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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
INTERESSADO/MANTENEDORA
UF
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa de Várzea Grande. MT
ASSUNTO
A u t o r i z a ç ã o para f u n c i o n a m e n t o dos cu r sos de T e c n o l o g i a em Pro cessa
mento de Dados, Direito e Cncias Econômicas (fase de projeto).
RELATOR: SR. CONS. R A U L I N O T R A M O N T I N
PARECER N.º 18/94
CÂMARA OU COMISSÃO
CESu
APROVADO EM 02/02/94
PROCESSO Nº 23001000733/90-32
I - RELATÓRIO
23001000734/90-03
23001000974/90-17
I. INTRODUÇÃO
Pelos pareceres 617/93, 616/93 e 685/93 a CAPLAN/MEC aprovou as cartas -
consulta para autorização, respectivamente, para funcionamento dos cursos de
TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS, DIREITO e CIÊNCIAS
ECONÔMICAS, a serem mantidos pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa de
Várzea Grande, na cidade de Várzea Grande (MT).
A mantenedora submete a este Conselho, agora, o projeto de cursos, de
acordo com as normas fixadas pela Resolução CFE n° 1/93.
Este relator elaborou o seu parecer tendo presentes os projetos referidos e os
demais elementos e documentos constantes dos processos.
1. Bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais
1.1. Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
O curso está sendo proposto, com base no Parecer CFE n° 55/76, que fixou os
mínimos de conteúdo e duração para o curso superior de Tecnologia em Processamento de
Dados.
A instituição que irá ministrar o curso é um novo estabelecimento de ensino
superior particular, com amparo no art. 209 da Constituição e no Art. 2° da Lei n° 5.540, de 1968,
MOD 5-CFE
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MEC/CFE PARECER Nº Fls.
PROC. Nº
com a denominação da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia de Várzea Grande, com sede na
cidade de Várzea Grande, Estado de Mato Grosso, na chamada Grande Cuiabá.
Segundo a interessada, "o curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados será
desenvolvido de forma compatível com as necessidades sociais, locais e regionais, despertando, assim,
formas de mecanizar os ajustes às novas situações impostas pelo alto nível de crescimento urbano e
seu descompasso com o desequilíbrio social, científico e tecnológico". O curso foi projetado "para dar
ao Tecnólogo uma formação básica e sólida para o seu futuro exercício profissional", além de uma
"formação humanística".
O cenário em que o curso vai ser implementado é a cidade de Várzea Grande, situada na
Região Metropolitana de Cuiabá, a segunda maior cidade do Estado de Mato Grosso, com acentuado
desenvolvimento sócio-econômico, em particular nos setores secundário e terciário. O ambiente sócio-
cultural é propício à implantação do curso, que irá proporcionar a formação de recursos humanos para
a cidade e a região.
1.2. Curso de Direito
O curso de Direito terá ênfase em Direito Tributário, com base na Resolução CFE n°
3/72, que fixou os mínimos de conteúdo e duração do curso e a legislação profissional.
O curso será desenvolvido segundo as necessidades sócio-culturais e de mercado de
trabalho da região, com forte concentração de atividades práticas e a realização do Estágio
Supervisionado de Prática Forense e Organização Judiciária, com amparo na Resolução CFE n° 15/73.
As bases sócio-culturais tem como cenário a cidade de Várzea Grande, na Região
Metropolitana de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso. É a segunda maior cidade do Estado, com
ambiente propício ao desenvolvimento do curso de Direito, voltado para as necessidades da região.
A base institucional é a Faculdade de Direito e Economia de Várzea Grande, novo
estabelecimento de ensino superior particular isolado, a ser mantido pelo Instituto de Ensino Superior e
Pesquisa de Várzea Grande (MT), uma sociedade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade
de Várzea Grande (MT).
A entidade define com clareza as bases do curso pretendido, caracterizando inclusive, o
perfil do profissional que pretende formar.
1.3. Curso de Ciências Econômicas
O curso de Ciências Econômicas teve seu currículo pleno elaborado à vista da Resolução
CFE n° 11/84 e as bases filosóficas levaram em conta o Parecer CFE n° 375/84. Pretende-se formar o
bacharel em Ciências Econômicas com uma visão universal da sua área de atuação, deixando para a
pós-graduação as especializações profissionais.
