÇÃO I
03 45
02 30
5º PERÍODO
20 300
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO II
04 60
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃC II
06 90
_ MÉTODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU I
06 90
didÁtICa I
04 60
6º PERÍODO
20 300
METODOLOGIA DE ENSINO DE 1º GRAU II
04
60
DIDÁTICA II
04 60
EDUCAÇÃO FÍSICA
04 60
estruT. do ensino 1º 2º grau i
05 75
7º PERÍODO
18 270
DIDÁTICA III
04 60
ESTRUTURA E FUNC. ENSINO 1º e 2º GRAUS II
06 90
CURRÍCULOS e ProGRamaS
06 90
240
QUADRO I-C (Cont.)
DISCIPLINA 8º PERIODO
CREDITOS
C. HORÁRIA
PRINCIPIOS E MET. DE SUPERVISÃO ESCOLAR I
05 75
PRATICA DE ENSINO 12 180
17 255
9º PERIODO
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO ESCOLAR 1" 1 05 75
MÉTODOS E TECNICAS DA PESQUISA PEDAGÓGICA 05 75
10 PERIODO
ESTAGIO SUPERVISIONADO DE SUPERVISÃO ESCOLA?
32
300
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC 04 60
DISCIPLINAS OPTATIVAS
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 04 60
EDUCAÇÃO COMPARADA 04 60
CULTURA BRASILEIRA 04 60
TOTAL PARCIAL 177 2655
TOTAL .GERAL 183 CRÉDITOS
2715 HORAS /AULA
DISCIPLINAS = 38
QUADRO II-A ORGANIZAÇÃO
CURRICULAR CURSO DE LETRAS-
ROLIM DE MOURA
Período Formação DISCIPLINA
C.H
.
CR
L/B
Lingua Portuguesa I
60 04
I/B
Metodologia Científica
60 04
L/B
Filosofia
60 04
L/B
Sociologia Geral
60 04
L/B
Intr.Estudos da Linguagem
60 04
L/B
Prat. Desportiva I
30 02
L/B
Lingua Portuguesa II
75 05
L/B
Teoria Literária I
6
0 04
L/B
Lingüística I
60 04
L
Estrutura
60 04
L/B
E.P.B. I
30 02
L/B
Pratica Desportiva II
30 02
L/B
Lingua Portuguesa III
75 05
L/B
Teoria Literária II
60 04
L/B
Linguística II
60 04
L/B
E.P.B. II
30 02
L/B
Literatura Portuguesa I
60 04
L/B
Literatura Brasileira I
60
64
L/B
Lingua Portuguesa TV
75 05
L/B
Teoria Literaria III
45 03
L
Psicologia da Educação
90 06
L/B
Latim I
60 04
L/B
Literatura Portuguesa II
45 03
L/B
Literatura Brasileira II
60 04
uma política de
alguns de seus cursos, solicitou autorização para
funcionamento, fora da sede, de Cursos de Licenciatura Plena de
QUADRO II-A (Cont.)
PERÍODO FORMAÇÃO DISCIPLINA CH.
CR
L/B
L/B
L/B
L/B
L/B
L/B
Lingua Portuguesa V
Latim II
Didática
Literatura Portuguesa III
Literatura Brasileira III
Lit.Infanto-juvenil
75
60
90
60
60
30
05
04
06
04
04
02
6º-
L/B
L/B
L/B
L/B
L/B
L/B
Lingua Portuguesa VI Lit.Latina
Literatura Brasileira IV
Ling.Aplic.L.Port. Lite. Infanto-
juvenil Literatura Portuguesa IV
75
60
60
60
60
60
05
04
04
04
04
04
L/B
L/B
L/B
L/B
L/B
L/B
Lingua Portuguesa VII
Literatura Brasileira V
Prat.Ens.Port.I Prát.Ens.Lit. I
Filologia Literatura Portuguesa V
75
60
60
60
60
60
05
04
04
04
04
04
L/B
L/B
L/B
L/B
Lingua Portugesa VIII
Prat.Ensino Port. II
Prat.Ens.Lit.II Estilística
75
60
60
60
05 04
04
autorização para
sede, de Cursos de Licenciatura Plena de
Quadro III-A
Organização Curricular
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA / HABILITAÇÕES EM SUPERVISÃO ESCOLAR DE 1º E
2º GRAUS E MAGISTERIO DAS DISCIPLINAS PEDA-
GOGICAS DO ENSINO DE 2º GRAU. .
GRADE CURRICULAR ADAPTADA PARA OS INGRESSANTES EM 1990
3º PERÍODO
DISCIPLINAS
NO CRÉD. CARGA H. TOTAL
Sociologia da Educação
06 90
Biologia da Educação I
03
45
Psicologia da Educação I
05 75
Filosofia da 'Educação I
05
7
5
História da Educação I
06
90
SUB - TOTAL
25 375
4 0 PERIODO
Biologia da Educação II
03 45
Filosofia da Educação II
05 75
Psicologia da Educação II
05 75
Estatística Aplic. à Educação I
02
30
Didática I
04 60
Planejamento Educacional
06 90
SUB - TOTAL 25 375
5º PERIODO
Estatística Aplic. à Educação II
04
60
História da Educação II
04 60
Didática II
04
60
Mét. e Téc. de Pesquisa Pedagógica
06
90
Princ. e Mét. de Superv. Escolar I.
