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INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
INSTITUTO EDUCACIONAL PIRACICABANO
SP
ASSUNTO:
RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA, MI-
NISTRADO PELO CENTRO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA, INSTALADO
NO CAMPUS CENTRO, UNIDADE INTEGRANTE DA UNIVERSIDADE METO
DISTA DE PIRACICABA - UNIMEP.
RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
PARECER Nº 595-93
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu
APROVADO EM: 06/10/93
PROCESSO N°
:
23001.000593/91-24
1 - RELATÓRIO
0 Diretor Geral do Instituto Educacional Piracicabano en
caminha a este Conselho pedido de reconhecimento do curso de
licenciatura em Filosofia, ministrado pelo Centro de Filoso-
fia e Teologia, instalado no Campus Centro, unidade integran-
te da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.
0 Curso de Filosofia foi autorizado a funcionar pelo Con
selho de Coordenação do Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em
7/11/83, porém o Curso teve seu início no primeiro período le
tivo de 1988 com 79 alunos matriculados.
Pela Portaria nº 200, de 25/09/91, foi designada Comis
são Verificadora integrada pelos professores LÍDIA MARIA RO-
DRIGO E JOSÉ CARLOS SOUZA ARAÚJO, da Universidade Federal de
Uberlândia, para verificar as condições para o reconhecimento
do curso e apresentar Relatório.
Após examinar o processo, o Relator converteu-o em dili-
gência - despacho de Câmara nº 103/92, de 4/08/92, para serem
sanados os óbices apontados pela Comissão Verificadora, efeti
vamente intransponíveis, referentes à grade currricular, ao
acervo bibliográfico e ao corpo docente, os quais foram satis
fatóriamente cumpridos, como adiante explicitados:
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GRADE CURRICULAR
1. Alteração das histórias da Filosofia, para
ser observada sua ordem cronológica (antiga - medieval - moderma - con
temporânea) , com o que se restabeleceu sua contemporaneidade históri-
ca e sua sintonia temática;
2. Aumento do número de matérias especifica-
mente filosóficas, tornando obrigatórios oito (8) créditos, considera
dos eletivos na grade curricular anterior;
3. Aumento da carga horária de matérias espe-
cíficas do campo epistemológico da filosofia;
4. Redução do peso dado à Teoria do Conheci-
mento, que dos 16 créditos propostos anteriormente, passou a 08;
5. Antecipação para os dois primeiros semes-
tres letivos da disciplina lógica.
6. Incorporação ao elenco das disciplinas o-
brigatõrias de Filosofia Política e Filosofia da História, antes ele
tivas, bem ainda aumento da carga horária das disciplinas Ética e An
tropologia Filosófica'.
ACERVO BIBLIOGRÁFICO
Com a autorização da Reitoria da Instituição,
expedida em 10/11/92, foram adquiridas 203 obras de autores consagra-
dos, inclusive estrangeiros, com edições em francês, italiano, espa-
nhol e português, conforme consta do processo.
Diante dessa aquisição, o acervo bibliográfi-
co ficou enriquecido com obras de qualidade.
CORPO DOCENTE
Sob o título INDICAÇÃO DE PROFESSORES, a Ins-
tituição procede à identificação daqueles que irão ministrar as disci-
plinas respectivas. Considerada a nova grade curricular.
Os nomes anteriormente indicados permanecem,
com o remanejamento de alguns deles para outras disciplinas, diante
do novo quadro curricular.
- 2 -
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1. DADOS SOBRE A UNIVERSIDADE
A Universidade Metodista de Piracicaba foi reconhevida pelo Decre
to nº 76.860, de 17/12/75, nos termos do Parecer CFE nº 4027/75.
É mantida pelo Instituto Educacional Piracicabano, criado em 13
de setembro de 1988 e tem sede e foro em Piracicaba/SP.
0 Estatuto e Regimento Geral em vigor foram aprovados pelos Pare-
ceres CFE n9s 09/87 e 594/86, respectivamente.
As últimas alterações havidas no Estatuto e Regimento Geral da
Universidade foram aprovadas pelo Parecer nº 290/89, homogado em
27/06/89.
2. DADOS SOBRE O CURSO
2.1. Condições Materiais
Consta do relatório da Instituição o que segue sobre este
"Espaço Físico para atividades de Ensino Salas de aula -
"Campus" Centro
SALA nº ÂREA(m
2
) SEMESTRE
1.01.101 63 2º semestre
1.01.109 63 4º semestre
1.01.110 63 6º semestre
1.01.104 63 8º semestre
Espaço Físico para atividades Acadêmico
- Administrativas - "Campus" Centro
- 3
SALA nº ÁREA (m
2
) ESPECIFICAÇÃO
1.01.108
1.01.108
1.01.106
1.01.106
16
15
31 .
31
Diretoria do CFT
Secretaria de Apoio
do C.F.T.
Coordenadoria do
Curso de Filosofia
Chefia do Departa-
mento de Filosofia
Espaço Físico de Uso Coletivo
. Biblioteca do "campus" Centro
Prédio "Chrysantho César" = 1.447,00 m
. Salão Nobre
2
Anfiteatro com 1.131,00 m
. Secretaria de Atendimento de Alunos e Professores
2
Prédio Centenário - Sala 1.01.214 com 63 m
. Sala Canadá - Sala de reuniões
2
Prédio Centenário com 63 m
. Cantina
2
"Campus" Centro com 122,00 m
. Xerox e Livraria
2
Prédio Centenário - Sub-Solo com 31 m
. Setor de Distribuição dé Correspondência
- 2
Prédio Centenário - Térreo - 31 m
. Centro de Conveções e Seminários
"Fazendinha" - Fazenda Varginha com 53 alqueires"
- 4 -
No anexo 4 do Processo pode ser visto a relação do Material Per
manente (moveis e utensílios, equipamentos e balanço patrimonial) do
centro de Filosofia e Teologia.