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MEC/CFE PARECER Nº Fls. PROC. NO
O curso será ministrado pela Faculdade de Direito e Ciências Econômicas de Várzea
Grande, novo estabelecimento de ensino superior, a ser mantido pelo Instituto de Ensino Superior e
Pesquisa de Várzea Grande, uma sociedade civil sem fins lucrativos, constituída na forma de
Associação, prevista na Lei n° 5.540 e no Código Civil brasileiro.
A cidade-sede do curso será Varzea Grande (MT), a mesma dos outros cursos.
2. Organização curricular e metodologias adotadas.
2.1. Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados
A organização curricular do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados,
proposta pela interessada, atende aos mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho, pela
Resolução n° 55/76, com base no Parecer n° 2.713/76.
As disciplinas estão dispostas de modo a possibilitar uma integração horizontal e vertical
dos conteúdos, atendendo aos requisitos do perfil profissiográfico e assegurando compatibilidade às
necessidades locais, regionais e nacionais
O curso será ministrado em regime seriado semestral, com a duração de quatro anos e
uma carga-horária de 2.670 h/a. Seu funcionamento será no período noturno, com oitenta vagas anuais.
As aulas serão ministradas de segunda a sábado, com a média de quatro horas-aula/dia.
O currículo pleno do curso vai anexo a este parecer.
As metodologias adotadas incluem, entre outras, aulas expositivas, seminários, estudos de
casos, painéis, etc, com adoção de recursos audio-visuais.
2.2. Curso de Direito
A organização curricular levou em conta os pareceres CFE n° 162/72 e 225/75 e as
Resoluções CFE n° 3/72 e 15/73, que trataram da fixação dos mínimos de conteúdo e duração do curso
de Direito e das normas para realização do Estágio Supervisionado de Prática Forense e Organização
Judiciária, que substituiu o chamado Exame de Ordem.
O curso terá a duração mínima de oito semestres e a máxima de quatorze semestres
letivos, com termo médio de dez semestres.
As disciplinas do currículo pleno (Anexo I deste Parecer) guardam relação com as
matérias do currículo mínimo. Outras disciplinas, necessárias à ênfase curricular em Direito Tributário
e à complementação do perfil do profissional pretendido, enriquecem o currículo.
O curso adotará o regime seriado semestral, com oitenta vagas anuais, sendo ministrado à
noite.
MEC/CFE PARECER Nº
Fls.
PROC. NO
O Estágio Supervisionado será implementado a partir do oitavo semestre letivo, com
assistência de professores e profissionais da área.
A metodologia do ensino superior adotado contempla as tradicionais aulas expositivas, ao
lado de dinâmicas de grupo, estudos de casos, seminários, júri simulado e as práticas previstas para o
estágio supervisionado, com a utilização de recursos audio-visuais descritos no projeto.
2.3. Curso de Ciências Econômicas
A organização curricular de Ciências Econômicas, proposta pela mantenedora, atende e
supera os mínimos de conteúdo e duração fixados pela Resolução CFE n° 11/84 e os princípios
estabelecidos no Parecer n° 375/84, que deu causa à citada resolução.
O currículo pleno do curso de Ciências Econômicas, com seriação semestral, vai anexo a
este parecer.
Há previsão de apresentação de monografia, como trabalho final do curso.
O curso terá 80 vagas anuais, em regime seriado semestral, com a duração de 3.456 h/a.
Por ser ministrado à noite, a sua duração mínima será de 10 semestres letivos.
3. Ementário das disciplinas e bibliografia básica
Os projetos descrevem o conteúdo programático, por intermédio de ementário apropriado,
que reflete o conteúdo estabelecido no currículo pleno, em confronto com as matérias do currículo
mínimo.
A bibliografia básica, por disciplina, relacionada em seguida o comentário, guarda
coerência com as propostas de conteúdo do currículo pleno.
4. Corpo docente
O projeto registra a indicação dos professores, titulares de todas as disciplinas do
currículo pleno dos cursos. Este parecer analisa a indicação dos professores responsáveis pelas
disciplinas dos dois semestres letivos iniciais dos cursos. Os demais professores serão analisados pela
DEMEC/MT, tendo em vista a delegação de competência estabelecida na Portaria CFE n° 5/86.