05
75
SUB - TOTAL 23
345
Quadro III-A (cont.)
6º PERÍODO
Didático III 04 60
Princ. e Métodos de Superv.Escolar II 05 75
Metodologia do Ensino do 1º Grau I 05 75
Educação Comparada 06 90
Estrut. Func. Ensino lº/2º Graus 1 04 60
SUB - TOTAL
24 360
7º PERÍODO
Metodologia do Ensino de 1º Grau II 05 75
Estrut.Func . Ensino 1º/2º Graus II 04 60
Currículos e Programas I 04 60
Prática de Ensino 12 180
SUD - TOTAL,
25 375
8º PERIODO
Estrut.Func. Ensino 1º/2º Graus III 04 GO
Currículos e Programas II 02 30
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 04 60
Estág. Superv. de Supervisão Escolar 12 180
' SUD - TOTAL
22 330
OBSERVAÇAO: O total de créditos e da carga horária é o resultado
do soma dos Sub-totais do cada periodo mais o sub--
total obtido na 1º série, cursada em 1990.
Quadro III-B
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA / HABILITAÇÕES EM SUPERVISÃO ESCOLAR DE 1º
E 2º GRAUS E MAGISTÉRIO DAS DISCIPLINAS
PEDAGÓGICAS DE ENSINO DE 2º GRAU.
GRADE CURRICULAR PARA OS INGRESSANTES EM 1991
PERÍODO DISCIPLINAS
CRED.
FILOSOFIA
04
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
04
6
0
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
0 4
6
0
1 º
SOCIOLOGIA GERAL
05 *
7
5
PORTUGU
Ê
S
I
04
6
0
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
0 4
6
0
SUD - TOTAL
25
3
75
METODOLOGIA CIENTIFICA
04
6
0
PORTUGUÊ
S
II
04 60
EPB
I
02
20
2
º
SOCIOLOGIA
D
A EDUCAÇÃO
06
9
0
PSICOLOGIA GERAL
04
6
0
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
I
0 3
4
5
SUB - TOTAL
28
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
03
4
5
EDUCAÇÃO F
Í
SICA
04
6
O
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃ
O
I
0 4
6
0
3 º
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
05
7
5
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
06
8
0
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCA
Ç
Ã
O
1
0 3
4
75
SUO - TOTAL
2 5
3
2
PSICOLOGIA DA EDUCA
Ç
Ã
O
II
04
60
FILOSOFIA DA EDUCA
Ç
Ã
O
I
I
05
7
5
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO II
04
6
O
DIDÁTICA I
04
6
0
METODOLOGIA DO ENSINO DE 1
º
GRAU I
0
6
90
EPB II
02
3
0
SUB-TOTAL
25
3
HISTORIA DA EDUCAÇÃO II
0
6
9
0
METODOLOGIA DO ENSINO 1
º
GRAU II
04
6
0
DIDÁTICA
I
I
04
6
O
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PEDAG
Ó
G
ICA
05
7
5
ESTRUTURA FUNC. ENSINO 1
º
E 2
º
G
RAUS
I
06
9
0
SUB - TOTAL
25
3
7
5
ESTRUTURA FUNC. ENSINO 1
º
E 2
º
GRAUS II
06
9
0
CURRÍCULOS E PROGRAMAS
0G
9
0
PRIC.MET. SUPERVISÃO ESCOLAR' I
05
7
5
DIDÁTICA
I
II -
04
6
0
SUR - TOTAL
21 315
Quadro III-B (cont.)
PRlNC. MÉT. SUPERV. ESCOLAR II
05 •
75
PRÁTICA DE ENSINO 12 180
SUB - TOTAL 17 5
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO
(
TCC
)
04 60
0 V
ESTAGIO SUPERVISIONADO DE SUP. ESCOLAR
12 180
SUB - TOTAL
16 240
TOTAL PARCIAL 17 7 655
DISCIP
PLLANEJAMENTO EDUCACIONAL
04
60
OPTATI- - EDUCAÇÃO COMPARADA 04 60
VAS. CULTURA BRASILEIRA 04 60
OBSERVAÇÃO: DENTRE AS 03 DISCIPLINAS OPTATIVAS
O ALUNO
DEVERÁ CURSAR, PELO MENOS,UMA.
TOTAL GERAL: CRÉDITOS - 181
HORAS/AULA - 2.715 ,
QUADRO III-C
GRADE CURRICULAR ADAPTADA PARA O CURSO "NOTURNO" - SEMESTRAL
DISCIPLINAS - 1º PERÍODO
CRÉDITOS
CARGA HORÁRIA
FILOSOFIA
04 60
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO
04 60
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
04 60
PORTUGUÊS I
04 60
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
04 60
2º PERIODO
20 300
METODOLOGIA CIENTIFICA
04 60
PORTUGUÊS II
04 60
SOCIOLOGIA GERAL
05 75
PSICOLOGIA GERAL
04 60
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
03 45
30 PERÍODO
20 300
BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
03 45
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
04 60
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I
05 75
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
06 90
E. P. B. I
02 30
4º PERÍODO
20 300
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II
05 75
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
04 60
HISTORIA DA EDUCAÇÃO I
06 90
ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO I
03 45
E. P. B. II
02 30
5º PERÍODO
20 300
ESTATÍSTICA APLICADA A EDUCAÇÃO II
04 60
HISTORIA DA EDUCAÇÃO
06 90
METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU I
06 90
DIDÁTICA I
04 60
6º PERÍODO
20 300
METODOLOGIA DO ENSINO DE 1º GRAU II
04 60
DIDÁTICA II
04 60
EDUCAÇÃO FÍSICA
04 60
ESTRUT. FUNCIONAMENTO DO ENSINO 1º 2º GRAU I 06 75
7º PERÍODO
18 270
DIDÁTICA III
04 60
ESTRUTURA E FUNC. ENSINO 1º e 2º GRAUS , II 06 90
CURRÍCULOS E PROGRAMAS
06 90
16 240
Quadro III-C (cont.)
