
comunidades virtuais, através das quais seus membros podem facilmente manter contato
através da Internet, beneficiando não só os alunos (de forma pessoal, acadêmica ou ambos),
mas também o departamento e a universidade através da rede de contatos estabelecida.
HUTCHINS (2001) menciona, entre as vantagens do e-learning, o contato com os
recursos da informática e o incentivo à participação do aluno, tendo em vista que barreiras
como preconceito, timidez e medo são mais facilmente deixados de lado.
Além disso, é possível estimular o desenvolvimento de habilidades através do ambiente
online, como o pensamento critico, a comunicação escrita e a resolução de problemas (ROVAI,
2002; MEYER, 2003; MURRAY e MASON, 2003), tendo em vista que as aulas online
permitem que os alunos discutam assuntos mais polêmicos e participem igualmente em uma
discussão mais cuidadosa e profunda dos temas (LANDIS, 2001; ONLINE..., 2003). O e-
learning também ajuda a desenvolver habilidades relacionadas ao uso da tecnologia e da
Internet (SPICELAND e HAWKINS, 2002, KRETOVICS e McCAMBRIDGE, 2002), cujo
desenvolvimento em sala de aula é mais limitado.
Seguindo uma outra linha de pesquisa, SOELTL (2003) identificou, dentre as 13
organizações participantes da pesquisa, o estímulo ao auto-desenvolvimento como a principal
razão interna à organização para a implantação do e-learning.
De acordo com PRETI,
autonomia, autoformação. autoaprendizagem. aprendizagem aberta, aprender a
aprender, autoregulação, autopoiésis. etc. [são] terminologias diferentes que
remetem a concepções e práticas diferenciadas, mas que têm em comum recolocar o
aprendiz como sujeito, autor e condutor de seu processo de formação, apropriação.
reelaboração e construção do conhecimento (2000, p. 5).
Assim, a "auto-aprendizagem é uma prática construída e consolidada em práticas e
sistemas alternativos
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, como a educação a distância, onde toda estrutura de suporte e
procedimentos é posta para que aconteça o ato educativo e não a instrução" (PRETI, 2000, p.
12). Dessa forma, a educação a distância pode ser considerada mais flexível, estando pautada
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As características da educação alternativa são "ser participativa, partir da realidade e fundamentar-se na prática
social do estudante, promover nos agentes do processo atitudes críticas e criativas, abrir caminhos à expressão e
comunicação, promover processos e obter resultados, fundamentar-se na produção de conhecimentos, ser lúdica.
prazerosa e bela. desenvolver atitudes de pesquisa" (GUITIERREZ PEREZ e PRIETO CASTILHO, 1991 apud
PRETI. 2000, p. 12). GUITIÉRREZ PÉREZ. F.; PRIETO CASTILHO. D. La mediación pedagógica: apuntes
para una educación a distancia alternativa. San José. Costa Rica: Rádio Nederland Training Center. 1991.