MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. Nº
d) melhoria das condições de infra-estrutura computacional
Posteriormente, nova coordenação assumiu a administração do curso tendo
sido tomadas diversas providências:
a) Reorganização das linhas de pesquisa
b) Aceleração do processo de transferência do curso para novas
instalações
c) Aquisição de novos equipamentos e melhoria da infraestrutura
computacional
d) Interligação com outras bibliotecas do Rio, notadamente da
UFRJ.
A Comissão, em que pese ter levantado inúmeras críticas procedentes,ma-
nifestou-se pelo recredenciamento do curso, por apresentar condições
adequadas de funcionamento e desde que persista no objetivo de criar um
curso com ênfase no planejamento e execução de estruturas e obras civis,
por possuir boas perspectivas de "consolidação".
Recentemente no relatório técnico CAPES 1990-1991 e baseado em observa-
ções não muito distintas das apresentadas no Relatório Técnico CAPES
1988-1989, o conceito atribuído à época (B +), caiu para C+.
O Relator, em visita ao curso e em contactos com a nova coordenação con-
tatou que efetivamente existe um esforço para resolver tais questões,
consideradas críticas.
Cumpre pois estabelecer mecanismos de apoio ao curso para que este possa
efetivamente ter recuperada a sua capacidade de atuaçao e nao deixar de
atender as expectativas de inúmeros docentes, que procuram em busca da
titulação indispensável a progressão funcional e em área onde é muito
pequeno o número de oportunidades de estudos prós-graduados.
II Voto do Relator
Isto posto, o relator vota pela renovação do credenciamento do curso ,
recomendando que:
a) Devam ser aceitos como válidos os graus de Mestre obtidos até
esta data e aqueles correspondentes a alunos ingressados até
março de 1993.
b) Seja designada pela CAPES uma Comissão que,permanentemente,pro-
cederá a nova avaliação do curso e o assessorará no intuito de:
- aumentar a participação e aprodução docente no curso;
- sugerir mecanismos adicionais de integração com outras biblio-
tecas;
- reestruturar linhas de pesquisa;
- ampliar o apoio computacional;