DISCIPLINA 8º PERÍODO CRÉDITOS C. HORÁRIA
PRINCÍPIOS E MET. DE SUPERVISÃO ESCOLAR I 05 75
PRATICA DE ENSINO 12 180
17 255
90 PERÍODO
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO ESCOLAR II 05 75
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA PEDAGÓGICA 05 75
10 PERÍODO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE SUPERVISÃO ESCOLAR 12 180
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC 04 60
DISCIPLINAS OPTATIVAS
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 04 60
EDUCAÇÃO COMPARADA 04 60
CULTURA BRASILEIRA 04 60
TOTAL PARCIAL 177 2655
TOTAL GERAL 181 CRÉDITOS
2715 HORAS /AULA
DISCIPLINAS = 38
QUADRO 12 -A
Organização Curricular
G R A D E
CURRICULAR
DISCIPLINA / 1º ANO
CH/F
C. H.
Sociologia Geral 03 90
Introdução a Educação 04 120
E.P.B. 02 60
Cultura Brasileira 02 60
Métodos e Técnicas de Estudo 04 120
Relações Interpessoais 04 120
Comunicação e Expressão 04 120
Educação Física 02 60
2º ANO 25 750
Sociologia da Educação 03 90
Psicologia da Educação I 03 90
História da Educação 05 150
Filosofia da Educação 05 150
Didática I 03 90
Biologia da Educação
03
90
Estatística aplica à Educação
03
90
3º ANO
2 5
750
Psicologia da Educação II 02 60
Didática II 03 90
Currículos e Programas 03 90
Planejamento Educacional 03 90
Estrutura e func. Ensino 1º 2º Graus I 03 90
Metodologia do Ensino de 1º Grau 05 150
Princípios e Métodos de Superv. Escolar 05 150
ANO
24 720
Estrutura e Func. Ensino 1º e 2º Graus II 03 90
Educação Comparada 03 90
Métodos e Téc. da Pesq. Pedagógica 03 90
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 02 60
Prática de Ensino 06 180
Estágio Supervisionado de Superv. Escolar 06 180
23 690
TOTAL GERAL
CRÉDITOS = 194
DISCIPLINAS = 28
CARGA HORÁRIA = 2.910 h
Quadro V-B (cont.)
DISCIPLINAS CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
Didática I
!
04 60
História de Educação II
06 9 0
Metodologia de Ensino de lº Grau I
06 90
E.P.E II
02 30
5º PERÍODO
Sub-Total
18 27 0
Metodologia do Ensino 1º Grau II
06 90
Didática II
04 60
História da Educação III
04 6 0
Estrutura e Func. do Ensino de lº e 2º G. I
06 90
6º PERIODO
J Sub-Total
20 3 00
Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica
04 60
Estrutura e Func. de Ens. de lº e 2º Grau II
06 90
Currículos e Programas
06 90
Didática III
04 60
PERIODO
Sub-Total
20 300
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
i 10 150
Prática de Ensino
12 180
Sub-Total
2 2 330
8º PERÍODO
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
04 60
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar
12 180
DISCIPLINAS OPTATIVAS
Planejamento Educacional
04 60
Educação Comparada
04 60
Cultura Brasileira
04 60
PERIODO
Sub-Total
20 300
OBSERVAÇÃO: DENTRE AS 03 DISCIPLINAS OPTATIVAS O ALUNO
DEVERÁ CURSAR, PELO MENOS UMA.
TOTAL GERAL =180 CRÉDITOS
2.700 HORAS/AULA
QUADRO VI
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
GRADE CURRICULAR - TURMA DE 1991 e posteriores
PERÍODO
DISCIPLINA ,
CH CR
LÍNGUA PORTUGUESA I
60 04
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM
60 04
SOCIOLOGIA GERAL
60 04
FILOSOFIA
60 04
METODOLOGIA CIENTÍFICA
60 04
LÍNGUA PORTUGUESA II
LINGUÍSTICA GERAL I
75
60
05
04
TEORIA DA LITERATURA I
60 04
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO ENS. 1º/2º
50 04
PSICOLOGIA EDUCACIONAL I
45 03
LÍNGUA PORTUGUESA III
75 05
LINGUÍSTICA GERAL II
60 04
TEORIA DA LITERATURA II
60 04
LITERATURA PORTUGUESA I
60 04
PSICOLOGIA EDUCACIONAL II
45 03
PRÁTICA DESPORTIVA I*
30 02
LÍNGUA PORTUGUESA IV
75
LÍNGUA LATINA I
60 04
TEORIA DA LITERATURA III
45 03
LITERATURA PORTUGUESA II
45 03
LITERATURA BRASILEIRA I
60 04
ESTUDO DOS PROBLEMAS BRASILEIROS I
15 01
PRÁTICA DESPORTIVA II
30 02
LÍNGUA PORTUGUESA V
75 05
LÍNGUA LATINA II
60 04
LITERATURA PORTUGUESA III
60 04
LITERATURA BRASILEIRA II
60 04
ESTUDO DOS PROBLEMAS BRASILEIROS II
45 03
LÍNGUA PORTUGUESA VI
75 05
LINGUÍSTICA APLICADA AO PORTUGUÊS
30 02
LITERATURA LATINA
30 02
LITERATURA PORTUGUESA IV
60 04
QUADRO VI
(Cont.)
