EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A FAMÍLIA
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mentos de acesso a esses recursos tem, na maioria das vezes, levado os pais a
uma condição de dependência de um determinado serviço ou mesmo de profissi-
onais. Dificilmente são orientados a analisar o conjunto de suas necessidades, a
tomar decisões e exigir a qualidade de atendimento que desejam.
Também neste aspecto o município, enquanto poder público, tem a res-
ponsabilidade de oferecer o suporte necessário. Profissionais capacitados de-
vem ser disponibilizados, como suporte às famílias, para informar acerca dos
recursos disponíveis na comunidade.
Estudos também têm mostrado que a mãe tem sido, na família, a pessoa
que mais se envolve com o cuidado do filho com deficiência, além de manter, na
sua função, as demais tarefas implicadas no cotidiano familiar. Esta sobrecar-
ga tem várias conseqüências destrutivas para o grupo e o pai, muitas vezes se
afasta da convivência familiar. Os demais filhos sentem-se em situação de aban-
dono, sem ter a quem recorrer. Tudo isso pode ser transformado, se a família
contar com um suporte terapêutico, onde deve ser trabalhado os sentimentos
de cada segmento familiar e os padrões de relacionamento entre eles.
Lembrando que a família é um coletivo e que necessita, para seu pleno de-
senvolvimento, garantir a participação de todos no compartilhar sentimentos,
na análise dos problemas, no processo de tomada de decisões e responsabilida-
des. Há que se investir na abordagem dessas questões, como instrumento de
crescimento e desenvolvimento e favorecendo a qualidade de vida das famílias.
Outra situação que pode ocorrer é a família deixar os demais filhos para
se dedicar quase que exclusivamente a essa criança. Isto acontece, na maioria
das vezes, por conta dos compromissos que vão sendo assumidos para trata-
mento desse filho. Esta situação pode influenciar negativamente ao grupo fa-
miliar. Por esta razão é importante o município garantir apoio psicológico para
todos da família. Grupos de pais e de irmãos dessas pessoas têm se mostrado
eficiente no enfrentamento dessas questões, bem como no desenvolvimento de
relações afetivas mais saudáveis e na conquista de maior envolvimento
participativo de todo o grupo familiar.