A Comissão Verificadora ao analisar a situação atual da infra--
estrutura, informa o que segue:
"De um ponto de vista geral, o espaço físico se encontra em pro
cesso de expensão, sobretudo ligado ao Campus Taquaral, onde
as construções obedecem a uma arquitetura moderna. Percebe-se
no pdio do Campus Centro, um conjunto de salas bem instaladas
e espaçosas. O espaço físico destinado ao serviço
administrativo também ê adequado, bem como a infra-estruturapa
ra o funcionamento das bibliotecas." E acrescenta
"A UNIMEP possui 35 laboratórios diretamente ligados aos cur-
sos e que visam atender às necessidades profissionalizantes de
cada área: 6 localizados no "Campus" Centro, 12 no "Campus"
Santa Bárbara d/Oeste e 17 no "Campus" Taquaral."
2.2. Biblioteca
Com relação à Biblioteca a Instituição informa o que seque: A
Biblioteca da Universidade Metodista de Piracicaba é a des-
centralização coordenada composta por uma Biblioteca Central ("Campus"
Taquaral) e duas Setoriais ("Campus Centro e Santa Barbara
d*Oeste).
As Bibliotecas são autônomas em suas respectivas funções e aos
assuntos correspondentes a cada "Campus", estando subordinadas à Vi-
ce-Reitoria Acadêmica.
Na Biblioteca Central ("Campus" Taquaral) encontra-se o Servi-
ço Centralizado de Processamento Técnico, com a catalogação automa
tizada, sendo implantada a automocáo para o cadastro geral das bi-
bliotecas.
As bibliotecárias titulares de cada "campus" (Taquaral, Cen-
tro e Santa Barbara d'Oeste) são responsáveis pela classificação e
catalogoção dos materiais das respectivas Bibliotecas.
Há um Colegiado das bibliotecárias totulares, sob a coordena
ção da bibliotecária do "campus" Taquaral, destinado a orientar e
acompanhar medidas de interesse comum, bem como o desenvolvimento
de tarefas também de interesse comum.
BIBLIOTECA - "CAMPUS" CENTRO
No anexo da deligência constam a autorização da compra de Li
vros, aumentando assim o acervo bibliográfico, com todos os títu-
los nacionais e internacionais descritos nominalmente, através de
autores bem como assuntos, e onde foram adquiridos.
As instalações físicas da biblioteca são adequadas e conta
com uma administração e serviços compatíveis com o funcionamento do
curso.
No momento da verificação a comissão foi informada da aquisi
cão aproximada de 900 títulos, cuja importância atinge Cr$......
2.034.813,94 conforme pode ser averiguado na relação de livros ad-
quiridos, fornecidos pelo setor de suprimentos, seção de compras.
E acrescenta que:
"A biblioteca tem um acervo de 51.691 exemplares de livros
sendo que 73.05% do acervo se encontra na biblioteca do
Campus" Taquaral, 12.75% na biblioteca "Campus Santa Bárbara
d'Oeste e 14.22% na biblioteca do "Campus" Centro. Há ainda
725 títulos de Periódicos."
2.3. Corpo Docente
Quanto ao corpo docente, a Instituição apresenta o sequinte
quadro:
Conforme a nova documentação encaminhada, o corpo docente e
constituído por 42 professores, com este perfil: 08 com Doutorado;
08 cursando Doutorado; 10 com mestrado; 09 cursando Mestrado; 02
com Mestrado incompleto; 03 com Especialização; e 02 Graduados.
Há professores indicados para todas as disciplinas.
A relação do corpo docente integra o Quadro II deste Parecer
- 7
2.4 Funcionamento e Estrutura Curricular
. Histórico
O Curso de Filosofia foi autorizado a funcionar pelo Conse
lho de Coordenação do Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)em 07/11/83,
porém o Curso teve seu início no primeiro período letivo de 1988
com 79 alunos matriculados.
. Número de vagas e tumo de funcionamento
. Número de Vagas - 80
. Turno de Funcionamento - noturno
. Regime de Matrícula - semestral
. Vestibular - anual
. Número de alunos inscritos no vestibular e matriculados de
1988 a 1991
Número de alunos matriculados por semestre de 1988 a 1991
INSCRITOS PERÍODOS
1-'OPÇÃO 2- OPÇÃO
VAGAS MATRICULADOS
1988
1989
1990
1991
22
17
11
11
50
38
34
51
80
80
80
80
70
26
23
51
. Estrutura Curricular
A carga horária do curso ê de 2.460 h/a, acrescidas de 60
h/a de EPB e de 60 h/a de EF, perfazendo um total de 2.580 h/a,
integralizáveis em oito semestres letivos.
As disciplinas que compõem o currículo pleno do curso cons
tituem o Quadro I deste parecer.
A Prática de Ensino em Filosofia - Estágio Supervisionado
ê desenvolvida em 120 h/a nos 7º e 8º semestres do curso. O seu
regulamento consta às fls. 87/92 do processo.