PERÍODO DISCIPLINA
CH CR
LITERATURA BRASILEIRA III
60 04
DIDÁTICA GERAL I
45 03
LÍNGUA PORTUGUESA VII
75 05
LINGUÍSTICA APLICADA AO PORTUGUÊS
30 02
LITERATURA LATINA II
30 02
LITERATURA PORTUGUESA V
60 04
LITERATUrA BRASILEIRA IV
60 03
DIDÁTICA GERAL II
45 03
LÍNGUA PORTUGUESA VIII
75 05
LITERATURA BRASILEIRA V
60 04
LITERATURA INFANTO-JUVENIL I
30 02
PRÁTICA DE ENSINO DO PORTUGUÊS I
50 04
PRÁTICA DE ENSINO DA LITERATURA I
60 04
FILOLOGIA ROMÂNICA
60 04
LITERATURA INFANTO-JUVENIL II
60 04
ESTILÍSTICA
60 04
PRÁTICA DE ENSINO DO PORTUGUÊS II
60 04
PRÁTICA DE ENSINO DA LITERATURA
60 04
TOTAIS : CARGA HORÁRIA -
CRÉDITOS -
Quadro VII-A
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1º. Período CH CR.
Pré-Requisitos
Matemática I 90 06
Química I 90 06
-
Biologia I 75 05
-
Instrumentação de Ensino 60 04
-
Estrutura e Funcionamen-
to de Ensino de 1º e 2º
Graus
60
375
04
20 Período
Elementos de Matemática 90 06
Matemática I
Geometria Plana e Espa-
cial 75 05
-
Psicologia da Educação
Biolo
g
ia XI
75
75
05
0
5
Biologia I
Química II
60 04 Química I
375
3º Período
75 05 Química II
Química III
60 04 Biologia II
Biologia III
90 06 Matemática
Cálculo I
60
04 Psicologia da Edu-
Didática I
60
cação
Física I
60 04
345
4o Período
Cálculo II
60 04 Cálculo I
Física II
60 04 Física I
Desenho Geométrico
60 04
Biologia IV
45 03 Didática I
Prática de Ensino I
30 02
Processamento de Dados
60 04
Estudo dos Problemas
Brasileiros I
30 02
-
345
QUADRO VII-B(cont.)
5º Período
Língua Portuguesa 60 04
-
Física III 60 04 Física II
Álgebra I 45 03
-
Biologia V
45
03
Didática II 60 04 Didática I
Estudo dos Problemas
Brasileiros II 30 . 02
-
Educação Física 30 02
-
6o Período 330
Elementos da Geologia 30 02
-
Teoria dos números 60 04
-
Álgebra II 60 04 Álgebra I
Estatística 60 04 Matemática
Prática de Ensino II 60 04 Prática de Ensino I
Metodologia do Trabalho
Científico 30 02
-
Educação física 30 02
330
CARGA HORÁRIA TOTAL .......
Quadro VII-B
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Período Disciplina Cred.
c/n
C/H/Per.
Legislaçao e Ética Profissional 04 6o
Métodos e Técnicas de Estudos 04 60
I
Teoria Geral do Administra
ç
ã
o
0
4 60
Itr. à Metod. da Contabilidade I 04 60
Matemática. I
0
4 60
.
Educação Físi ca I 0l l5
EPB I
02 30 315
EPB II
0
2 30
Relações Humanas 04 60
Português Instrumental 04 60
Organizaçao e Métodos 04 60
Intr. à Metod. da Contabilidade II 04 60
II
Estatística
0
4 60
Educação Física II 0l l5 315
Introdução à Computação 06 90
Tec. de Elab. de Relat
ó
r
ios
0
4 60
III
instituição de Direito 06 90
Contabilidade Básica I
0
1 60
Educação Física III 0l 15 3l5
Legislação Social 0$ l20
Direito Tributário 04
IV Contabilidade Básica II 04 60
Teoria Econ
ô
mica
0
4 60
Educação Física IV 01 l5 315
Contabilidade Tributaria 04 60
Leg. de Imposto de Rendas 04 60
Direito Comercial 04. 60
V Contabilidade intermediária 04 60
Economia Brasileira
0
4 60
Educação Física V 0l l5 3l5
Matemática II 04 60
Técnica Comercial 04 60
VI Orçamento e Contabilidade Publica 06 90
Planejamento de Sist. Contabil
0
6 90
Educação Física VI 0l 15 3l5
Matemática
Financeira
04 60
Contabilidade Rural 04 60
VII
Analise de Balanço 06 90
Cont. de Custos 06 00
Educação Físi ca V I I 0l l5 3l5
QUADRO I (cont.)
