Resumo
Carvalho, L. (2006). Evidências de Validade do Sistema de Pontuação Gradual do Bender
(Bender-SPG). Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 146 p.
Este trabalho teve por objetivo investigar evidências de validade do Teste Gestáltico
Visomotor de Bender - Sistema de Pontuação Gradual (B-SPG), utilizando para tanto os
instrumentos Teste de Compreensão em leitura (Cloze), Escala de Avaliação de Dificuldade
na Aprendizagem da Escrita (ADAPE) e o Teste de Reconhecimento de Palavras. Partiu-se
da premissa de que os testes mencionados apresentariam em comum certos aspectos como
o fato de serem utilizados para predição das capacidades de leitura e escrita de crianças e
envolveram aspectos motores (evidências de validade de construto). Procuraram-se, assim,
relações entre a aprendizagem e a maturidade visomotora de crianças (evidência de
validade concorrente). Os escores foram relacionados, separadamente, por sexo, idade,
série e tipos de escola. Além disso, os grupos extremos formados em razão dos
instrumentos foram analisados em relação a possíveis diferenças nas pontuações do Bender.
Participaram desse estudo 297 crianças de ambos os sexos, com idades entre 7 e 10 anos, e
a média entre as idades dos sujeitos era de 9,04 (DP=0,88), sendo 147 do sexo feminino
(48,5%) e 156 do sexo masculino (51,5%). Quanto à escolaridade, 18 pertenciam a 1ª série
(6,1%); 24,a 2ª série (8,1%); 118 freqüentavam a 3ª série (39,7%) e 137 estavam na 4ª série
(46,5%). Desses, 81 eram de Escola Particular (27,3%) e 216, de Escola Pública (72,7%) e
cursavam de primeira a quarta série do ensino fundamental no interior do estado de São
Paulo. Aplicaram-se os testes coletivamente, sendo que no caso do Bender os slides das
Figuras foram projetados na parede para que pudessem ser copiadas pelas crianças. Foram
evidenciadas correlações significativas entre os escores dos testes e o Bender-SPG, bem
como diferenças entre os grupos extremos dos instrumentos em relação ao escore do Teste
de Bender em todas as situações estudadas. Concluiu-se que o Teste Gestáltico de Bender-
SPG mostrou-se sensível para captar as diferenças entre crianças com e sem dificuldade de
aprendizagem, bem como as diferenças relacionadas às séries, sexo, idade e instituições
pesquisadas.
Palavras-chave: Desenvolvimento Visomotor, Teste de Bender, Avaliação Psicológica,
Aprendizagem.