Em atendimento ao D. C. nº 103/92, a Instituição aumentou
o número de matérias especificamente filosóficas respeitando a
grupo mínimo de matérias do ciclo básico comum a toda universida-
de, procurando manter o diálago epistemológico com a área de Ciên
cias Humanas. Para isso, tornaram obrigatórios 8 (oito) créditos
que eram eletivos e transformaram um matéria histórico-socilógica
em histórico filosófica (Cultura e Pensamento Lativo Americano pa
- 9 -
ra Filosofia Latino-Americana).
A carga horária de Matérias específicas do campo episte
mológico de filosofia foi aumentada. Tal é o caso da Ética, que
teve sua carga dobrada e de filosofia da. História que foram in-
corporados como obrigatórias. Antropologia Filosófica teve sua .
carga dobrada, conseqüentemente, o espaço de quatro semestres
para disciplinas eletivas dominui para dois semestres (6º e 8º}
Teoria do Conhecimento, que estava com 16 créditos, foi
reduzida para 8, pois parte do seu conteúdo duplicava algumas
outras disciplinas, e conforme a comissão, advertiu, em alguns
casos o conteúdo da ementa não concordava com o seu objetivo.
Com respeito a lógica, esta sendo oferecidas nos dois primeiros
semestres do curso.
Quanto a distribuição das matérias nao filosóficas deve
mos fazer uma diferença. Por um lado, estão as matérias exigi-
das para adquirir o titulo de professor, isto é, as pedagógicas
e as práticas de ensino. Em segundo lugar, aquelas obrigatórias
para todas as carreiras, como Educação Física e Estudo de Pro-
blemas Brasileiros. Estes dois grupos de disciplinas são comuns
a todas universidades. Em terceiro lugar, onde se encontram a-
quelas que constituem o "ciclo básico" da Universidade Metodis-
ta de Piracicaba. Estas se orientam a dar uma informação geral
para o aluno. No caso do curso de Filosofia, estas matérias vêm
ao encontro do interesse em manter um diálogo epistemológico com
as Ciências Humanas.
O peso desproporcional das matérias não filosóficas nos
primeiros semestres, que a comissão observou foi diluído ao lon
- 10 -
go dos oito semestres, de maneira tal que, naquele semestre em que
mais pesa, apenas chega a oito créditos.
A Instituição deixou os dois últimos semestres sem este tipo
de matérias, para permitir ao aluno uma dedicação maior à monografia
da licenciatura.
0 Curso de Filosofia na UNIMEP com duração de quatro anos
(oito semestres) tem como eixo fundamental as disciplinas das histó-
rias da filosofia em sua ordem lógica e cronológica, ou seja, Histó
ria da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da
Filosofia Moderna e História da Filosofia Contemporânea. Tal eixo
histórico tem em sua base, a preocupação em buscar interlocutores
nos respectivos horizontes filosóficos, articulado com as demais
disciplinas indispensáveis para uma formação filosófica básica, agru
padas semestralmente, tentando respeitar sua contemporaneidade histó
rica e sua sintonia temática.
Entendendo que a reflexão filosófica na atualidade tem se de
senvolvido a partir de questionamentos específicos que acompanham a
evolução da Ciência, procura-se neste currículo, através das disci-
plinas Filosofia da Linguagem, Filosofia Política, Filosofia da His
tória, Filosofia da Ciência, garantir esse questionamento constante.
Com o intuito de promover a articulação de reflexão filosófi-
ca com as demais áreas do saber, por entender que ê extremamente fe-
cundo para a Filosofia e diálogo permanente com o pensamento cientí-
fico, este currículo procura contemplar disciplinas como Teoria So-
ciológica,- Teoria Econômica, Introdução à Psicologia e Comunicação e
Expressão.
Considerando a necessidade e a importância de uma investiga-
- 11 -
ção profunda e cuidadosa acerca do pensamento filosófico latino-ame
ricano desde sua gênese, caracteres e desenvolvimento, este curricu
Io contempla disciplinas como: Filosofia no Brasil e Filosofia na
América-Latina.
0 estudo da Filosofia deverá ser feito através do contato
direto com os textos filosóficos estudados, suprimindo assim, sem-
pre que possível o contato com os autores através dos manuais.
O oferecimento de disciplinas eletivas no sexto e oitavo se
mestres respectivamente, possibilita, dentro dos limites impostos
por uma Universidade particular, garantir certa flexibilidade curri
cular para que possam ser oferecidos cursos à opção dos alunos.
Com a criação de pré-requisitos para algumas disciplinas
procura-se garantir minimamente a qualidade dos cursos oferecidos ,
sem que isso redunte em prejuízo para os alunos, uma vez que vincu-
la-se a continuidade dos estudos, não à aprovação, mas à frequên
cia, isto ê, o contato prévio com a problemática tratada pela disci-
plina. Assim, mesmo que o aluno tenha sido reprovado, poderá prosse
guir seus estudos, desde que a reprovação não tenha sido por faltas.
Finalmente, esse currículo prevê a possibilidade de os alu-
nos terem contato com pesquisa em Filosofia durante a graduação.Nes
se sentido a disciplina Metodologia do Trabalho Filosófico desempe-
nha papel fundamental no curso. Através dela os alunos receberão
subsídios e orientação para desenvolver uma monografia, obrigatória
de final de Curso.
. Disciplinas Eletivas
. Filosofia da Educação II
- 12 -
. Filosofia na América-Latina II
. Filosofia no Brasil II
. Filosofia da Arte
. Filosofia da Linguagem II
. Filosofia da Religião
. Filosofia da Ciência II
Todas as disciplinas eletivas têm 04 créditos e'os alunos
deverão cursar duas dessas disciplinas/ isto ê 8 créditos respec-
tivamente no sexto e oitavo semestres.
