,QWURGXomR
O presente trabalho complementa as informações sobre o Exame Nacional dos Cursos (ENC) de
Engenharia Elétrica de 2000, divulgadas no Relatório-Síntese. Pretende-se que tais informações,
juntamente com aquelas fornecidas no Relatório da Instituição, possam constituir um importante instrumento
a ser utilizado por dirigentes, professores, coordenadores, estudantes e todos aqueles envolvidos no
processo de melhoria da qualidade dos cursos.
Apresenta-se aqui uma análise técnica da prova aplicada no Exame Nacional dos Cursos de
Engenharia Elétrica de 2000, cujos dados devem ser confrontados com as informações recebidas no
Relatório da Instituição, documento enviado a cada instituição com o desempenho detalhado do seu grupo
de alunos no ENC de Engenharia Elétrica, para que se possa fazer uma análise mais aprofundada do
desempenho de cada curso, com o conseqüente planejamento de ações voltadas à superação de possíveis
lacunas e à potencialização das qualidades do curso.
Também são apresentadas e comentadas neste trabalho as impressões dos alunos sobre a prova
e a avaliação que dela fizeram os coordenadores de curso.
As respostas dos alunos ao questionário-pesquisa são tabuladas por alternativa de cada questão e
distribuídas por região geográfica, dependência administrativa e natureza da instituição. A análise desses
dados permite não só traçar um perfil socioeconômico e cultural do grupo de alunos e conhecer suas
expectativas para o futuro, mas também ouvir a opinião dos graduandos a respeito de diferentes aspectos
do seu curso, como bibliotecas, laboratórios, currículo, corpo docente, material didático, forma de avaliação,
aulas práticas e estágio, o que pode também propiciar, em cada curso, o planejamento de ações voltadas à
melhoria da qualidade.
Finalmente são apresentados os instrumentos aplicados no Exame Nacional dos Cursos de
Engenharia Elétrica de 2000:
1) a prova, com a chave de respostas das questões;
2) o questionário de impressões sobre a prova, aplicado aos graduandos, e que pode ser encontrado
ao final do caderno de prova;
3) o questionário de avaliação da prova respondido pelos coordenadores de curso;
4) o questionário-pesquisa respondido pelos graduandos participantes do Exame.