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“Lugar Comum” JOÃO DONATO E GILBERTO GIL
[ CANÇÃO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ]
Base de acompanhamento: play-back (arranjo instrumental) original do CD Percepção e Alfabetização Musical
Características gerais:
- Aspectos melódicos: .Tessitura / âmbito melódico: uma 8ª. 8 Notas: DO-SI-LA-SOL-FA-MI-RE-DO
. Contorno melódico: . Predomínio de graus conjuntos.
. Saltos: 3ª (DO-MI), (MI-SOL) e (SOL-MI)
4ª (DO-FA), 6ª (MI-DO), 8ª (DO-DO).
. Tendência a movimentos sonoros descendentes.
. Há repetição sucessiva de uma mesma nota.
- Aspectos rítmicos: . Apresenta certa complexidade rítmica: síncopes, notas pontuadas, anacruses e pausas.
. Andamento moderado (apropriado à iniciação).
- Articulação: . Ataques com golpes de língua em todas as notas e sustentação contínua do sopro.
- Estrutura / Forma: A - A - B - B’
A - Frase estruturada exclusivamente com as notas do pentacorde de DO Maior.
Pode ser dividida em 2 semi-frases, cada qual com segmentos semelhantes entre si e separados por pausas.
B - Amplia a tessitura, começando com a nota mais aguda.
È dividida em 4 segmentos. Há progressões melódicas descendentes:
um determinado contorno rítmico-melódico é apresentado, à cada vez, um grau abaixo na escala.
B’ - Apresenta uma surpresa ao final, rompendo a expectativa: a progressão melódica descendente, que
normalmente ocorria à cada vez, em um grau abaixo na escala, no ultimo segmento de B’ acontece dois
graus abaixo, e, assim, apresenta um final suspensivo (na nota supertônica).
As 2 partes, A e B, possuem mais semelhanças entre si do que diferenças, o que gera unidade.
Comentários analíticos sobre o potencial didático:
• O ritmo desta canção, se escrito, apresentará uma maior dificuldade de leitura, se comparada ao que a
que normalmente se toca nesta fase de iniciação: há síncopes (ligaduras rítmicas) e notas pontuadas.
Não considero que esta complexidade (riqueza) rítmica, marcadamente brasileira, seja um problema.
Não é necessário que o aprendizado do ritmo ocorra através da mediação de uma partitura.
O iniciante pode apreender o ritmo da música auditivamente, isto é, por imitação. Assim, depois de
memorizar, tocará fluentemente e com a natural flexibilidade que é característica das músicas populares.
• O predomínio de graus conjuntos propicia certa facilidade, porque geralmente demanda a mudança de
apenas um dedo à cada nova nota.
• A letra da canção é apropriada ao universo infantil e por isso, pode ser utilizada didaticamente.
Partituras com grafia não-convencional:
- Em função da complexidade rítmica da música, optei por um tipo de notação diferenciado:
. Uma partitura-gráfica apresenta apenas os nomes das notas (ausência de figuras geométricas) ou
. Uma partitura com um pentagrama apresenta apenas os nomes das notas.
Ambas as partituras explicitam o contorno melódico, de acordo com as alturas, colocando o nome das
notas proporcionalmente no plano vertical (ou em sua correta posição no pentagrama, com clave de sol).
No plano horizontal, ambas utilizam uma escrita proporcional entre espaço e tempo, pois a distância visual
entre o nome de cada nota, está em coerência com o tamanho das durações.
. As notas que recebem um apoio métrico e, ao mesmo tempo, acentos de sílaba tônica das palavras da
letra, são escritas em negrito.
Procedimentos de gravação: Tanto a tonalidade como o andamento originais foram mantidos.
Gravações utilizadas:
1- Intérprete: Marisa Monte. 2- (playback)
Arranjos e execuções: Ricardo Breim, Hélio Ziskind e outros
CD: Percepção e Alfabetização Musical (parte integrante) (CD 2 - Faixa 04 e 05)
Gravadora: [independente]