. Pré-requisitos
Para cursar as disciplinas com digito II, os alunos deve-
rão ter cursado as disciplinas com digito I e não terem sido re-
provados por faltas, com exceção da disciplina Metodologia do Tra
balho Filosófico II, os alunos deverão ter sido aprovados na I, is_
to ê, ter sido seu projeto de pesquisa aprovado.
As disciplinas de Historia da Filosofia deverão ser cursa
das na forma como aparecem na grade curricular. Por exemplo Histó
ria da Filosofia Antiga I e II; Medieval I e II; Moderna I e II e,
Contemporânea I e II.
. Estágio Supervisionado
0 Estágio Supervisionado do Curso ê desenvolvido pelas
disciplinas Prática de Ensino em Filosofia e Estágio Supervisiona
do I e Prática de Ensino em Filosofia e Estágio Supervisionado II,
nos últimos semestres do curso, cujo Projeto, aprovado pelo Conse
lho de Coordenação do Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE)em 24/06/91
encontra-se no autos.
2.5. Outras Informações Sobre o Curso
- 13 -
. Pesquisa
Nas disciplinas Metodologia do Trabalho Filosófico I e II
ministradas no 79 e 8) semestres, respectivamente, os alunos desen-
volvem projetos de pesquisa e execução de um trabalho monográfico o
rientados pelos professores das disciplinas. As temáticas referem-
se à Filosofia da Religião, Filosofia da Arte e História da Fi-
losofia.
Os professores realizam pesquisas relacionadas às suas te-
ses de pós-graduação, e as temáticas mais incidentes inserem-se na
Filosofia da Educação. Existe também grande interesse pela investi-
gação no âmbito da cultura e da filosofia no Brasil e na América La
tina.
A nível institucional, há um projeto aprovado do Professor
Hector Lüis de Sain-Pierre, que pesquisa "um novo modelo categorial
para as relações estratégicas".
. Extensão
Promoção de alguns ciclos de debates abertos ao público e
que, segundo o relator dos participantes, tem obtido uma boa reper-
cusão social.
. Registros Escolares
Informa a Comissão Verificadora: "0 setor de registro acadê
mico encontra-se informatizado e bem organizado como pudemos verifi.
car in loco. Também observamos a atualização dos dados, bem como
testemunhamos a facilidade de acesso aos inúmeros dados que a infor
mática propicia. O serviço parece ser gerenciado por pessoas quali-
ficadas e idôneas".
- 14 -
3. CONCLUSÃO DA COMISSÃO VERIFICADORA
A Comissão Verificadora finaliza seu relatório fazendo as seguin
tes observações:
"Considerando que a UNIMEP é uma Instituição idônia, consolidada
do ponto de vista financeiro e institucional, possuindo uma proposta
pedagógica séria;
- que a Universidade vem dando um certo apoio à qualificação do
seu corpo docente e criando condições infra-estruturais para o
desenvolvimento de atividades acadêmicas dentro de certo padrão
de seriedade;
- que em razão do Curso de Filosofia ser recente e seu corpo do
cente muito jovem os problemas apontados têm condições de ser
superados, pois a Instituição tem investido no Curso e o corpo
docente se revela aberto a reformulações;
Recomendamos indicativamente que o Curso de Filosofia seja reco
nhecido com a condição de promover reformulações na sua grade
curricular, nos conteúdos programáticos e na bibliografia utili
zada, na perspectiva delineada a partir da análise contida no
item 2.3".
II - VOTO DO RELATOR
Com base nos dados constantes do processo e tendo em vista o
cumprimento da deligência e o relatório da comissão Verificadora, vo
ta o Relator pelo reconhecimento do curso de Licenciatura em Filoso-
fia, ministrado pela Universidade Metodista de Piracicaba, mantida
pelo Instituto Educacional Piracicabano, com 80 vagas totais, anuais,
no turno da noite.
- 15 -
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator.
QUADRO II
CORPO DOCENTE
01. ANTÔNIO NÊRES DE MEIRA
Disc. : Estética
Filosofia da Arte Tit.: Graduado em Filosofia - FFCL de Mogi
das Cruzes, 1970. Graduado em Estudos Sociais - FFCL N. Sra. do.
Patrocínio, 1975.
Especialização em Sociologia (Especialização de docentes
de ensino superior) 360 h/a - Fac. Franciscana 1978.
Cursando Mestrado - créditos concluídos, com tese em
andamento: "0 Cotidiano de Agnes Heller" - UNIMEP. Tem
trabalhos publicados (2) em periódicos nacionais. Possui
experiência no magistério superior nas disciplinas:
Estrutura e Funcionamento do Ensino; Didática; Filosofia
I.e II; Introdução à Filosofia; e Estética Filo sófica.
02. CLÊIA MARIA DA LUZ RIVERO
Disc: Prática de Ensino em Filosofia - Estágio Supervisionado
Tit.: Graduado em Filosofia - Fac. de Ciências e Letras de Ba
dé - 1970
Graduado em Pedagogia - FFCL N. Sra. do Patrocínio
1984
Especialização em Educação - PUC/RS - 1977
Especialização em Administração da Educação - UNIMEP -
1988
Mestrado Tese: "Formação Pedagógica do Educador das se-
ries iniciais do 1º Grau" - UNIMEP - 1989 Possui
experiência no magistério superior nas disciplinas:
Didática Geral; Estrutura e Funcionamento do Ensino de
1º e 2º Graus; Prática de Ensino - Estágio Super-
visionado em Administração Escolar e Didática do ensino
Superior.
QUADRO II (cont.)
