MEKLER. Sara K. de. Algunas ideas acerca de la creatividad en los músicos. In: CONGRESSO INTERAMERI-
CANO DE PSICOLOGIA. 6. Rio de Janeiro. 1959. Anais. . . Rio de Janeiro. 1960. p. 769-73.
MENDES. Durmeval Trigueiro. Filosofia da educação fundamental e média. Revista de Cultura Vozes. 68(21:5-
12, mar. 1974.
--------- . Realidade, experiência, criação. R. bras. Est. pedag. Rio de Janeiro. 59(130):227-40. abr./jun 1973.
MENDES. Lucas & CASTILHO Carlos. 0 mundo que eu não fiz. Fotos de Orlando Abrunhosa. Fatos e Fotos.
Rio de Janeiro. 6(2951:44-8. 24 set. 1966.
MENTELOWITZ. Daniel M. Children are artists. Stanford. California. Stanford University. 956. 1
MERLEAU-PONTY, Maurice. 0 visível e o invisível. São Paulo, Perspectiva. 1971. 274 p.
MERSMANN. Hans. Musikhõren. Frankfurt. A. M. Hans F. Merick Verlag. 1955. 324 p.
MESARANI. Samir Curi. Redação escolar: criatividade. São Paulo. Discubra. 1973.
MEYER and Brightbill. community Recreation: a guide to its organization. Englewood Cliffs. Prentice-Hall, 1956.
MICELI, Sergio. A noite da madrinha. São Paulo. Perspectiva. 1972. 293 p.
MIEL, Alice. Criatividade no ensino. São Paulo. IBRASA. 1973.
MIGNONE, Liddy C. Guia para o professor de recreação e iniciação musical. São Paulo, Ricordi, 1961.
MIRANDA, Alcides Rocha. Origem e desenvolvimento do ensino da arte no Brasil e a interferência do ensino
católico. Veritas. Rio de Janeiro. 6(1)32-37. mar. 1961.
MOHOLY-NAGY. Lászio. La nueva visión: y reseña de un artista. Buenos Aires, Ed. Infinito. 196 . 192 p. 3
MORAIS. Frederico de. Artes plásticas: a crise da hora atual. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.
MOREIRA. J. Roberto. Teoria e prática da escola elementar. Rio de Janeiro. MEC. INEP. 1960. p. 371-418.
MORIN, Edgar. 0 enigma do Homém. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
MOSQUERA. Juan. Psicologia da arte. 2. ed. rev: Porto Alegre. Sulina Editora. 1976. 135.
MOUSTAKAS, Clark E. Children ín play therapy. London, Mc Graw Hill, Book company, 1953.
MUNRO. Thomas. Art education — Its philosophy and psychology. New York, Libe al Arts, 1956. r
----------. Les arts ét leurs relations mutuelles. Paris, Universitaire de France, 1954.
--------- . Toward science a esthetics. New York. Liberal Arts. 1956.
MURPHY, Lois Barclay. Personality in Young children, s. I. Basic Books. 1957.
MUSEU de Arte Moderna do Rio de Janeiro. New York. 1958. 16 p.
NAUMBURG, Margareth. Dinamically oriented on therapy. New York, Grune & Stratton, 1966.
--------- . Studies of the "free" art expression of behavior pro lem children and adolescents as a means of b
diagnosis and therapy, s.l. Coolidge Foundation, 1947.
NAVILLE, P. Zarro R. Le dessin chez l'enfant. Paris. Universitaire de France. 1951.
NEDER, Mathilde. como estudar desenhos de criança. Boletim de psicologia. São Paulo. (21. 24):139, 144.
1954l1955.
NEIL. A. Summerhill. Liberdade sem medo. São Paulo, Ibrasa. 1968. 357 p.
NICOLAS, André. Introdução ao pensamento de Jean Piaget. Rio de Janeiro. Zahar. 1978.
NOBRE. Flora. 0 desenho e a criança. Revista do Ensino. Porto Alegre. 3(17):47. set. 1953.
NOVAES. Maria Helena. Da importância das atividades artisticas na reeducação dos disléxicos. Rio de Janeiro.
E.A.B.. 1973.
--------- . A livre atividade artística e o desenvolvimento do adolescente. Arq. bras. Psic. apl.. Rio de Janeiro. 1.
jan.lmar. 1965.
--------- . Psicologia da criatividade. 2. ed. Petrópolis. Voze 972. s. 1
--------- . Psicologia Escolar. Rio de Janeiro, Vozes. 1970.
--------- .Adaptação escolar; diagnóstico e orientação. Petrópolis. Vozes. 1975. 103 p. il.
--------- . Assembléia da International Society for Education through An.. 4. s. 1.. s.d. 4 p. mimeo.
. Organização Perceptomotora na aprendizagem escolar. Rio de Janeiro, PUC, 1968. Tese (douto
rado).
NUNES. Benedito. Educação artística e filosofia de arte. Rio de Janeiro. Escolinha de Arte do Brasil, 1976. 20
p. il.
OB RY. Olga. 0 teatro na escola. São Paulo. Melhoramentos, s.d.
OLIVEIRA, Daniel. Cada dia a criança me surpreende. Para Todos. Rio de Janeiro. 7(14):1956. Entrevista com
Ivan Serpa.
OLIVEIRA. João Camilo. Lazer & Cultura. Petrópolis. Vozes. s.d.
OSBORNE. Harold. Estética e teoria de arte. São Paulo, Cultrix 1970. 278 p. .
OSTERRIETH. Paul. Introdução à psicologia da criança, s. n. t.
OSTROWER. Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro. Imago. 1977.
OTTO. Henry J. Social education in elementary schools, s. 1.. Reinehart. 1956.
PACHECO. Luiza Prates Lupi. Considerações sobre o desenho infantil. Revista do Ensino. Porto Alegre.
4(26):54-7. 1954.
PAGE. Hilary. El juego en Ia primera infancia. Madri. Espalsa Calpe. 1954.
PANOFSKY. Erwin. Meaning in visual ans. New York, Doubliday. 1955.
PAPPAS, George, ed. Concepts in an and education. London. Mac Millan. 1970.
PAYNTER, John & ASTON, Peter. Sound and silence. London, Cambridge University, 1970. 365 p.
PELTIER. Luzia. Forma e côr ajudam a educar. Jóia (146):46-55. out. 1965.
PENNA. A. G. Percepção e aprendizagem. Rio de Janeiro. Fundo de Cultura. 1966.
--------- Percepção e realidade: introdução ao estudo da realidade perceptiva Rio de Janeiro Fundo de
Cultura, 1968. PEREIRA, Carlos José da Costa. Artesanato e arte popular, s. 1. Liv.
Progresso, s. d.