4
Administração Financeira
06 90
Auditório I
04
60
VIII
Mecanis. das Instituições Financeiras
04 60
Análise de Custos
04 60
Prática Profissional I
02 30
Educação Física V I I
01 15
315
Orçamento Empresarial
04 60
Auditoria II
04 60
IX
Contabilidade Gerencial
06 90
Pratica Profissional M 06 90
Educação Física IX 01 15 315
CARGA HORÁRIA................................................ 2.700
+ EPB (60) e EF (135)............................... 195
CARGA HORÁRIA TOTAL ............. 2.895 h/a
QUADRO VIII-A
Professores do Campus de Rolim de Moura
A - Professores pertencentes ao Quadro Permanente da UNIR:
01
-
Moisés José Ribeiro de Oliveira
Disc: Filosofia
Filosofia da Educação
Metodologia Científica
02 - Arlene Mariani Fujihara
Disc: Introdução à Educação
História da Educação
Sociologia Geral
03
- Iracema Glaber
Disc: Português / Literatura Brasileira
Prática de Ensino de Português
04
- Justo Nelson Araújo Escudero
Disc: Relações Interpssoais
05
- Maria Angela Figueiredo Braga
Disc: Sociologia Geral
06
- Maria Izar de Maio Gadói
Disc: Biologia da Educação
07
- Maria Cristina Ramos Borges
Disc: EPB
08
- Sérgio Roberto K. Franco
Disc: Psicologia Geral
Psicologia da Educação
09
- Nilson Santos
Disc: Metodologia Científica
Metodologia do Ensino Superior
10
- Antônio Carlos Maciel
Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica
11
- Gilson Medeiros e Silva
Disc: Estatística Aplicada à Educação
12
- Orestes Zivieri Neto
Disc: Didática
Currículos e Programas
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar
QUADRO VIII-A Cont...
13
- Ana Maria Lima Souza
Disc: Estrutura e Func. do Ens. do 1º e 2º Graus
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Princípios
e Métodos de Supervisão Escolar
14
- Ricardo Faria S. Canto
Disc: Educação Física /Prática Desportiva
15
- Rosângela de Fátima França Krause
Disc: Planejamento Educacional
16
-
Jair Quintino Libero
Disc: Educação Comparada
17
- Ari Miguel Teixeira Ott
Disc: Cultura Brasileira
18
- Marisa Martins G. Khalil
Disc. Lingua Portuguesa
- Maria da Graça Martins
Disc: Língua Portuguesa
Prática de Ensino de Português
20
- Josimar Walter de Souza
Disc: Lingua Portuguesa
21
- Maria Cristina Ramos Borges
Disc: Teoria Literária
- Luiz Carlos Rocha
Disc: Literatura Latina
23
- Maria Isabel de Moura Brito
Disc: Literatura Portuguesa
Prática de Ensino da Literatura
24
- José Carlos Cintra
Disc: Literatura Portuguesa
Linguística
25
- Roberto Carlos Farias
Disc: Literatura Brasileira
Prática de Ensino da Literatura
26
- Sônia Maria Gomes Sampaio
Disc: Literatura Infanto Juvenil
27 - Wany Bernadete de Araújo Sampaio
Disc: Literatura Infanto Juvenil
28 - Maria do Socorro Beltrão Macieira
Disc: Estilística
2º - Cânio Crimaldi
Disc: Língua Latina
Filologia Românica
30 - Neide Iohoko Miyakava
Disc: Introdução aos Estudos da Linguagem
Linguística
31 - Cláudio Emelson Guimarains Dutra
Disc: EPB I e II
b - Professores conveniados para aprovação *
01 Nome: GILMAR DOS SANTOS NASCIMENTO
Disciplina (s): - Metodologia Científica
- Método e Técnica de Estudo
Sociologia Geral
Graduação: - Bacharel em História, pela Universidade Federal da
Paraíba, em 1985.
Pós-Graduação: - Mestre em Sociologia, pela Universidade Federal
da Paraíba, em 1990
02 Nome: JULIA MARIA DOS SANTOS TAVEIRA
Disciplina (s): - • Estrutura e Func. do Ens. de 1º e 2º Graus
- História da Educação
Didática
Graduação: Licenciatura plena em Pedagogia, com Habilitação para o
Magistério e Administração Escolar, pela Faculdade de Educação
"Antonio Augusto Reis Neves", Barreto/SP, em 1983.
Pós-Graduação: - Especialização na área de DIDÁTICA GERAL, pela Faculda-
de de Filosofia, Ciências e Letras de Jales/SP, em 1989.
03 Nome: ALVARI TEREZINHA VARGAS
Disciplina(s): - Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
- Filosofia da Educação
- Didática
raduaçao:Licenciatura plena em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras de, Jales/SP, em 1983.
Pós-Graduação:
Especialização na, área de DIDÁTICA GERAL, pela Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras de Jales/SP, em 1987.