03. EDIVALDO JOSÉ BARTOLETO
Disc: Introdução à Filosofia
Filosofia Geral: Problemas Metafísicos
Tit.: Graduado em Filosofia - PUCCAMP - 1983
Cursando mestrado em Filosofia da Educação (creditos con
cleídos e em fase de orientação e escrituração da tese) -
UNIMEP
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas
Metodologia da Ciência; Filosofia Geral: Problemas Metafí
cos; Introdução à Filosofia e Ética e Deontologia Profissi_
onal
Tem trabalhos publicados em periódicos nacionais.
04. ELIZABETH MARIA ALCÂNTARA
Disc: Comunicação e Expressão
Tit.: Graduada em Letras Neolatinas - PUCCAMP - 1969
Especialização em Literatura Brasileira - PUCCAMP - 1975
Mestrado em Letras - PUCCAMP - 1986
Cursando doutorado em Metodologia do Ensino - UNICAMP (em
fase de elaboração de tese)
Possui experiência no magistério superior e tem Parecer
do CFE nº 584/90 para Comunicação e Expressão I e II.
05. ELOIZA BALAROTI
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Tit.: Licenciada em Ciências Sociais - Centro de Estudos Supe-
riores de Londrina - 1981
Especialização em História - UNIMEP - 1982/3 Possui
experiência no magistério superior nas disciplinas:
História do Processo de Trabalho e EPB. Tem trabalhos
publicados (02)
06. HECTOR LUÍS DE SAINT-PIERRE
Disc: História da Filosofia Contemporânea
Lógica
09. IVANI BIANCHINI HOFLING
Disc. : Teoria Sociológica
07. HEITOR GAUDENCI JÚNIOR
08. IVAN GOMES TAVARES
Tit.: Graduação em Filosofia - Universidade Nacional de La Plata
Especialização era Estratégica Teórica - UNICAMP Mestrado
era Lógica - UNICAMP - 1988
Disc: Filosofia da América Latina
Filosofia do Brasil
Cursando doutorado em Filosofia (créditos completados
UNICAMP
Tem trabalhos publicados
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas:
Lógica e Filosofia; Filosofia Política; História da Filoso
fia Contemporânea.
Tit.: Graduado em Filosofia - PUCCAMP - 1983
Cursando mestrado em Filosofia da Educação (em fase de ela
boração da dissertação) - UNIMEP
Chefe do Departamento de Filosofia - UNIMEP (11/04/89 a
11/04/93)
Presidente da Comissão de Pesquisa - CEPE - UNIMEP (à par-
tir de abril/91)
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas:
Introdução à Filosofia; Ética; e Filosofia.
Disc.: História da Filosofia Moderna
Metodologia do Trabalho Filosófico
Tit.: Graduado em Filosofia - Fac. N. Sra. Medianeira - 1981
Mestrado em Educação - UNICAMP - 1989
Tit.: Graduada em Ciências Sociais - UNESP - 1973
Possui experiência no 'magistério superior nas disciplinas:
Ética; História da Filosofia Moderna; Introdução à Filoso-
fia; e Filosofia da Educação.
Especialização em Classes Sociais - UNICAMP - 1978
Especialização em Teoria Antropológica - PUC/SP
Especialização em Planejamento Urbano - USP - 1980
Mestrado - Titulo da Tese: "O eterno retorno: um estudo
camponês operário do açúcar" - ESALQ-USP Tem trabalhos
publicados (5)
Possui experiência no magistério superior e tem Parece-
res do CFE nºs 116/84, 206/84 para Métodos e Técnicas de
Pesquisas e 198/85 para Métodos e Técnicas de Pesquisa e
Sociologia.
10. JOSÉ LIMA JÚNIOR
Disc: Filosofia da Linguagem
Filosofia da Arte Tit.: Graduado em Teologia - Seminário
Presbit-riano - 1975
Graduado em Pedagogia - Inst. Ciências Soc. Americana -
1978
Graduado em Filosofia - UMC - 1975
Mestrado em Educação - UNIMEP - 1984
Cursando doutorado em Comunicação e Semiótica - 88/91 -
PUC/SP.
11. LILA MARIA FREITAS INGLEZ DE SOUZA
Disc. : Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Didática Especial para o Ensino da Filosofia Tit.: Graduada em
Pedagogia -hab. me Adm. Escolar e Magistério das Matérias
Pedagógicas - Fac. Ciências e Letras "Plínio Augusto Amaral -
1982; hab. em Magistério Deficientes Mentais - UNIMEP - 1985
Especialização em Administração da Educação (400 h/a) -
UNIMEP - 1989
Cursando mestrado em Educação - Administração Escolar (
em fase de defesa de tese) - UNIMEP
Possui experiência no magistério superior nas discipli -
nas: Princípios e Métodos de Administração Escolar; Dida
tica Geral; Estrutura e Funcionamento do Ensino; Princí-
pios e Métodos de Educação Especial; Estágio Supervisio-
nado - Educação Especial.
QUADRO II (cont.)
12. LUCÍLIA AUGUSTA REBOREDO
Disc: Introdução a Psicologia
Tit.: Graduada em Psicologia - UMC - 1974
Mestrado - titulo da tese: A transformação de um bairro
operário numa comunidade: Um Estudo na Psicologia So-
cial do Quotidiano - PUC/SP - 1983
Cursando doutorado em Psicologia Social (créditos com-
pletos - previsão de defesa de tese: inicio de 1992)
PUC/SP
Tem trabalhos publicados (3) em periódicos nacionais
Possui experiência no magistério superior e tem Parece-
res do CFE nº 297/84, para Psicologia Social e Psicolo-
gia da Comunicação; nº 481/90, para Psicologia Aplicada.
