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ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Para alunos com deficiência mental
• ambientes de aula que favoreçam a aprendizagem, tais como: atelier,
cantinhos, oficinas etc.;
• desenvolvimento de habilidades adaptativas: sociais, de comunicação,
cuidado pessoal e autonomia.
Para alunos com deficiência física
• sistemas aumentativos ou alternativos de comunicação adaptado às
possibilidades do aluno impedido de falar: sistemas de símbolos (baseados
em elementos representativos, em desenhos lineares, sistemas que
combinam símbolos pictográficos, ideográficos e arbitrários, sistemas
baseados na ortografia tradicional, linguagem codificada), auxílios físicos
ou técnicos (tabuleiros de comunicação ou sinalizadores mecânicos,
tecnologia microeletrônica), comunicação total e outros;
• adaptação dos elementos materiais: edifício escolar (rampa deslizante,
elevador, banheiro, pátio de recreio, barras de apoio, alargamento de portas
etc.); mobiliário (cadeiras, mesas e carteiras); materiais de apoio (andador,
coletes, abdutor de pernas, faixas restringidoras etc.); materiais de apoio
pedagógico (tesoura, ponteiras, computadores que funcionam por contato,
por pressão ou outros tipos de adaptação etc.);
• deslocamento de alunos que usam cadeira de rodas ou outros equipamentos,
facilitado pela remoção de barreiras arquitetônicas;
• utilização de pranchas ou presilhas para não deslizar o papel, suporte para
lápis, presilha de braço, cobertura de teclado etc.;
• textos escritos complementados com elementos de outras linguagens e
sistemas de comunicação.
Para alunos com superdotação
• evitar sentimentos de superioridade, rejeição dos demais colegas, sentimentos
de isolamento etc.;
• pesquisa, de persistência na tarefa e o engajamento em atividades
cooperativas;
• materiais, equipamentos e mobiliários que facilitem os trabalhos educativos;
• ambientes favoráveis de aprendizagem como: ateliê, laboratórios, bibliotecas
etc.;
• materiais escritos de modo que estimule a criatividade: lâminas, pôsteres,
murais; inclusão de figuras, gráficos, imagens etc., e de elementos que
despertam novas possibilidades.
Para alunos com deficiências múltiplas
As adaptações de acesso para esses alunos devem considerar as deficiências
que se apresentam distintamente e a associação de deficiências agrupadas:
surdez-cegueira, deficiência visual-mental, deficiência física-auditiva etc.