Quadro VIII-B
Professores do Campus de Ji-Paraná
a - Professores pertecentes ao Quadro Permanente da UNIR:
01 - Manoel Gonçalves da Conceição Silva
Disc: Filosofia
Filosofia da Educação
02 - Margarida Acari
Disc: Introdução à Educação /Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)
Estágio Supervisionado de Supervisão Escolar
03 - Selma Ferraz A. de Oliveira
Disc. Português
04 - Justo Nelson A. Escudelo
Disc: Relações Interpessoais
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
05 - Maria ângela F. Braga
Disc: Sociologia Geral
Sociologia da Educação
06 - Milca L. de Oliveira
Disc: Biologia da Educação
07 - Cláudio Emelson G. Dutra
Disc: EPB
08 - Maria Celeste S. S. Marques
Disc: Psicologia Geral
09 - Sérgio Roberto K. Franco
Disc. Psicologia da Educação
10 - Clarides H. de Barba
Disc: Métodos e Técnicas de Estudo
Metodologia Científica
11 - Irmgard Margarida Theobàld
Disc: Metodologia do Ensino de 1º Grau
Prática de Ensino
12 - Nilson Santos
Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa Pedagógica
Currículos e Programas
13 - Carlos Vinícius da Costa Ramos
Disc: Estatística Aplicada à Educação
Quadro VIII-B Cont
14 - Zenildo Gomes da Silva
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
15 - Rosângela de Fátima França Krause
Disc: Planejamento Educacional
16
- Jair Quitino Libero
Disc: Educação Comparada
17 - Ari Miguel Teixeira Ott
Disc: Cultura Brasileira
18 - Ageu Rosa de Lima
Disc: História da Educação
b - Professores aprovados pelo Parecer-CFE 203/91, para as mesmas dis-
ciplinas :
01 Nome: MARIA LEOPOLDINA FROES YAGNE
Disciplina (a): - Didática
- Prática de Ensino
- Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e Graus
02 Nome: PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA VARGAS
Disciplina (s): - Cultura Brasileira
- E.P.B. I e II
03 NOME: REGINA AUGUSTA DO NASCIMENTO SORIANO INOCENTE
Disciplina (s):
Educação Física
Prática Desportiva
Quadro VIII-B Cont...
ro
c - Professor conveniado para aprovação:
01. Nome: ALEXANDRE LUIS CARREIRA DOMI CIANO
Disciplino (o): - • Estatística aplicada à Educação
Graduação: Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Matemá-
tica, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, em 1990.
Pós-Graduação: Especialização na área de MATEMÁTICA SUPERIOR, pela
Fundação Educacional Severino Sombra, em 1991.
Quadro VIII-C
- Professores do Campus de Vilhena
a - Professores pertencentes ao Quadro da UNIR
01
- Merly Deffume Profeta
Disc: Língua Portuguesa/Prática de Ensino da Literatura
02
- Osvaldo Copertino Duarte
Disc: Língua Portuguesa
Prática de Ensino de Português
03
- José Eduardo Martins de B. Melo
Disc: Língua Portuguesa
04
- Salma Ferraz de Azevedo Oliveira
Disc: Teoria Literária
Prática de Ensino de Português
05
- Maria do Socorro Beltrão Macieira
Disc: Teoria Litarária
Estilística
06
- Luiz Carlos Rocha
Disc. Literatura Latina
ngua Latina
07
- Maria Izabel de Moura Brito
Disc: Literatura Portuguesa
08
- José Carlos Cintra
Disc: Literatura Portuguesa
09
- Sandra Hahn
Disc: Litaratura Brasileira
10
- Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Disc: Literatura Brasileira
Ptica de Ensino da Literatura
11
- Sônia Maria Gomes Sampaio
Disc: Literatura Infanto Juvenil
12
- Wany Bernadete de Araújo Sampaio
Disc: "Literatura Infanto Juvenil
Quadro VIII-C
cont
13 - Canio Grimaldi
Disc: Filologia Românica
14 - Neide Iohoko Miyakava
Disc: Introdução aos Estudos da Linguagem
Linguística
15 - Leopoldo Jesus Fernandes Gonzales
Disc: Filosofia
16 - Maria Angela Figueiredo Braga
Disc: Metodologia Científica
17 - Fátima Aparecida de Souza M. Queiroca
Disc: Psicologia da Educação
b - Professor com Parecer de aprovação do CFE: (293/91).
0l- Nome: DORIS FRANCO PINTO CHERRI
Disciplina (s): - E.P.B. I e II
Graduação: Licenciatura Plena em Estudos Sociais- com Habilitação em
Educação Moral e Cívica, pela Faculdade de Ciências e Le-
tras de Ribeirão Pires/SP, em 1977.
Licenciatura Plena em Geografia, pela Faculdade Filosofia,
Ciências e Letras "CASTELO BRANCO", em 1981. Licenciatura
Plena em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar, pela
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "JOSÉ OLIMPI0"
Quadro VIII-C
02. Nome: JOSÉ AMÉRICO VITORINO
Disciplina (s): -Lingua Portuguesa
- Literatura Portuguesa
Graduação: Licenciatura Plena em Letras, pela Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras "MINISTRO TARSO DUTRA", Dracena/SP, em
1974.
Pós-Graduação: Especialização na área de DIDÁTICA GERAL, pela Faculdade
de Educação de Assis/SP, em 1990.
03. Nome: JURANDIR PRAXEDES DE ALMEIDA
Disciplina (s): - E.P.B. I e II
Graduação: Bacharel em Direito, pela Universidade Estadual de Maringá
/SP, em 1982.
Pós-Graduação: Especialização na área de DIDÁTICA GERAL, pela Faculdade
de Educação de Assis/SP, em 1990.
04. Nome: MARIA GRACIA BENELLI AZEVEDO
Disciplina (s); - Lingua Portuguesa
Literatura Portuguesa
Literatura Brasileira
Graduação: Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês), pela Facul-
dade de Filosofia e Letras de Jandaia do Sul/PR, em 1974 - Licenciado
em Pedagogia (Supervisão Escolar), pela Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Mandaguari, em 1981. - Licenciada (Orientação
Educacional), pela Faculdade Integrada d / Marília/DP, em 1984. Pós-
Graduação: - Especialização no Método Montessouri Lubienska, pelo
Centro de Treinamento do Paraná, com 840 horas, em 1983/84.
