todas com suas insignias mui expressivas e a ponto; mas o que enlevava os olhos da grande multidao
dos espectadores era o Diabo, vestido de pelles de cabra, e com um rabo que lhe arrastava pelo
tablado, e seu forcado na mao, mui vistoso e bem posto. Feitas as venias a elrei, a Idolatria comecou
seu arrazoado contra a Fe, queixando-se de que ella a pretendia esbulhar da antiga posse em que
estava de receber cultos de todo o genero-humano, ao que a Fe acudia com dizer que ab initio estava
apontado o dia em que o imperio dos idolos devia acabar, e que ella Fe não era culpada de ter chegado
tao asinha esse dia. Entao o Diabo vinha lamentando-se de que a Esperança comecasse de entrar nos
coracoes dos homens; que elle Diabo tinha jus antiquissimo de desesperar toda a gente; que se dava
ao demo por ver as perrarias que a Esperança lhe fazia; e com isto careteava com taes momos e
tregeitos, que o povo ria a rebentar, o mais devotamente que era possivel. Ainda que o Diabo fizesse
de truao da festa, nem por isso a sua contendora, a Esperança, dava descargo de si com menos
compostura do que a tao honrada virtude cumpria, dizendo que ella obedecia ao senhor de toda las
cousas, e que este vendo e considerando os grandes desvairos que pelo mundo iam, e como os homens
se arremessavam desacordadamente no inferno, a mandara para lhes apontar o direito caminho do
ceu; e por aqui seguia com razoes mui devotas e discretas, que moveriam a devotissimas lagrymas os
ouvintes, se a devoto riso os não movesse o Diabo com seus tregeitos e visagens, como, com bastante
agudeza, reflecte o auctor da antiga chronica, de que fielmente vamos transcrevendo esta veridica
historica. A Suberba, que estava impando, ouvidas as razoes da Esperança, travou della mui rijo, e
com voz torvada e rosto acceso, comecou de bradar, que esta dona era sandia, porque entendera
enganar os homens com vaidades de incertos futuros, e sustenta-los com fumo; que pretendia contra
toda a ordem de boa razao, que a gente vil houvesse igual quinhao no ceu com os senhores e
cavalleiros, o que era descommunal ousadia, e fora da geral opiniao e direito, indo por aqui
discursando com remoques mui orgulhosos, como a Suberba que era. não soffreu, porem, o animo da
Caridade tao descomposto razoar da sua figadal inimiga, e lh'o atalhou com tomar a mao naquelle
ponto, e notar que os filhos de Adao eram todos uns aos olhos do Todo-Poderoso; que a Suberba
inventara as vans distinccoes entre os homens, e que a vida eternal mais amorosamente eram os
pequenos e humildosos chamados, do que os potentes, o que provou claramente a sua contraria com
bastos textos das sanctas escripturas, de que a Suberba ficou mui corrida, por não ter contra tao
grande auctoridade resposta cabal. E acabado o dizer da Caridade, um anjo subiu ao cadafalso, para
dar sua sentenca, que foi mandar recolher ao abysmo a Idolatria, o Diabo e a Suberba, e annunciar as
tres virtudes que as ia elevar ao ceu, onde reinariam em gloria perduravel. Entao o Diabo, fazendo
horribilissimos biocos, pegou pelas maos as duas companheiras, e fugiu pela igreja fora com grandes
apupos e doestos dos espectadores. Guiando as tres virtudes, o anjo (por uma daquellas liberdades
scenicas que ainda hoje se admittem, quando, nas vistas de marinha, o actor, que vem embarcado,
desce dois ou tres degraus das ondas de papelao para a terra de soalho) em vez de subir ao ceu, como
annunciara, desceu pelas pranchas, que davam para o pavimento da igreja, e caminhando ao longo da
nave se recolheu a sacristia, acompanhado da Fé, Esperança e Caridade, tao victoriadas pelos
espectadores, como apupado fora o Diabo e as suas infernaes companheiras.
Ainda bem não eram recolhidas estas figuras, quando, pela mesma porta do cruzeiro, sairam os tres
reis magos, ricamente vestidos ao antigo, com roupas talares de fina tela, mantos reaes, e coroas na
cabeca. Adiante vinha Balthasar, homem já velho, mas bem disposto de sua pessoa, com aspecto
grave e auctorisado, e com umas barbas, posto que brancas, bem povoadas: logo apos elle vinha o rei
Belchior, e a este seguia-se Gaspar: traziam todos suas bocetas, em que eram guardados os preciosos
dons, que ao recem-nascido vinham de longes terras offertar. Subindo ao cadafalso, disseram como
uma estrella os guiara ate Jerusalem, e como desta cidade, depois de mui trabalhado e duvidoso
caminho, tinham acertado em vir a Bethlem, e com grande folganca encontravam ahi o presepe, para
fazer seu offertorio, o que em verdade era cousa mui piedosa d'ouvir. O rei Balthasar, como mais
velho e sisudo, foi o primeiro que ajoelhou juncto do presepe, e com voz mui entoada, e depondo ante
o menino seus presentes, disse:
Sancto filho de David, Divinal Salvador da triste raca Humanal, Que descestes la do assento Celestial;
Vos da gloria imperador Eternal, Acceitae este offertorio não real, Pobre si. E quanto posso: não hei
al. O que fora compridoiro De auto tal Bem o sei. Andei mas vias, Por meu mal; Que dez dias prantei
tendas De arrayal Nas soidoes fundas d'Arabia, Mui fatal. Meus camellos ha tisnado Sol mortal; E