
8
samaritana dentro de um contexto marcado pela exclusão em que está inserida. E isso,
para nós, mulheres ocidentais, ainda não é muito diferente, quando falamos de
exclusão. De nenhuma forma queremos tornar-se inoportunos, uma vez que nosso
desejo é apenas deixar registrado que nós, mulheres, ainda sofremos diversos tipos de
exclusão dentro da sociedade em que vivemos. Luise Schottroff afirma que “é
possível observar um paralelismo entre essa compreensão dominante na história”
4
e a
que nós, mulheres ocidentais, vivemos hoje.
O que observamos neste diálogo entre Jesus e a mulher? Que novidades o
texto joanino nos apresenta? Como se relaciona Jesus com a mulher estrangeira? Que
significa este encontro para nós, mulheres, hoje? Qual a mensagem de Jesus nesta
passagem?
Foi escolhido este texto de João como objeto de estudo, porque, na nossa
opinião, demonstra a vontade deliberada de Jesus em restituir à mulher o seu vigor
original e colocá-la de pé e livre diante de Deus e diante dos homens. A Palavra de
Deus é também uma mensagem de libertação da mulher, no seu íntimo mais
profundo, sem a qual todas as outras libertações seriam vãs. É ainda, uma mensagem
reveladora da significação dos diversos aspectos da vida feminina, na sua densidade
concreta e cotidiana, e, conseqüentemente, do mistério feminino. É também, e de
modo especial, uma consagração da mulher ao serviço do Cristo e da Igreja. Esta
Palavra é viva e eficaz, hoje mais do que nunca, nas discussões e reivindicações, por
vezes violentas, neste terreno. Atinge-nos, não somente no nível intelectual, onde se
erguem, sem dúvida, questões capitais, mas, sobretudo, no nível vital, quase diria
visceral, onde as mulheres modernas, tanto as cristãs como as não-cristãs, procuram
razões para viver sua fé.
Parece-nos que se trata apenas de deixar-nos encontrar pela novidade que é
sempre a Palavra de Deus; acolher diretamente as questões que ela provoca e, de
Gebara, por pensar ser esta a expressão mais completa para expressar-nos sobre relações de gênero
onde estão contidos relacionamentos humanos Homem-Mulher. Fazer uso dessa expressão teologia
humanocêntrica significa colocar o homem e a mulher como centro da história e assim permitir que um
e outro exprimam sua maneira de captar, de compreender o mundo, os valores, a fé, a divindade a
partir de seu Sitz im Leben a partir de sua própria realidade, de sua experiência. Em Jo 4, 1-42, como a
samaritana se relacionou com Jesus? A partir de sua experiência de vida.
4
SCHOTTROFF, Luise. Mulheres no Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1995, p. 12.