13. MÁRCIO APARECIDO MARIGUEIRA
Disc: Filosofia da Ciência
Estética Tit.: Graduado em Filosofia -
PUCCAMP - 1986
Cursando mestrado em Filosofia da Educação - UNICAMP.
Tem trabalho publicado (1) em periódico nacional Possui
experiência no magistério superior nas disciplinas:
Metodologia do Trabalho Cientifico; Antropologia
Filosófica; Filosofia e Ideologia; e Introdução à Fulo-
sofia.
14. MARIA BEATRIZ BIANCHINI BILAC
Disc: Teoria Sociológica
Tit.: Graduada em Ciências Sociais - FFCL de Rio Claro - 1966
Mestrado - Título da tese: Estratificação Social e Ideo
logia: um estudo sobre os profissionais liberais em Rio
Claro - USP - 1980
Cursando doutorado em Ciências Sociais - UNICAMP Possui
experiência no magistério superior e tem Pareceres do
CFE nº 584/90, para Métodos e Técnicas de Pesqui sa,
Antropologia e Sociologia; nº 297/84; para Antropologia
Cultural e Problemas SÕcio-Culturais Econômicas ; nº
116/84, para Sociologia da Educação e Sociologia Geral;
e 198/85, para Desenvolvimento da Comunidade.
- 24 -
QUADRO II (cont.)
15. MARIA THEREZA MIGUEL PERES
Disc: Teoria Econômica
Tit.: Graduada'em ciências Econômicas - UNIMEP - 1983
Mestrado - Título da Tese: Os Donos da Cana na Moder
nização da Usina Monte Alegre: Piracicaba - 1930 a
1950 - PUC/SP
Tem trabalhos publicados (2) em periódico nacional
Possui experiência no magistério superior e tem Pare-
ceres do CFE n° 838/89, para Economia de Empresa Far-
macêutica; nº 584/90, para Teoria Econômica e Histó-
ria da América II e III.
16. MARIA TERESA DONDELLI PAULILIA DAL POGETTO
Disc: Psicologia da Educação, Aprendizagem e Adolescência
Tit.: Graduada em Psicologia - Licenciatura e Formação de
Psicólogo - PUCCAMP - 197 9
Mestrado - Titulo da Tese: Coito professores de clas-
se especial para deficientes mentais da Rede Estadual
de Ensino percebem sua atuação profissional - UFSCar-
1987
Tem 01 trabalho publicado
Possui experiência no magistério superior nas disci -
plinas: Psicologia do Desenvolvimento I e II; Psicolo
gia Aplicada à Reabilitação Fls. (sic);. Psicopatolo-
gia Aplicada à Fisioterapia; Psicologia da Educação ,
Adolescência e Aprendizagem; Psicologia do Excepcio-
nal I e II; Psicologia da Educação III; e Desenvolvi-
mento Bio-psico-motor do Deficiente Mental II.
17. MARCOS ANTÔNIO DE ALMEIDA LEME
Disc: Pratica de Educação Física
Tit.: Graduado em Educação Física - UNICAMP - 1984
Mestrado - Título da Tese: Estudo Eletromiográfico
do Músculo Deltóide (Porções Anterior, Média e Poste
rior) em indivíduos treinados em musculação -UNICAMP
Possui experiência no magistério superior nas disci-
plinas: Prática de Educação Física e Desportos Comu-
- 25
QUADRO II (cont.)
nitários.
É coordenador de Prática de Ed. Física na UNIMEP no perio
do de 1987 até o momento.
18. MARCELO FABRI
Disc: Teoria do Conhecimento
História da Filosofia Medieval Tit.:
Graduado em Filosofia - PUCCAMP - 1985
Mestrado - Título da Tese: Mito e Educação: Do Caráter pe
dagógico do "Simbolo".
Cursando doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência - à-rea
de concentração: Filosofia Prática - UNICAMP Tem trabalhos
publicados 03) em periódico nacional Possui experiência no
magistério superior nas disciplinas Teoria do Conhecimento;
Antropologia Filosófica; Filosofia da Educação e História
da Filosofia Medieval.
19. MILTON SCHUBERT SOUTO
Disc: Didática Especial do Ensino de Filosofia
Tit.: Graduado em Letras - 1970 - Fac. ABC
Graduado em Pedagogia - 1973 - Fac. ABC Graduado em
Educação Física - 1971 - Fac. ABC Cursando mestrado em
Supervisão e Currículos - PUC/SP Possui experiência no
magistério superior nas disciplinas Sociologia Geral;
Cociologia da Educação;, e Didática.
20. NABOR NUNES FILHO
Disc: Teologia e Cultura
Tit.: Bacharel em Teologia - 1969 e em musica Sacra - 1972 - Se
minário Batista Norte
Bacharel em MÜsica - UNICAMP - 1989
Cursando mestrado em Filosofia da Educação - UNIMEP
Tem 01 livro publicado e 01 artigo publicado em jornal
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas
Harmonia e Composição; Composição; musica Brasileira;
Teologia e Cultura.
QUADRO II (cont.)
21. PAULO ROBERTO DE CARVALHO
Disc: Introdução à Psicologia
Tit.: Graduado em Psicologia - Fund. Educ. de Bauru - 1984
Cursando mestrado em Psicologia Social (créditos concluí
dos) - PUC/SP
Possui experiência no magistério superior nas discipli-
nas Psicologia Social; Psicologia da Personalidade; Psi-
cologia Experimental; e Introdução à Psicologia.