O regime de trabalho está delineado no Plano de Carreira Docente. Ao final da
implantação de todas as disciplinas do curso, 20% dos professores estarão em regime de 40h semanais,
25% em 20h e os restantes em regime especial, a serem remunerados por hora-aula.
O salário-aula, que serve de base para a remuneração dos regimes previstos, varia
segundo a qualificação acadêmica: CR$ 964,00 ou 12,70 UFIR, para os doutores; CR$ 899,40 ou
11,85 UFIR para os mestres; CR$ 766,60 ou 10,10 UFIR para
MEC/CFE PARECER Nº Fls. PROC- NO
especialistas (pós-graduação lato-sensu); e CR$ 732,40 ou 9,65 para os iniciantes, apenas com a
graduação, a preços de outubro de 1993.
O projeto vem acompanhado do Plano de Cargos e Salários e do Plano de Capacitação de
Recursos Humanos.
A relação dos professores responsáveis pelas disciplinas dos dois primeiros semestres dos
cursos e o resumo de seus curricula vitae vão anexos a este parecer.
5. Organização administrativa e didático-pedagógica
O projeto de regimento da futura IES está anexado ao processo, disciplinando
corretamente a sua organização administrativa e didático-científica.
As deliberações colegiadas serão tomadas, em nível de administração superior, pelo
Colegiado de Curso e pelo Conselho Departamental. Os atos executivos, nesse nível, serão da
responsabilidade da Diretoria Geral, integrada pelo Diretor Geral, dois diretores adjuntos e o
Secretário.
Na base da IES funcionarão os departamentos, com as funções de colegiado e as
executivas, responsáveis pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Estão previstos os seguintes órgãos suplementares, diretamente subordinados ao Diretor
Geral: Centro de Processamento de Dados, Escritório de Assistência Judiciária, Instituto de Pesquisa
Econômica e Biblioteca.
6. Biblioteca
A Biblioteca ocupará um espaço com 400 , sendo 200 para acervo e 200 para
leitura.
O acervo será organizado segundo o Sistema de Classificação de Dewey (CDD), sendo
sua catalogação obediente ao Código da American Libray Association.
O seu horário de funcionamento será das 8 às 22h de segunda à sexta-feira, e, aos
sábados, das 8 às 12h.
A Chefia da Biblioteca estará subordinada a profissional legalmente habilitado, bacharel
em Biblioteconomia, assistido por auxiliares também habilitados. O projeto registra que os recursos
humanos serão alocados à biblioteca segundo as suas necessidades, ao longo da implantação das
disciplinas e demais atividades do currículo pleno.
O acervo geral inicial da biblioteca é de 3.866 títulos e 8.176 exemplares, além de 66
periódicos, dos quais 25 são de assinaturas corrente.
O acervo específico para os cursos de Direito, Ciências Econômicas e Tecnologia em
Processamento de Dados, será ao final de cinco anos, de 3.800 títulos e 4.940 volumes, conforme
cronogramas que integram os projetos dos cursos, além de mais 26 periódicos (assinaturas correntes).
MEC/CFE PARECER Nº Fls. PROC- NO
A atualização do acervo será efetivada por meio de indicação dos professores, dos alunos e das
coordenadorias e chefias de departamento.
A biblioteca está em fase de informatização.
7. Edificações e instalações
A Faculdade irá funcionar na cidade de Várzea Grande, em prédio para o ensino superior, com
6.480 m2 da área construída.
O projeto descreve as serventias do prédio, com instalações para aulas teóricas, para as práticas
previstas no estágio supervisionado, para atividades culturais e científicas, convivência comunitária, lazer e
desportos. As plantas baixas demonstram que as instalações são adequadas para as finalidades da nova IES e do
curso que pretende fazer funcionar.
8. Laboratórios
O curso de Direito utilizará o Escritório de Assistência Judiciária e, quando necessário, o
Laboratório de Informática e o Centro de Processamento de Dados, com os equipamentos e mobiliário
apropriado a essas finalidades, descritos no projeto, juntamente com os cursos de Ciências Econômicas e
Tecnologia em Processamento de Dados.
O Laboratório de Informática será equipado, conforme cronograma junto ao projeto, com o
seguinte:
- 20 microcomputadores PC-AT 386 SX,
- duas impressoras,
-1 quadro branco em PVC
-10 bancadas de suporte e
estabilizadores de rede.
