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Sobre a necessidade natural de criação dos caracteres poéticos Vico prosseguiu
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:
Que os caracteres poéticos, nos quais consiste a essência das fábulas, nasceram da
necessidade natural, incapaz de abstrair-lhe as formas e as propriedades dos objetos.
E, por via de conseqüência, deve ter sido esta a maneira de pensar de povos inteiros,
que se viram impelidos a situar-se no âmbito de tal necessidade natural, o que
sucedeu nos tempos de sua maior barbárie. Eterna propriedade delas é o
engrandecerem sempre as idéias dos particulares. A respeito disso há um belo passo
de Aristóteles nos Livros morais, quando diz que os homens de idéias curtas
transformam em máximas todos os particulares. Esta deve ser, aliás, a razão de seu
dito: porque a mente humana, que é indefinida, vendo-se premida pela robustez dos
sentidos, não pode celebrar a sua quase divina natureza senão engrandecendo com a
fantasia esses particulares. Por isso será talvez que, tanto entre os poetas gregos
quanto entre os latinos, as imagens dos deuses e também dos heróis resultam sempre
maiores do que as dos homens. (VICO, 2004, pp. 559-560)
A partir da lógica de transformar os particulares em máximas, ou do princípio da
indução, os poetas conseguiam expor suas experiências à esfera coletiva. A crença nos deuses,
por exemplo, permitiu aos poetas-teólogos dar vida as coisas inanimadas, tal qual procedem
as crianças quando brincam com objetos e se utilizam da imaginação para vivificá-las.
A analogia entre a atividade poética e a infância se viabiliza pela robusta imaginação
que as caracteriza, devido ao seu rico engenho, isto é, poder de criação. Esta forma de
sabedoria poética não é, portanto, em nada um defeito do intelecto humano para Vico. Ao
contrário, trata-se de uma verdadeira sabedoria coletiva, compartilhada por todos os homens,
criadora de leis, de instituições civis e políticas, que permitiram afirmar o direito romano
como um “poema sério”.
Numerosas descobertas estão ligadas a esta sabedoria: o verdadeiro Homero, a origem
do direito, das instituições sociais, das religiões e das línguas, da imaginação e da poesia
dentro dos processos educativos. Prospectivamente, a produção poética pode ainda ter a
função de um indicador do curso das nações. O que significa que, através da intensidade da
própria atividade poética, é possível identificar um diagnóstico do curso histórico de uma
determinada nação.
Obviamente, ao contemplar a rica produtividade poética de Homero, Vico reflete a
atitude poética dos antigos gregos, especificamente
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, “estando os caracteres poéticos nessas
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Texto original: Che i caratteri poetici, ne´quali consiste l´essenza delle favole, nacquero da necessità di
natura, incapace d´astrarne le forme e le proprietà da´subbietti; e, ´n conseguenza, dovett´essere maniera di
pensare d´intieri popoli, che fussero stati messi dentro tal necessità di natura, ch’è ne’ tempi della loro maggior
barbarie. Delle quali è eterna proprietà d’ ingrandir sempre l’ idee de’ particolari: di che vi ha un bel luogo
d’Aristotile ne’ Libri morali, ove riflette che gli uomini di corte idee d’ ogni particolare fan massime. Del qual
detto dev’ essere la ragione: perché la mente umana, la qual è indiffinita, essendo angustiata dalla robustezza
de’ sensi, non può altrimente celebrare la sua presso che divina natura che con la fantasia ingrandir essi
particolari. Onde forse, appresso i poeti greci egualmente e latini, le immagini come degli dei così degli eroi
compariscono sempre maggiori di quelle degli uomini.
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Texto original: Essendo tali stati i caratteri poetici, di necessità le loro poetiche allegorie, come si è sopra
dimostro per tutta la Sapienza poetica, devon unicamente contenere significati istorici de’ primi tempi di Grecia.