106
amedrontar e sim tomar
coragem e iniciativa
para buscar novos
caminhos”.
Vanda
“Sou uma professora dedicada
àquilo que faço, pois gosto muito de
ser professora”.
“Silvia, por que a teoria
na prática é tão
diferente? Aqui falando,
parece tudo fácil!”
“Não temos tempo para
isso. É muita cobrança.”
Crislei
“É difícil pois os filhos, a família, nos
cobram muito e a escola por sua
vez também”.
“Muita coisa já mudou
em nossa sala de aula”.
“Registrar para quê?
Quem vai ler?”
Sônia
“Hoje percebo a importância de
construirmos significados sobre o
nosso percurso. A história da nossa
trajetória, não nos deixando levar
pelas pressões do cotidiano.
Devemos priorizar e viver
intensamente nossas prioridades”.
“Inovamos a todo o
momento!”
“Hoje reconheço a
importância dos registros
na preservação da nossa
história. Preciso de
orientações, pois tenho
dificuldade”.
Continuação
Professor
observado
Dia: 12/03/2003
Questão : Como você se tornou professora?
Dia: 19/03/2003
Questão: O que o professor faz que
um leigo não poderia fazer?
Elenice
“Me tornei professora porque desde muito
pequena, gostava de ver e admirar uma
professora dando aula. Pensava que essa era a
profissão mais importante, pois ajudava a construir
um país melhor. Hoje percebo o quanto é difícil
ser professor e quanta responsabilidade exige.
Mas, mesmo assim, é gratificante”.
“O professor conhece cada um de
seus alunos, o caminho da
aprendizagem, conhece as etapas do
desenvolvimento, os avanços e as
dificuldades de cada um. Planeja,
orienta, coisas que um leigo não faz”.
Irani
“Não tinha condições de fazer faculdade, então,
fugi do colegial e fui para o magistério pois já saia
com diploma. No início não tinha a consciência
profissional que tenho agora e ainda mais que
estou agora cursando pedagogia”.
“O que diferencia o professor de um
leigo é a sua formação e autonomia”.
Lucia
“Sempre gostei de criança e ser professora era o
meu sonho”.
“Avaliar o aluno. Um leigo não pode
fazer”.
Marilena
“Era meu sonho e da minha família me tornar
professora, então optei pelo magistério”.
“O que o professor faz em sala de
aula, qualquer um pode fazer”.
Nilda
“Meu pai achava que as 3 filhas dele tinham que
ser professora. Mulher naquela época não saia da
cidade para estudar. Me lembro que até prestei o
vestibular para agronomia que era a minha
paixão”.
“Um professore precisa conhecer as
fases do desenvolvimento infantil”.
Roberta
“Quando estava na 8
a
. série, tinha um professor
que nos orientou para que fizéssemos CEFAM.
Assim me tornei professora”.
“Ser professor é ter método, é ter
postura profissional, é investigar”.
Vanda
“Com muito esforço e vontade, me formei
professora depois de casada e com 3 filhos
pequenos. Desde criança sonhava em ser
professora. Casei muito jovem e tive que parar de
estudar. Só depois de 11 anos que voltei para
“As pessoas às vezes pensam que dar
aula para criança é só brincar. Mas
nós sabemos que ser professora
envolve uma série de conhecimentos
que um leigo não tem. Mas eu ainda