O Centro de Processamento de Dados dispõe, inicialmente, de um micro computador (Itautec/530
Plus), dois microcomputadores 386 SX, uma impressora Itautec Rima 220, uma impressora Epson LX 810 e um
quadro branco em PVC.
O Setor de Recursos Audiovisuais terá à sua disposição retroprojetores, projetor de diapositivos,
um videocassete, um aparelho de TV em cores, um telão, uma filmadora de vídeo, uma máquina fotográfica,
gravador e aparelhagem de som.
9. Pesquisa
As linhas de pesquisa serão delineadas pelos departamentos, a partir dos objetivos dos cursos e do
perfil do profissional que a IES pretende formar, ainda nos cursos de graduação.
MEC/CFE PARECER Nº
Fls. PROC. NO
A instituição entende a pesquisa como indissociável do ensino e como instrumento para a
melhoria e atualização do ensino de graduação.
10. Extensão
A extensão será institucionalizada, segundo princípios descritos no projeto, dando-se
ênfase aos cursos de atualização na área de profissional de cada curso..
O Escritório de Assistência Jurídica desenvolverá programas de extensão, sob a
coordenação de profissionais da área jurídica e de professores do curso, levando à comunidade os
avanços dessa Ciência e os benefícios da assistência jurídica às populações carentes.
O Instituto de Pesquisa Econômica, com apoio do curso de Tecnologia em Processamento
de Dados, desenvolverá serviços especializados de importância para a economia de Várzea Grande.
11. Planejamento econômico-financeiro
Segundo projeto, o planejamento econômico-financeiro abrange os anos necessários à
implantação de todas as disciplinas dos cursos e foi elaborado a preços vigentes em outubro de 1993,
quando a UFIR/mês estava cotada em CR$ 75,90.
A receita teve em conta as oitenta vagas anuais, fixadas por este Conselho, para cada
curso e a mensalidade escolar levantada segundo os custos estimados.
A evasão escolar foi considerada na média de 5%, por ano e turma, nao sendo a
inadimplência levada em consideração, por se tratar da receita a realizar.
A receita ordinária engloba, ainda, taxas e outras contribuições escolares.
A entidade não estimou receita oriunda de auxílios governamentais.
As receitas de mensalidades escolares, no último ano dos cursos, corresponderão a 85%
do total da receita, em média.
A despesa foi estimada por elementos, com destaque para as serem realizadas com
pessoal.
As despesas com recursos humanos, inclusive capacitação docente e implantação dos
planos de carreira docente e de cargos e salários, atingirão 84% do total de custeio, no quinto ano de
funcionamento da Faculdade.
Os investimentos serão efetivados para o aumento do acervo bibliográfico, para aquisição
de equipamentos e serviços de melhoria e ampliação das instalações físicas.
12. Conclusões do Relator
Este Relator, tendo presente os projetos dos cursos de Tecnologia em Processamento de
Dados, Ciências Econômicas e, de Direito e os demais elementos constantes do processo conclui que:
MEC/CFE PARECER Nº
Fls.
PROC. NO
a) as bases legais, filosóficas, sócio-culturais e institucionais estão corretamente
enunciadas;
b) o conteúdo programático das disciplinas, a metodologia e a bibliografia básica guardam
congruência com os mínimos de conteúdo e duração fixados por este Conselho para os cursos, bem
como ao perfil dos profissionais que se pretende formar, de acordo com a legislação vigente;
c) a organização administrativa e didático-científica está conforme a legislação e normas
emandas deste Conselho sobre a matéria;
d) a biblioteca, as edificações, as instalações físicas e laboratórios correspondem às
dimensões da comunidade acadêmica prevista;
e) o corpo docente indicado como responsável para as disciplinas dos dois primeiros
semestres letivos atende ao disposto na Resolução CFE n° 20/77;
f) caberá à Comissão Verificadora analisar, in loco, as condições reais para
funcionamento dos cursos, com base nos projetos e na Carta-Consulta apresentados pela interessada;
g) incumbirá à DEMEC/MT apreciar a indicação dos professores responsáveis pelas
disciplinas a serem oferecidas após o segundo semestre letivo do curso, tendo em vista a Resolução
CFE n° 20/77, combinada com a Portaria CFE n° 5/86.