22. ROSA GITANA KROB MENEGHETTI
Disc: Eatido de Problemas Brasileiros
Tit.! Graduada em Pedagogia - Fac de Educação - Ass. Santanen
se Pró-Ensino Superior - 1978
Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino - Ass. San
tanense Pró-Ensino Superior - 1980
Mestrado - Titulado da Tese: "O currículo e a Educação
Libertadora nas Instituições confessionais de Ensino
UNIMEP -' 1986
Possui experiência no magistério superior nas discipli -
nas: História da Educação I e II; Teologia e Cultura; Pi
losofia da Educação Teoria Críticas de Educação. E tem
Parecer do CFE nº 584/90, para Estudo de Problemas Brasi-
leiros
QUADRO II (cont.)
24. SILVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA GALLO
Disc.. : Filosofia da Educação
Antropologia Filosófica
Tit.: Graduado em Filosofia - PUCCAMP - 1987
Mestrado em Filosofia da Educação - UNICAMP - 1990
Cursando doutorado em Filosofia da Educação - UNICAMP
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas:
Filosofia da Educação; Introdução a Filosofia; e
Antropologia Filosófica.
25. SÔNIA CRISTINA PAVANELLI DAROS
Disc: Comunicação e Expressão
Tit.: Licenciada em Letras - Univ. Estadual Júlio de Mesquita
Filho - 1986
Cursando Mestrado em Lingua Latina (créditos concluídos,
com pesquisa em andamento - leitura, traduções Autor
escolhido para dissertação - Fedro) - USP Possui
experiência no magistério superior nas discipli nas:
Lingua Latina e História da Lingua Portuguesa.
26. SUELI MANÇANARES LEME
Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa Tit.:
Graduada em Geografia - USP - 1973
Mestrado - Título da Tese: "Compartimentação Geomorfoló
gica e Organização do Espaço, São José do Rio Pardo
SP-USP - 1982
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas:
Métodos e Técnicas de Pesquisa e Geografia.
27 SUELI MAZZILI
Disc : Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Didática Especial para o Ensino de Filosofia
Prática de Ensino em Filosofia Estágio supervisionado II
Tit.: Graduada em Pedagogia - FFCL N. Sra. Medianeira - 1979
- 28 -
QUADRO II (cont.)
Especialização em Educação Essencial - UNIMEP - 1979
Mestrado - Titulo da Tese: "0 estado da Pedagogia: repen-
sando a partir da Prática" - UNICAMP Cursando doutorado
em Educação - Metodologia do Ensino
UFSCAR
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas
Didática; Prática de Ensino em Prê-Escola; Planejam-nto
Curricular e Metodologia do Ensino Superior; e tem Pare-
cer do CFE nº 116/84, para Fundamentos da Educação Pré--
Escolar e Prática de Ensino sob a forma de Estágio Super
visionado.
28. TÂNIA ROSSI GARBIN
Disc: Psicologia da Educação Adolencência e Aprendizagem Tit.:
Graduado em Psicologia - Formação de Psicólogo e Licencia tura -
UNIMEP - 1986
Mestrado em Educação Especial - UFSCAR
Tem 3 trabalhos publicados
Possui experiência profissional; e o no magistério nas
disciplinas: Psicologia da Educação II; Prática de Ensino
(Psicologia); Psicologia Social e do Trabalho; e Psicolo-
gia do Excepcional.
29. TÂNIA MARA VIEIRA SAMPAIO
Disc: Teologia e Cultura
Teoria da Religião Tit.: Bacharel em Teologia - Fac. de Teologia
da Igreja Metodis-ta - 1981
Mestrado em Ciências da Religião - Inst. Metodista de En-
sino Superior - 1990
Cursando doutorado em Ciências da Região - Inst. Metodis-
ta de Ensino Superior,
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas
Hermenêutica Bíblica; Exegere e Teologia do Antigo Testa-
mento.
- 29 -
QUADRO II (cont.)
30. VILSON TADEU ROCHA PEREIRA
Disc: Prática de Educação Física
Tit.: Graduado em Educação Física - ÜNIMEP - 1975
Aperfeiçoamento em Métodos e Sistemas de Treinamento Des
portivo (270 h/a) e em Técnica Desportivo em Atletismo
(192 h/a)
Possui experiência no magistério superior nas disciplinas
Pratica de Educação Física I e II e Futebol; é tem Pare-
cer do CFE nº 584/90, para Prática de Educação Física I
e II.
31. ZILDO GALLO
Disc: Teoria Econômica
Tit.: Graduado em Ciências Econômicas - PUCCMAP - 1981
Cursando mestrado em Ciências Sociais - UFSCAR - início
em 1988, matrícula trancada
Possui experiência no magistério superior na disciplina
Teoria Econômica
32. ELY ESER BARRETO CÉSAR
Disc.: Ética
Filosofia da Religião Tit.: . Bacharel em Teologia -
1963 - Fac. de Teologia IMS
Licenciatura em Filosofia - 1971 - Univ. de Mogi das Cru
zes
Pós-Graduação PHd (Filosofia) Emory University (USA)
Possui experiência no magistério superior nas discipli -
nas de Teologia, Filosofia/Ética, Filosofia/Educação.
33. ERCÍLIO ANTÔNIO DENY
Disc.: Lógica
Filosofia Geral:Problemas Metafísicos Tit.: Teologia, 11/09/68
- Pont. Univ. Gregoriana. Filosofia , 18.12.70 FFCL de Mogi das
Cruzes. Direito, 19/01/74, PUC Campinas
- 30 -
QUADRO II (cont.)