I
Quadro VIII-C
05. Nome: NORMA DILMA DOS REIS ALMEIDA
Disciplina (s): - Didática
Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia, Habilitação em Administração
Escolar e nas disciplinas pedagógicas
Pós-Graduação: Especialização na área de ALFABETIZAÇÃO em classes
populares, pelo GEEMPA, Porto Alegre/RS, com 400 horas, em
1989.
06: Nome: PAULO FERNANDO LÉRIAS
Disciplina (s): - • Educação Física
- Prática Desportiva
Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física, pela Escola de Educação
Física de Assis/SP, em 1989.
Pós-Graduação: Especialização na área de DIDÁTICA GERAL, pela Faculda-
de de Educação de Assis/SP, em 1991.
07- Nome: SÔNIA MARIA NOGUEIRA
Disciplina (s): — Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2º Graus
— Didática
Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitação em Orientação
Educacional, pela Universidade Federal do Pará, em 1985. -
Licenciatura Curta em Letras, pela mesma Universidade, em 1984.
Pós-Graduação: Especialização na área de METODOLOGIA E DIDÁTICA DO
ENSINO SUPERIOR, pela Universidade do Oeste Paulista, Presidente
Prudente/SP, em 1990.
Quadro VIII-C
08- Nome: SUELI MARIA DE ALMEIDA
Disciplina (o): - Lingua Portuguesa
- Literatura Portuguesa
Lingüística
Graduação: Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês),
na Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de Mandaguari/PR, em 1982
Pós-Graduação: Especialização na área de FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO, com 420 horas, pela Fundação Universidade
Estadual de Maringá/Pr, em 1986.
Quadro VIII-D
Professores do Campus de Guajará-Mirim
a - Professores pertencentes ao Quadro Permanente da UNIR:
01
-
Celso Ferrarezi Júnior
Disc: Língua Portuguesa
02
- Maria Cristina V. de França
Disc. Língua Portuguesa / Teoria Literária
Prática de Ensino de Português
03
- Mauro Carneiro de Freitas
Disc: Língua Portuguesa V e VI
04
- Josimar Walter de Souza
Disc: Língua Portuguesa VII e VIII
05
- Salma Ferraz de Azevedo Oliveira
Disc: Teoria Literária
06
- Luiz Carlos Rocha
Disc: Literatura Latina
07
- Osvaldo Copertino Duarte
Disc: Literatura Portuguesa
08
- José Carlos Cintra
Disc: Literatura Portuguesa / Linguística Aplic. ao Ens. de Língua
09
- Sandra Hahn
Disc: Literatura Brasileira
10
- Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Disc: Literatura Brasileira
11
- Sônia Maria G. Sampaio
Disc: Literatura Infanto Juvenil
12
- Cânio Grimaldi
Disc: Língua Latina/Filologia Românica
13
- Neide Iohoko Miyakava
Disc: Introdução aos Estudos da Linguagem
Linguística
Quadro VIII-D
cont...
14 - Davi Alves Moreira
Disc: Estrutura e Func. do Ens. de 1º e 2º Graus
15
- Sérgio Roberto K. Franco
Disc: Psicologia da Educação
16 - Carmem Tereza V. Moreira
Disc: Didática
Metodologia Científica
17 - Valdemir Miotello
Disc: Filosofia
18 - Dorosnil Alves Moreira
Disc: Sociologia Geral
EPB I e II
FEDERAL DE RONDÔNIA
FICHA DE PROFESSORES PROPOSTOS PARA APROVAÇÃO
CURSO DE LETRAS de Guajará-Mirim
0l. Nome: AZENATE SOARES DA SILVA
Disciplina (o): -• Lingua Portuguesa
- Literatura Portuguesa
- Lingüística
Graduação: Licenciatura Plena em Letras (Português/Francês), pela Univer-
sidade Católica de Pernambuco, em 1988; - Licenciatura Plena em Letras
(Português/Inglês), pela Faculdade Olindense de Formação de Professores, em
1989.
Pós-Graduação; Especialização na área de METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR,
pela Fundação Educacional Severino Sombra, Vassouras,RJ, em 1992.
02. Nome: EDILA MARIA TONELOTTO
Disciplina (s): - Didática
Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia, com Habilitação de Magistério
e das Disciplinas Pedagógicas de 2º Grau, pela Universidade Federal de
Santa Maria, em 1984.
Pós-Graduação: Especialização na área de METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR,
pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, em 1989.
03.Nome: GILVANIA SOUZA DA SILVA
Disciplina (S): - Lingua Portuguesa
- Prática de Ensino de Português
Licenciatura em Letras pela Faculdade de
Filosofia, Ciências Graduação:
e Letras de Guarabira/PB, em 1984.
na área LINGUA PORTUGUESA, pela Faculda
Pós-Graduação: Especialização na área
de Nova Iguaçu/RJ, em 1991. de de Filosofia,
Ciências e Letras de NO
Quadro VIII-D
cont...
04. Nome: GILZA SOUZA DA SILVA CLAUDINO
Disciplina (o): - • Lingua Portuguesa
- Literatura Portuguesa
- Literatura Brasileira
Graduação: Licenciatura em Letras (Português/Inglês), pela Universi-
dade Regional do Nordeste, Campina Grande/PB, em 1986.