II - VOTO DO RELATOR
Este Relator é favorável à aprovação dos projetos dos cursos de Tecnologia em
Processamento de Dados, Ciências Econômicas e de Direito, com oitenta vagas anuais para cada um,
cujos cursos serão mantidos pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa de Várzea Grande, na cidade
de Várzea Grande.
Por se tratar dos processos encaminhados à SESu, para cumprimento do disposto n° 359,
de 1991, em seu art. 6
o
, e restituído a este Conselho, sem qualquer manifestação, estes deverão retornar
à SESu/MEC, agora, para os procedimentos relativos à designação da Comissão Verificadora, nos
termos dos artigos 19 e 20 da Resolução CFE n° 1/93.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior acompanha o Voto do Relator.
Sala das Sessões, 31 de Janeiro de 1994.
ANEXOS:
I
- CURRÍCULO PLENO DOS CURSOS
II
- CORPO DOCENTE TITULAR ACEITO PARA O lº ANO DO CURSO
ANEXO I
CURRÍCULO PLENO
DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCES
-
SAMENTO DE DADOS:
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA
Língua Portuguesa
Matemática
Filosofia da Ciência
Introdução à Metodologia da Pesquisa
Educação Física
Sociedade e Computação
Introdução à Lógica
Psicologia Aplicada
Estatística
Introdução à Inteligência Artificial
Inglês Instrumental I
Sistema de Computação
Administração Aplicada
Inglês Instrumental II
Teoria de Sistemas
Organização, Métodos e Sistemas
Economia e Finanças
Paradigmas de Linguagem de Programação
Linguagem e Técnica de Programação I (Labora
tório de Computação)
Análise de Investimentos e de Custos
Teleprocessamento
Banco de Dados I
Sistema de Informação I
Linguagem e Técnica de Programação II (Labora
tório de Computação)
Análise e Projetos de Sistemas (Simulação)
Banco de Dados II
Sistema de Informação II
Técnica de Coleta de Informação I
Linguagem e Técnica de Programação III(Labora
tório de Computação)
Técnica de Coleta de Informação II
Técnica da Racionalização para Sistemas de
Informação
Otimização de Sistemas
Fundamentos e Aplicações de Pesquisa Operacio
nal
Ética Profissional
Linguagem e Técnica de Programação IV (Labora
tório de Computação)
Tópicos Avançados em Programação
Administração de Centros de Processamento de
Dados
Linguagem e Técnica de Programação V ( Labora
tório de Computação)
Estágio Supervisionado I
Tópicos Avançados em Processamento de Dados
Seminário de Computação e Tecnologia
Estágio Supervisionado II
TOTAL .........................
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60
60 60
60
60
60
60
60
60
120
60
90
120
2.670 hs
CURSO DE DIREITO
Estrutura Curricular do Curso Bacharel em Direito
DISCIPLINAS Introdução
ao Estudo de Direito Lingua
Portuguesa
Filosofia do Direito
Metodologia Científica
Sociologia (Geral e Jurídica)
Geopolítica
Direito Romano
Economia Política
Educação Física
Comércio Exterior
Direito Constitucional I
Direito Administrativo I
Direito Civil I
Psicologia Social
Direito Comercial I
Direito Penal I
Direito Financeiro
Informática Aplicada ao Direito
Estágio Supervisionado de Prá tica Fo-
rense I
Direito Constitucional II
Direito Administrativo III
Direito Civil II
Direito Comercial II
Direito Penal II
Direito Processual Civil I
Direito tributário I
Estágio Supervisionado de Pratica Fo-
rense II
Direito Constitucional III
CARGA HORÁRIA
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
90 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
90 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
60 h
Direito
Civil III
60 h
Direito
Processual Civil II
60 h
Direito
Tributário II
Direito
Previdenciário I
60 h
60 h
Direito Penal III
Estágio Supervisionado de Pratica rense III
Fo-
60 h
Direito Administrativo III
60 h
Direito Civil IV
60 h
Direito Tributário III
60
h
Direito Constitucional IV
60 h
Direito Internacional Público
60 h
Direito Internacional Privado
60 h
Fo-
Estagio Supervisionado de Prática
rense IV
60 h
Direito Processual Penal I
60 h
Direito Civil V
60 h
Direito Administrativo IV
60 h
Direito Civil VI
60 h
Direito do Trabalho
60 h
Direito Processual Penal II
60 h
Direito Civil VII
60 h
Estágio Supervisionado de Prática
Fo-
rense V
60 h
Direito Civil VIII
60
h
Direito Previdenciário II
60
h
Direito Tributário IV
60 h
Estágio Supervisionado de Prática
Fo-
rense VI
60 h
Direito Tributário V
60
Estágio Supervisionado de Prática
Fo-
rense VII
120 h
TOTAL
3.420 h
Curriculo pleno do curso de
CIÊNCIAS ECONÔMICAS:
DISCIPLINAS
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRAL
- Introdução à Economia.
