Resumo
A partir da descrição da teoria skinneriana desde seus primórdios, podemos entender o
percurso que desemboca em questões éticas. Skinner afirma que a ciência do comportamento
também pode ser uma ciência dos valores, isto é, pode explicar, pode descrever, o que
significam os valores e o que é ser ético, agir de um modo considerado ético. Além disso, o
autor argumenta que, a partir do Behaviorismo Radical e de sua teoria da seleção por
conseqüência nos três níveis, é possível eleger um valor primordial que possa ser o guia para
alguém que se ponha a elaborar práticas culturais de forma deliberada. Nesse sentido, Skinner
assume uma postura prescritiva, ao mesmo tempo em que tenta reduzi-la ao âmbito descritivo.
Aí reside uma certa tensão no texto skinneriano, pois, ao mesmo tempo em que descreve o
bem da cultura, o autor elege esse bem como o valor primordial. Tenta justificar essa eleição
utilizando argumentos descritivos, mas, ao fim, não encontra nenhuma "boa razão".
Assumimos que é possível derivar preceitos éticos a partir do Behaviorismo Radical,
entretanto, o Behaviorismo Radical não é suficiente para justificar a escolha de um ou outro
preceito. Não podemos, a partir apenas de seus pressupostos, escolher o bem da cultura, ou o
bem dos outros, ou os bens pessoais como o principal valor, pois não há argumentos
suficientes dentro da própria teoria. Se quisermos explicar por que escolhemos este ou aquele
preceito, sob o ponto de vista da própria análise do comportamento, devemos olhar para a
história de contingências de quem faz a escolha.
Palavras-chave: Behaviorismo Radical, ética, valores - bens.
Abstract
From the description of Skinner's theory since its beginning, we can understand the course
which falls into ethical questions. Skinner asserts that the science of behavior can also be the
science of values, that is, it can explain, it can describe, what we mean by values and what is
being ethical, act in a way called ethical. Furthermore, the author argues that, from the radical
behaviorism and its selection by consequences theory in the three levels, it is possible to elect
a primary value, which can be the guide for somebody who engages in the project of cultural
practices in a deliberated fashion. In this way, Skinner assumes a prescriptive attitude, as well
as tries to reduce it to a descriptive scope. There it is a kind of tension in the Skinner's texts,
because, besides describing the good of the culture, the author elects this value as the primary
value. He tries to justify this election appeling to descriptive arguments, but, finally, he cannot
find any "good reason". We assume that it is possible to originate ethical precepts from
radical behaviorism, nevertheless radical behaviorism is not suficient to justify the choice of
one or another precept. We cannot choose, only from its premises, the good of the culture, or
the good of others, or the personal goods as the main value, since there are not enough
arguments within the theory itself. If we want to explain why we choose this or that precept,
on the point of view of the behavior analysis, we must look at the who-makes-the-choice
history of contingencies.
Key-words: radical behaviorism, ethics, values - goods.