Pós-Graduação: Especialização na área de LINGUA PORTUGUESA, pela Fa-
culdade de Filosofia, Ciências e Letras de Nova Iguaçu, em 1991.
05. Nome: JOÃO BATISTA
Disciplina (s): — Língua Portuguesa
- Literatura Portuguesa -
Literatura Brasileira
Graduação: Licenciatura em Letras (Português/Inglês), pela Univer-
sidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 1986.
Pós-Graduação: Especialização na área de LINGUA PORTUGUESA, pela Funda
ção Educacional Severino Sombra, Vassouras/RJ, em 1989.
06.Nome: SIMONE AUGUSTO DA SILVA LIMA
Disciplina (s): - Prática Desportiva
Graduação: Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universida-
de Federal de Juiz de Fora/MG, em 1985.
Pós-Graduação: Especialização na área de EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL,
pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, em 1987.
Quadro VIII-E
- Campus de Caçoai
a - Professores pertencentes ao Quadro Permanente da UNIR;
01 - Iêdo Luiz Mertinovski
Disc: Matemática /Elementos de Matemática
02 - Carlos Vinicius da C. Ramos
Disc: Cálculo I e II/ Álgebra/Matemática
03 - Domingos dos Reis C. Filho
Disc: Geometria Plana e Espacial/Desenho Geométrico
04 - Gilson M. e Silva
Disc: Estatística
05 - Eudes B. Júnior
Disc: Teoria dos Números
06 - Samísia Maria F. Machado
Disc: Química
07 - Valdir Alves Facundo
Disc: Química
08 - Mara Izar de Maio Gaddi
Disc: Biologia
09 - Francisco de A. P. Cândido
Disc: Física
10 - Marcos Cortes Costa
Disc: Elementos de Geologia
11- Carlos Luiz F. da Silva
Disc: Processamento de Dados
12 - Neide Iohoko Miyakava
Disc: Língua Portuguesa / Português Instrumental
13
- Ricardo F. S. Canto
Disc: Educação Física - Pratica Desportiva
14 - Leônidas Nogueira de Souza
Disc: Legislação e Ética Profissional/ Direito Comercial
15
- Haroldo C. T. Leite
Disc: Introdução à Metod. da Contabilidade
Orçamento e Contabilidade Pública
Contabilidade Rural
16 - Adi Bordignon
Disc: Introdução à Metod. da Contabilidade
Contabilidade Básica
Quadro VIII-E
Cont.
17 - Sinedei de Moura Pereira
Disc: Teoria Econômica
Economia Brasileira
18 - Antônio Rocha de Souza
Disc: Legislação de Imposto de Renda
Mecanismo das Inst. Financeiras
Prática Profissional
1º - Joel Bombardeli
Disc: Contabilidade Intermediária
20 - José Moreira da Silva Neto
Disc: Planejamento de Sistema Contábil/Orçamento Empresarial
Contabilidade Gerencial
21 - José Assis
Disc: Matemática Financeira
2º - José Rodrigues de Carvalho
Disc: Análise de Balanço
Administração Financeira
23 - Antônio Carlos Ferracioli
Disc: Auditoria
24 - Zeide Moreira de Oliveira
Disc: Análise de Custos
25 - Sidinei Aparecido Pereira
Disc: Contabilidade Tributária/Técnica Comercial/Contab. de Custos
b - Professores aprovados pelo Parecer-CFE 293/91, para as mesmas
disciplinas:
01 -Cirilo S. Tsuno
Disc: Matemática/ Física
02 - Cláudio Gomes da Silva
Disc: Elementos de Matemática/ Física
03 - José Ramos da Silva
Disc: Cálculo
Quadro VIII-E Cont.
04 - Jorge Luis da Costa
Disc: Química / Intrumentação de Ensino
05 - Vonivaldo Gonçalves Leão
Disc: Química
06 - Creuci Maria Caetano
Disc: Biologia
07 - Clóvis Pessoa de Souza
Disc: Metodologia do Trabalho Científico
08 - Wanda Maria de Carvalho
Disc: Estrutura e Func. do Ensino de 1º e 2º Graus
09 - Ruth Vieira Bexiga
Disc: Psicologia da Educação/ Prática de Ensino
10 - Floripedes Matuda
Disc: Didática / Métodos e Técnicas de Estudo
11 - Alexandre Miguel
Disc: EPB I e II
Instituições de Direito
12 - José Fernando Castilho
Disc: Legislação e Ética Profissional
13 - Uélses Maia Mendes
Disc: Teoria Geral da Administração/Organização e Métodos
14 - Alberto da Silva
Disc: EPB I e II
15 - Darci N. Yamashita
Disc: EPB
16 - Inês Sereine Pinheiro
Disc: Relações Humanas
-
17 - Luciano Epaminondas Reis
Disc: Introdução à Computação
18 - Francisco Gonçalves Quites
Disc: Técnicas de Elab. de Relatórios
1º - Zenaide Terezinha Tonon
Disc: Legislação Social
20 - Marco Antônio Massaneiro
Disc: Direito Tributário
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a con-
clusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 09
de 11 de 1993
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO E DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 09/11/ 1993, REALIZADA ÁS 17 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE .................................../ 1993.
NOME DO CONSELHEIRO ASSINATURA
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