72
- Matemática I.
72
- Matemática II
72
- Sociologia.
36
- Comunicação e Expressão.
72
- Economia, Ética e Cidadania.
36
- Metodologia da Pesquisa.
36
- Práticas Desportivas I.
36
- Práticas Desportivas II.
36
- Introdução às Ciências Sociais.
36
- Introdução à Estatística Econômica.
72
- Contabilidade e Análise de Balanço.
72
- Teoria Econômica.
72
- Instituições de Direito.
72
- História do Pensamento Econômico.
72
- Estatística Econômica e Econometria.
72
- Ciência Política.
72
- Teoria Macroeconômica I.
72
- Teoria Macroeconômica II
72
- Teoria Microeconômica I.
72
- Teoria Microeconômica II.
72
- História Econômica Geral.
72
- Técnicas de Pesquisa em Econômia.
72
72 - Processamento de Dados I.
72 - Processamento de Dados IL
- Processamento de Dados III. 72
72 - Processamento de Dados IV.
72 - Processamento de Dados V.
72 - Processamento de Dados VI.
- Formação Econômica do Brasil.
72
- Contabilidade Social.
72
- Economia Internacional.
72
DISCIPLINAS
CARGA
HORÁRIA
SEMESTRAL
- Economia Brasileira Contemporânea.
72
- Econometria.
72
- Política e Planejamento Econômico I e II.
72
72
72
- Elaboração e Análise de Projetos I.
72
- Elaboração e Análise de Projetos IL
72
- Elaboração e Análise de Projetos III.
72
- Elaboração e Análise de Projetos VI.
- Metodologia da Análise Econômica.
72
- Desenvolvimento Sócio-econômico.
72
- Economia Monetária.
72
- Economia do Setor Público.
72
- Economia Agrícola.
72
- Economia Regional e Urbana,
72
- Economia Industrial.
72
- Monografia.
288
CARGA HORÁRIA TOTAL 3.168
ANEXO II
CORPO DOCENTE TITULAR ACEITO PARA AS DISCIPLINAS DO 1º ANO
DE FUNCIONAMENTO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
PROCESSAMENTO DE DADOS:
1. Augusto Rodriques Brunow Barbosa.
- Sociedade e Computação.
Bel. em Administração (FCE de Colatina, 1986). Pós-graduado em Análise de Sistemas -
360h (FEAdministração, Vitória, 1988) Vasta experiência profissional na área de
Informática.
2. Amarildo Ferreira Campos.
- Psicologia Aplicada.
Bel. em Psicologia (USF, 1987). Pós-graduada em Psicologia Clínica - 420h. Experiência
profissional há mais de 6 anos. '
3. Edmur Carmona.
- Educação Física.
Lic. em Educação Física (UFMT, 1981). Pós-graduação em Educação Física (UFMT,
1983). Chefe do Dep. de Educação Física da UFMT (1987/89).
4. Eliana Maria Rojas Cabrini.
- Inglês Instrumental.
Lic. em Letras - hab. Tradutor em Inglês (UNESP, 1984). Graduada em Inglês e Alemão, no
exterior, com mais de 520h. Experiência como tradutora e intérprete, em Inglês/Português,
há mais de cinco anos.
5. José Roberto Schmaltz.
- Sistema de Computação.
Graduado em Engenharia Civil (UFMT, 1983). Pós-graduado em Análise de Sistema - 360h
(UFMT, 1987). Experiência docente há mais de cinco anos (Professor da UFMT).
Experiência profissional há mais de cinco anos.
6. Jairo Alt da Silva.
- Filosofia da Ciência.
Lic. em Filosofia (FTE do Recife - PE). Especializado em Capelania. Mestre em
Educação Pública (UFMT). Experiência docente há mais de quatro anos.
7. João Batista Caetano Filho.
- Administração Aplicada.
