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Os primeiros socorros e a segurança rodoviária foi um dos objectivos do plano de acção 2000-2003 da XXVII.
Conferência Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho
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que teve lugar em 1999. Este plano de
acção requeria ‘saúde melhorada para pessoas vulneráveis baseada no fortalecimento da cooperação entre Estados
e sociedades nacionais’.
Os primeiros socorros são universalmente reconhecidos como uma parte integrante do trabalho da Cruz
Vermelha/Crescente Vermelho, e com a sua rede de trabalho de milhões de voluntários activos e profissionais, a
Cruz Vermelha/Crescente Vermelho permanece tanto um grande fornecedor de serviços de emergência como
uma referência para programas educacionais neste respeito. Os programas de educação de primeiros socorros
envolvem e centram-se nos beneficiários, mostrando consideração e respeito pelas condições locais, cultura e
capacidades. Para além disso, formar pessoas para socorrer vítimas de acidentes rodoviários deve incluir
informação relacionada com a redução do risco de colisão através do uso de materiais reflectores ou não
conduzir depois da ingestão de álcool, bem como diminuir a gravidade das lesões através do uso de capacetes
quando se conduz um motorizada ou uma scooter.
As Campanhas de Segurança Rodoviária e
de Primeiros Socorros Organizadas pela Cruz Vermelha na Europa
De Fevereiro de 2003 a Maio de 2004, as sociedades da Cruz Vermelha de 26 países europeus desenvolveram
uma campanha de segurança rodoviária:
.
14 sociedades nacionais da União Europeia
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(Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha,
Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido),
.
11 sociedades nacionais em países candidatos à adesão (Bulgária, República Checa, Estónia, Hungria,
Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Roménia),
.
Cruz Vermelha Islandesa.
A campanha foi dirigida pela Cruz Vermelha Alemã em nome da Cruz Vermelha/Departamento da União
Europeia.
A Comissão Europeia, Direcção-Geral para o Transporte e a Energia e a Toyota Motor Europe apoiaram a cam-
panha financeiramente. Para além disso, o corpo de trabalhadores e voluntários da Cruz Vermelha, escolas,
pais, comunidades locais, organizações de segurança rodoviária e empresas privadas participaram neste
projecto pan-europeu.
Com o lema ‘Você só tem uma vida...Protege-a!’, a campanha destinava-se às crianças das escolas primárias e
àqueles encarregues do seu bem-estar. O objectivo desta campanha era contribuir para reduzir o número de
crianças em idade escolar feridas e mortas em acidentes de trânsito na UE e países candidatos providenciando
informação, aumentando a consciência, trocando boas práticas sobre a segurança rodoviária, tal como a edu-
cação de primeiros socorros nas escolas e nas comunidades locais. Os eventos eram organizados e os materiais
distribuídos para providenciar aos intervenientes rodoviários, a partir de uma idade muito jovem e de uma forma
contínua e sistemática, conhecimentos, informação, capacidades e materiais que lhes permitam mudar os seus
comportamentos e adoptar medidas simples que os tornem mais seguros nas estradas de/para a escola, estejam
elas num carro, a caminhar, a andar de bicicleta ou a viajar num autocarro normal, eléctrico ou autocarro escolar.
As mensagens e materiais desenvolvidos para a campanha estão disponíveis na página de Internet da campanha
(www.1-life.info). Como exemplo das actividades da campanha, 500 000 reflectores foram distribuídos às
crianças nos 26 países participantes. Os reflectores tornam as crianças visíveis a 150 metros para um condutor
de automóvel que esteja a utilizar os médios.
O Guia é um excelente resultado da campanha. O Centro de Referência Europeu de Primeiros Socorros
(acolhido pela Cruz Vermelha Francesa – www.firstaidinaction.net) e o grupo de direcção da campanha con-
tribuíram para esta publicação.
Esta campanha baseia-se em resultados bem sucedidos de uma campanha anterior na UE (nessa altura, 15
países) realizada pela Cruz Vermelha em 2001-2002, com o apoio da Comissão Europeia, DG de Transporte e
Energia no contexto da sua política de transporte. A campanha destinava-se a jovens dos 15 aos 25. É
apresentada em: www.1-life.info.
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