Doutor em Direito - Escola ou Unicersidade Fac. de Direito
da USP
Experiência em Magistério Superior nas disciplinas: Direi-
to Constitucional e Direito Civil - UNIMEP:
'34. FRANCISCO COCK FONTANELLA
Disc: Teoria do Conhecimento
Ética Tit.: Graduado em Filosofia - 1970 - FFCL de Mogi da
Cruzes Mestrado Pontifícia Univ. Angélico Doutorado -
UNICAMP - 1985
Pós-Graduação "Lato Sensu" em Educação - FFCL Ministro Tar
so Dutra - Dracena - SP 1972/73
Experiência no magistério Superior nas disciplinas: Ética,
PUCCAMP - 1986/87; Epistemologia e Met. Ciências humanas.
35. GERMANO RIGALLI JÚNIOR
Disc: História da Filosofia Moderna
Tit.: Graduado em Filosfia - 1984 - PUCCAMP
Pós-Graduação "Lato Sensu" Dissertação de Tese. UNICAMP -
Programa de Mestrado Lógica/Filosofia da Ciência, área de
concentração em Filosofia Política
Experiência em Magistério superior nas disciplinas: Hist.
da Filos. Moderna - PUCCAMP - 1987 a 1992; Lógica,PUCCAMP
19 90/92; Metodologia do Trabalho Cientifico, PUCCAMP ,
1988/92; Iniciação Filosófica, PUCCAMP, 1987/92.
36. HUGO ASSMANN
Disc: Antropologia Filosófica
Filosofia da América Latina Tit.: Pós-Graduação "Lato
Sensu" em Sociologia, Univ. de Frank
furt, Alemanha;
Doutorado em Teologia . Universidade Gregoriana - Itália,
1960
- 31 -
QUADRO II (cont.)
37. JOSÉ AMÂLIO DE BRANCO PINHEIRO
Disc: Filosofia da Linguagem
Metodologia do Trabalho Filosófico Tit.: Graduado em Direito -
1969 - Univ. Estadual da Guanabara Doutorado na Universidade
PUCSP, 1986 Mestrado - Teoria Literária
Experiência no magistério superior nas disciplinas: Esteta.
ca/Com. de Massa, UNIMEP, 1981/88; Sociologia da Comunica-
ção, PUC/SP/Pós 1986/92; Tópicos em Fil. da Educação ,
UNIMEP/PÕs, 1985/92, Política dos Signos, PUC/SP/Pos, 1990
/92.
38. JORGE HAMILTON SAMPAIO
Disc: História da Filosofia Medieval
Tit.: Graduação, Bacharel em Teologia - 1981 - Fac. de Teol. Igr.
1981
Licenciatura em Filosofia - 1990 - Fac. Fil. C. Letras das
Fac. Associadas do Ipiranga - 26.04.91
Mestre em Ciências da Religião - Inst. Metodista de Ensino
Superior
Experiência no magistério superior nas matérias: História
da Igreja na América Latina, Instituto Aglicano de Estudos
Teológicos, 1987/88.
39. JOSÉ MARIA DE PAIVA .
Disc: História da Filosofia Antiga
Filosofia da Educação
Tit.: Graduado em Filosofia - FFCL de Moge das Cruzes, 21.06.71
Graduado em Pedagogia - FAFIL, 21.0 9.76 Mestrado e
Doutorado - UNICAMP - 28.09.76
Experiência no magistério superior nas matérias: Intr. à
Fil. e Hist. da Filosofia, FFCL-Tupã; Fil. Educ e Hist.
Educação, Associação de Ensino de Marília; Supervisão Es-
colar, UFV
40. LEILA CHOAIRY
Disc: Introdução à Filosofia
Filosofia da Ciência
- 32 -
QUADRO II (cont.) Tit.:
Graduação: Filosofia - PUC-Campinas - 1974
Mestrado em Filosofia da Educação - 1978 - UNIMEP
Experiência do magistério superior nas disciplinas: Filoso
fia da Educação, UNIMEP, 1980/92; Introdução à Filosofia ,
UNIMEP, 1987/92; Metodologia Cientifica, UNIMEP, 1984/92 ;
Métodos e Técnicas de Pesquisa, inimep, 1977 a 1982.
41. TARCÍSIO MOURA
Disc.Filosofia da História
Filosofia Política Tit.: Graduado em Filosofia -
1970 - PUCCAMP, 28.05.71
Pós-Graduado "Lato Sensu", Teoria do Conhecimento - PUC/SP
1973; Antropologia Filosófica - PUC/SP - 1973; Filosofia da
Linguagem - PUC/SP - 1973; Condicionamento Verbal-USP/SP -
1974
Experiência no magistério superior nas disciplinas: Hist.
da Filosofia Antiga, PUCCAMP, 1978/92; Hist. da Filosofia
Contemporânea, PUCCAMP, 1982/92; Iniciação Filosófica ,
PUCCAMP, 1974/92.
42. VALDEMAR SGUISSARDI
Disc:História da Filosofia Contemporânea Filosofia Política
Filosofia da História Tit.: Graduado em Filosofia, FFCL de Ijul-
RS, 26.05.67 Doutorado na Univ. de Paris, 31.01.76 Pós-Graduação
em Educação - 1968-69 FFCL da USP Experiência no magistério
superior nas disciplinas: Filoso fia da Educação, Univ. Federal
de São Carlos, 1984/92; Fun damentos Filosóficos e História ,
Univ. Federal de São Car los, 1984/92.
- 33 -
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