Bel. em Administração (UNIMAR, 1975). Pós-graduado cm O&M para Sistemas
Administrativos (IDORT, 1976). Especialização cm "Economia Development"
(Boston University, 1977). Experiência docente há mais de 15 anos (Parecer CFE n°
1702/77).
8. Luciano Dias Lacerda.
- Língua Portuguesa.
Lic. em Letras (UFMT, 1985). Pós-graduado (360 h) em Língua Portuguesa (UFMT, 1988).
Experiência docente, há mais de cinco anos.
9. Martha Johanna Haug.
- Introdução à Metodologia da Pesquisa.
Lic. em Geografia (UFMT, 1976). Mestre em Ciência - Antropologia (FESP/SP,
1985). Doutora em Ciência da Comunicação (ECA USP, 1991). Experiência docente.
10. Robson de Paula Borges.
- Introdução à Lógica.
- Introdução à Inteligência Artificial.
Graduado cm Engenharia Elétrica (UFMT, 1983). Pós-graduado (360 h) cm Informática
(UFMT, 1985). Experiência profissional há mais de oito anos. Experiência docente
(professor da UFMT).
11. Toshio Doi.
- Matemática.
- Estatística.
Bel. cm Ciências (UNOESTE). Lic. em Matemática (UNOESTE, 1979).
Especialização em Estatística (UFMT, 1986) - 360h. Experiência docente c
profissional há mais de cinco anos, na UFMT.
7
o
CORPO DOCENTE TITULAR ACEITO PARA AS DISCIPLINAS DO 1
ANO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE DIREITO:
1. Aurelino Marques da Silva.
- Educação Física.
Lic. em Educação Física (UFMT, 1978. Pós-graduado - lato sensu (360 h) em
Educação Física (UFMT, 1982). Técnico em Desporto (Sec. Educ. MT). Experiência
como professor de educação física e técnico cm desporto diversos há mais de 15 anos.
2. Diasmar Fonseca Ribeiro Crepaldi.
- Direito Civil.
Bel. em Direito (Fac. Direito Varginha - MG, 1975). Bel. cm Administração (Fac. C.
AC Varginha - MG, 1980). Pós-graduado - lato sensu - (360 h) em Direito Civil (PUC-
MG). Experiência profissional há mais de 10 anos..
3. Elizabet Aguirre.
- Metodologia Científica.
Lic. em Pedagogia - Magistério e Administração Escolar. Mestre em Educação (UFCE,
1989). Especialização em Metodologia da Pesquisa (UFMT, 1979/80). Experiência de
magistério superior há mais de cinco anos (UFMT)..
4. Jairo Alt da Silva.
- Filosofia do Direito.
Lie. cm Filosofia c Educação Religiosa (PE). Mestrado cm Educação Pública (UFMT,
1990). Experiência de magistério superior (UFMT) há mais de cinco anos..
5. José Arruda Penteado.
- Introdução ao Estudo do Direito.
Bel. em Ciências Jurídicas (USP). Doutor em Prática de Ensino de Ciências Sociais.Livre
docente do Departamento de Didática da UFRJ. Experiência de magistério superior há mais de 15
anos.
6. Luciano Dias de Lacerda.
- Língua Portuguesa.
Lic. em Letras - Português - Literaturas (UFMT, 1985). Pós-graduado lato sensu (360 h) em
Língua Portuguesa (UFMT, 1988). Trabalhos publicados. Experiência de magistério superior
há mais de quatro anos. '
7. Martha Johanna Haug.
- Sociologia.
- Geopolítica.
Lic. em Geografia (UFMT, 1976). Mestra em Ciência - Antropologia (ESP/SP, 1985). Doutora
em Ciências da Comunicação (ECA - USP, 1991). Experiência em magistérioi superior há
mais de 8 anos.
8. Sidney Antônio Cardoso.
- Direito Romano.
Bel. cm Direito (Fac. Dir. Itap, 1985). Mestre em Direito - área Direito Público (PUC-SP,
1989). Experiência profissional docente.
9. Paulo Martínez.
- Economia Política.
Bel. em Ciências Sociais (USP, 1964). Mestre em Ciências Sociais (FF.C.L/SP, 1968).
Experiência profissional e experiência docente.
ANEXO II
o
CORPO DOCENTE TITULAR ACEITO PARA AS DISCIPLINAS DO 1 ANO DE
FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS:
1. Luciano Dias Lacerda.
- Comunicação e Expressão.
Licenciatura em Letras - Português - Inglês (UFMT, 1985). Pós-graduação lato sensu
(especialização), com 360h, em Língua Portuguesa (UFMT, 1988). Experiência de magistério
superior. Trabalhos publicados.
2. Luciano Jóia da Silva.
- Introdução à Economia.
Bel. em Ciências Econômicas (UFPE, 1987). Pós-graduação lato sensu (especialização) com
360h, em Planejamento Regional e Urbano (UFMT, 1988) e em Economia Industrial (360h -
UFMT, 1989). Experiência profissional de mais de cinco anos. Trabalhos Publicados.
3. Jenz Prochnow.
- Sociologia.
- Economia, Ética e Cidadania.
Bel em Ciências Econômicas (UFMT, 1967), mestrado em Sociologia (PUC/RS, 1985).
Experiência docente. Trabalhos publicados.
4. Ernâni Lúcio Pinto de Souza
- Matemática I e II (Financeira).
Bel em Ciências Econômicas (UFMT, 1984). Pós-graduação lato sensu em Administração
Financeira. Experiência docente e experiência profissional há mais de cinco anos.
5. Martha Johanna Hang.
- Introdução às Ciências Sociais.
- Metodologia da Pesquisa.
Lic. cm Geografia (UFMT, 1976). Mestrado em Antropologia (USP, 1985). Doutorado em
Ciências da Comunicação (USP, 1991). Experiência docente.
6. Manoel Leme de Moraes.
- Introdução à Estatística Econômica.
Bel. em Ciências Econômicas (UFMT, 1975). Pós-graduação lato sensu, com 360h,
(especialização), em Estatística para Planejamento. Experiência docente e profissional há mais de
5 anos. .
7. Gerson Rodrigues da Silva.
- Teoria Econômica.
Bel. em Ciências Econômicas (UFMT, 1982). Mestrado em Economia Rural (UFV, 1988).
Experiência docente e profissional há mais de cinco anos.
8. Idemar Alves da Silva.
- Contabilidade e Análise de Bancos.
Bel. em Ciências Contábeis (CEUB, 1983). Pós-graduação lato sensu, com 360h (especialização)
em Contabilidade, Custos e Auditoria (FGV, 1988). Experiência docente e profissional há mais
de 5 anos.
9. Aurelino Marques da Silva.
- Práticas Desportivas.
Lic. em Educação Física (UFMT, 1978). Pós-graduação lato sensu (360 h), em Educação Física
(UFMT, 1982). Técnico em Desporto (Sec. Educ. MT).
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por una-
nimidade, a conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho,em 02 de 02 de 1994.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E
DESPORTO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE
FOLHA DE PRESENÇA REFERENTE A SESSÃO PLENÁRIA
DO DIA 02/02/1994, REALIZADA ÁS 16 HORAS.
REUNIÃO ORDINÁRIA DE . ............. .......... ......... ...... ......... / 1994 .
NOME DO CONSELHEIRO
1. MANOEL GONÇALVES FERREIRA FILHO
2. ERNANI BAYER
3. DIB DOMINGOS JATENE
4.
CASSIO MESQUITA BARROS
5.
CICERO ADOLPHO DA SILVA
6. DALVA ASSUMPCAO SOUTTO MAYOR
7.EDSON MACHADO DE SOUSA
8. FÁBIO PRADO
9. GENARO DE OLIVEIRA
10. IB GATTO FALCÃO
11. JORGE NAGLE
12. JOSE FRANCISCO SANCHOTENE
13. JOSE LUITGARD MOURA FIGUEIREDO
14.LAÉRCIO DIAS DE MOURA (RE)
15. LAURO FRANCO LEITÃO
16. LAYRTON BORGES MIRANDA VIEIRA
17 .LEDA MARIA C. NAPOLEÃO DO REGO
18 MARGARIDA MARIA DO R. PIRES LEAL
19.PAULO ALCANTARA GOMES
20.PAULINO TRAMONTIN
21.SILVINO LOPES NETO
22.SYDNEI LIMA SANTOS
23. VIRGINIO CANDIDO TOSTA DE SOUZA
24. YUGO OKIDA
BRASÍLIA,
ENCARREGADO DOS TRABALHOS DO PLENÁRIO DO CFE
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